segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Protestos espalham-se pelo país contra os aumentos brutais nos transportes



N
o dia em que se começa a sentir os efeitos vergonhosos dos aumentos dos transportes públicos, a Carris, por exemplo, suprime e reduz o serviço das carreiras que percorrem as ruas de Lisboa…é um fartar!

A Carris suprime durante o mês de Agosto, três carreiras e reduz o serviço de outras 13. As reduções em causa que entraram em vigor no passado dia 30 de Julho e irão até 4 de Setembro. Durante esse período as carreiras de autocarro 740 e 797 não vão funcionar, acontecendo o mesmo com a carreira de eléctrico 18. Já as carreiras 21, 22, 44, 713, 716, 738, 756, 764 e 777 vão ser suprimidas aos sábados, domingos e feriados. As carreiras 79, 709 e 732 só vão circular aos dias úteis e sábados de manhã e a carreira 12 deixará de realizar-se aos domingos e feriados.

O mais interessante foi a reacção do vereador da Mobilidade da autarquia de Lisboa, que se manifestou "viva oposição", acusando a empresa de "contribuir para a perda de atractividade do sistema de transportes colectivos da cidade". E dizemos interessante porquanto esta vereação e as anteriores sempre rejeitaram a gestão dos transportes públicos, uma exigência feita por um único partido de esquerda sem assento parlamentar, que nas actuais circunstâncias se mostra que seria uma medida completamente acertada, se existisse vontade política por parte das vereações que pulularam e encontram-se câmara municipal.

A rejeição destas medidas duplamente reaccionárias, só pode ser a resposta dos utentes e dos sindicatos que integram este sector. A Luta Continua!

………………………………………………………………………………………………………

Entretanto hoje no Porto e em Lisboa, (momentaneamente no Cais do Sodré chegou-se a interromper a circulação dos autocarros…) realizaram-se concentrações promovidas pelas Comissões de Utentes e sindicatos do sector, contra o aumento desmesurado dos transportes públicos. Ao mesmo tempo foi prometido um buzinão pelos representantes dos utentes na Ponte 25 de Abril, contra a cobrança de portagens durante o mês de Agosto.

Sem comentários: