segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Despedir... reduzir... aposentar... trabalhadores da Função Pública, uma declaração de guerra



O Governou divulgou anteontem que tenciona reduzir em 50 mil o número de funcionários públicos até 2015,

Despedir, aposentar, são vários os processos que este governo irá ter em conta para reduzir o número de trabalhadores. O processo de redução pode ser feito de duas formas distintas mas complementares: empurrando os trabalhadores dos organismos extintos para a mobilidade especial, havendo assim um agravamento dos cortes salariais que poderá conduzir a pedidos de aposentação antecipada com elevados cortes na pensão ou pressionando os trabalhadores mais velhos, que ainda não têm a idade para gozarem de uma pensão completa a pedir a aposentação antecipada.

Ao governo da Tróica interessa que a redução do número de trabalhadores se faça pela via das reformas antecipadas com cortes nas pensões, antes de chegar ao despedimento, encostando assim com esta chantagem permanente, os trabalhadores para que aceitem o corte que não ultrapasse os 30% do valor do último salário, (funcionários com 55 anos de idade).

Assim o Estado pode substituir esses trabalhadores por outros, precários, que ficam a metade do preço!

A luta é determinante para impedir esta sangria no trabalho, que irá provocar também a diminuição dos serviços indispensáveis para as populações, já de si muitas vezes inadequados às necessidades do povo. Não pode haver hesitações contra esta autêntica declaração de guerra.

Sem comentários: