domingo, 27 de março de 2011

IEFP: coloca poucos trabalhadores desempregados com salários baixos


O IEFP (Instituto de Emprego e Formação e Profissional), só colocou no mercado de trabalho, 62.430 trabalhadores desempregados, enquanto, dos mais de 600 mil desempregados que em 2010 passaram pelos centros de emprego, 160.846 conseguiram encontrar trabalho pelos seus próprios meios.

Estes números divulgados por um jornal, mostram ainda um interessante dado, em 2010, 541 euros foi o valor médio para o salário dos trabalhadores desempregados colocados por esta organização do Estado.

Como se vê este valor está pouco acima do salário mínimo nacional (SMN) mas bem abaixo dos 777 euros de salário médio nacional (corresponde ao salário mínimo em Espanha (748 euros) e inferiores ao salário mínimo na Grécia (863 euros) e Irlanda (1.462 euros)...

Ainda segundo o dito diário, os dados solicitados ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelam que “um desempregado que conseguiu trabalho a tempo completo através do centro de emprego ganhava mais 66 euros do que o salário mínimo nacional, mas em comparação com o salário médio a perda ultrapassava os 235 euros.”

Mais claro do que isso não é possível, é a demonstração da política anti-trabalhador praticada por este governo demissionário, consistindo em trabalho baratinho, a termo, com horários desmesurados, completamente precário!

Com o derrube deste governo, o capital prepara-se para mudar de roupagens, tentando colocar o PSD, mostrando que o PS está queimado aos olhos da opinião pública e das massas trabalhadoras. Portanto não é com esta camarilha, seja qual ela for, que o desemprego deixa de ser um flagelo, é necessário mudar de políticas radicalmente, para que o combate ao desemprego se torne uma prioridade.

Os trabalhadores podem vencer a crise!

Sem comentários: