quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Braga: Grupo Mello impede entrada de fiscal do Ministério da Saúde




Uma notícia em que o gestor público do contrato da maior parceria público-privada na saúde e a entidade particular que a gere, neste caso o Grupo Mello, entraram em litígio, merece uma breve reflexão sobre este elucidativo caso, (é bom relembrar que na altura da constituição deste parceria instituída com abertura do novo hospital, foram denunciados os despedimentos de profissionais do velho hospital público, os contratos desses mesmos profissionais em condições de grande precariedade, entre outras situações graves).

O Grupo Mello, recordamos, existe desde muito antes do 25 de Abril de 1974, e tem um histórico de exploração desenfreada dos trabalhadores e do aproveitamento do erário público, já deu mostras do que pode realizar na gestão desastrosa do Hospital Amadora-Sintra. E prepara-se para fazer o mesmo no Hospital de Braga.

O modelo é sempre o mesmo. Lucros são para ser divididos pelos accionistas do Grupo Mello, já os prejuízos, que não são de pouca monta, são para ser pagos pelo Estado, leia-se pelos nossos impostos. E assim se dá cabo do SNS. Estes episódios demonstram bem qual é o objectivo da burguesia e do seu governo. Depreciar o SNS a ponto de "justificar" a sua privatização, para, através da imposição de acesso à medicina privada e dos seguros de saúde (lembre-se que o Grupo Mello é "expert" em companhias de seguro de saúde), agravar as condições de acesso à saúde para o povo e liquidar de vez com o princípio da gratuitidade desses serviços.

Sem comentários: