quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grécia: Governo corta salário a mais de 30 mil funcionários públicos




Governo grego lacaio dos ditames da Tróica, para cumprir as directrizes criminosas impostas pelo grande capital, vai cortar os salários da função pública e as pensões para acelerar a redução do défice e garantir a próxima tranche de ajuda, 8 mil milhões de euros …é vilanagem!

O governo grego cada vez mais acossado, por um lado pelos seus credores e por outro lado pela luta dos trabalhadores – todos os dias em protesto nas ruas - pretende transferir 30 mil funcionários públicos para um sistema de reserva, no qual os salários serão reduzidos em 40%. Além disso, estes trabalhadores terão 12 meses para encontrar um novo emprego, caso contrário serão despedidos…vampiros!

Em relação às pensões, os reformados que receberem mais de 1.200 euros vão sofrer um corte de 20%, ao passo que, para os antigos funcionários públicos que se reformaram antes dos 55 anos e que recebam mais de 1.000 euros, o corte será de 40%...é um fartar vilanagem!


Com o desplante que se caracteriza os governantes serventuários, o ministro das finanças frisou ainda que "sem o controlo da tróica a Grécia teria descarrilado" e indicou, ao mesmo tempo, que a Grécia está a ser chantageada pelos mercados e pela Europa…mentirosos e parasitas. É exactamente por causa da Tróica e das medidas impostas pelo governo grego, que o povo grego está nesta situação, cada vez mais intensificando exponencialmente o desemprego, a pobreza e a miséria. Quanto à chantagem dos ditos “mercados”, quem sofre são os trabalhadores diariamente, e não os seus causadores e servis governantes.

A luta do povo grego é constante, todos os dias na rua, as medidas são contestadas, sejam em greves sectoriais, gerais ou em forma de desobediência civil, gritando bem NÃO PAGAMOS e vai continuar. Esta situação é um exemplo e um aviso para os trabalhadores portugueses, se não amplificar as suas próprias lutas, transformando o seu combate actualmente defensivo (por responsabilidade dos sindicatos…) em acções ofensivas e com objectivos claros, o governo serventuário por estas bandas aplicará mais medidas draconianas. Por isso esta luta é dura, mas pode ser vencida se não vergarmos!


Sem comentários: