quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais um corte no subsídio de desemprego



O governo prepara-se para diminuir ainda mais o tempo em que um trabalhador desempregado possa receber o subsídio de desemprego. Tudo com o pretexto demagógico que com as actuais regras (um desempregado com menos de 30 anos tem direito a 360 dias de subsídio, aos que acrescem 30 dias por cada cinco anos de remuneração. Já os maiores de 45 anos têm direito a até 900 dias de subsídio, a que acrescem 60 dias por cada cinco anos de remuneração) “incentivam” os trabalhadores mais velhos a usarem o desemprego como preparação para aposentação…e com isso prepara-se para mexer nas majorações relacionadas com a carreira contributiva.

O que o governo não diz é que mais metade dos desempregados não recebem nenhum subsídio, que a grande responsabilidade de existir tantos trabalhadores desempregados entre os 45 e os 55 anos é sua e das suas políticas anti-trabalho e não existência de economia produtiva que sirva os interesses de desenvolvimento do nosso país. País, esse, que têm uma das maiores percentagens de desempregados da UE.
Mais uma medida que a chamada Concertação Social se prepara para aprovar em conjunto com outras medidas cada mais gravosas.

Os trabalhadores podem vencer a crise, para isso é fundamental lutarem com denodo pelo derrube deste governo reaccionário.

Sem comentários: