segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Previsão de mais de 100 mil, número de trabalhadores do sector da construção civil no desemprego



Segundo os números fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre deste ano, a estimativa do número de desempregados à procura de novo emprego cujo sector da última actividade era a construção ascendia a 92,9 mil.

Este valor representa uma subida em relação aos primeiros três meses deste ano, quando o número de desempregados do sector da construção totalizava 91,3 mil, (não esquecer que estes números estão subvalorizados, porquanto existe muito trabalho clandestino, onde muitos trabalhadores imigrantes são a principal mão-de-obra mais que barata).

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego em Portugal situou-se nos 12,1 por cento, o que significa que 675 mil portugueses estavam sem emprego, 13,7 por cento do quais oriundos do sector da construção, (outro número que não mostra toda a realidade…os números reais apontam para mais de 800 mil).

Os patrões deste sector, enormemente dependente das obras públicas, vêm afirmando que estão em risco mais de 140 mil postos de trabalho.

Como consequência directa desta crise no sector da construção, o número de empresas a fechar portas também tem aumentado. Nos últimos doze meses, deixaram de operar no sector da construção 1.446 empresas ou empresários individuais, segundo dados da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) divulgados este mês.

Sem comentários: