quinta-feira, 10 de março de 2011

Crónicas de Vasco Barreto

Assorear a praia de Albufeira é um erro turístico



O prometido assoreamento da nossa praia faz parte da colecção de asneiras levadas a cabo pelo Programa Polis. Este Programa juntamente com a CMA, são responsáveis pela quebra turística do concelho. Destruíram o património municipal e construíram um urbanismo moderno-saloio que tem afastado os turistas da nossa cidade.

O assoreamento da praia tem duas componentes, sendo uma técnica e outra turística. Na primeira, as areias não se vão segurar porque a baía tem fortes correntes. O areal ao ser aumentado fica mais exposto à força da corrente porque deixa de estar protegido pelas pontas da baía. Para segurar as areias no canto do Peneco, é preciso acrescentar o molhe de fora do porto de pesca; para segurar as areias na praia do Pau da Bandeira é preciso aumentar o pontão para o dobro e fechado.

O assorear da praia de Albufeira vai fazer desaparecer a praia da Oura. Na segunda, vai desfigurar o postal turístico da cidade e a metade da praia que não é lavada pelo mar deixa de ser areia e passa a ser terra.

Ao fazer recuar o mar, vão acabar com o iodo na praia, a qual é única no Algarve. O Turismo de qualidade prefere as praias artesanais às "dunas do deserto".

Já conseguiram desfigurar a parte urbana, faltava agora desfigurar a parte marítima. Depois ficam descansados.

Vasco Barreto

Albufeira

3 comentários:

Anónimo disse...

Ganda Vasco, assim é que é.

Ensinar, a esses montanheiros um de Boliqueime, outro da serra de Tavira, Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia, como se protege a areia da nossa praia, uma das praias mais bonitas e mais conhecidas do Mundo.

Viva Albufeira sem essa gente.

Entendido na Matéria

Filho de Albufeira

Anónimo disse...

O Vasco ate não acerta sempre mas nenhum tem direito de duvidar de ser um bom filho de Albufeira. e se é verdade que não o deixam lá escrever nos jornais da sua terra é por que muito vai mal por cá. Foi assim pela muita merda que o Xufre foi de cana e este vai pelo mesmo caminho, nunca se fartam mas nós fartamos deles.

Paulo Gonçalves disse...

Costumo passar ferias na praia da oura e esta semana fiquei espantado com a nova paisagem das praias do lado esquerdo da oura (virado para o mar). Reparei que onde antes era areia agora é so rocha! Perdeu-se pelo menos 2 metros de altura de areia!
Entao decidi investigar na net e encontrei este blog, entao ja se esta a notar os efeitos que falaram?