segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Londres: confrontos em Tottenham



Primeiro os factos:
Os confrontos da última noite em Tottenham, na zona norte da cidade de Londres, começaram após uma manifestação de protesto pela morte de um residente local, Mark Duggan, na quinta-feira, durante uma operação policial.

Duggan, de 29 anos, pai de quatro filhos, morreu no táxi onde seguia na sequência de uma troca de tiros, quando um polícia tentou fazer uma detenção relacionada com crime violento, mas não são conhecidos os pormenores do incidente que já está a ser investigado pelas autoridades britânicas.

A onda de violência que assolou o norte de Londres saldou-se em 48 detenções e ferimentos em 26 polícias e 11 civis, segundo a comunicação social.

Na última noite e madrugada cerca de 300 pessoas, incendiaram várias viaturas, edifícios, pilharam lojas e lançaram engenhos com gasolina contras as forças policiais.

Segundo as causas próximas: Tottenham, o bairro no norte de Londres onde se registaram confrontos com a polícia na noite de sábado, é uma zona pobre, com elevadas taxas de desemprego e criminalidade e onde convivem comunidades étnicas diferentes.

Tottenham é a zona com mais desemprego na capital do Reino Unido.

Números divulgados em Julho mostravam que havia no mês anterior mais seis mil desempregados na zona, e apenas 121 ofertas de trabalho.

Terceiro a origem: O capitalismo a funcionar em toda a sua plenitude…as consequências de um sistema de desigualdade, de exploração e opressão.


Sem comentários: