terça-feira, 6 de setembro de 2011

Itália: Greve Geral




A
principal confederação sindical italiana, CGIL, convocou para hoje uma greve geral contra o plano de ajustamento orçamental do governo de Sílvio Berlusconi, no dia em que o documento começa a ser discutido no Senado.
A greve geral foi convocada a 23 de Agosto pela Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), em protesto contra um conjunto de medidas que, segundo os líderes sindicais, eliminam diversos direitos dos trabalhadores e condenam o país «à recessão económica e à decadência civil».

A central sindical contesta o último plano de ajustamento de 45,5 mil milhões de euros aprovado pelo executivo a 12 de Agosto, e o programa severo de austeridade adoptado previamente a 15 de Julho.

A central sindical considera que, com estes dois planos, Berlusconi «aplicou mais impostos aos trabalhadores e aos reformados, promoveu cortes nos serviços públicos e na saúde, sem garantir o equilíbrio das contas públicas nem o favorecimento do crescimento e do emprego». Foi aprovado uma emenda no plano de austeridade, que facilitará ainda mais os despedimentos.

A estrutura sindical está a promover paragens de oito horas por turno em todos os sectores, e organizar manifestações em mais de 100 cidades italianas, incluído Roma, Milão, Nápoles e Turim. As últimas informações a aderência à greve geral tem sido grande, afectando nomeadamente os transportes, hospitais, escolas, correios e telecomunicações.

Sem comentários: