sábado, 27 de agosto de 2011

Chile: rapaz de 14 anos é a primeira vítima mortal dos protestos...




A
imprensa local identificou-o como sendo Manuel Gutierrez, o rapaz atingido por uma bala no peito, e adiantou que o jovem se encontrava perto de uma barricada das forças de repressão policiais. Nessa altura houve confrontos entre os manifestantes e a polícia.

Na última quinta-feira foi o segundo dia consecutivo de greves contra as medidas do Governo de Piñera, marcado por confrontos violentos. Várias ruas foram bloqueadas, foram atiradas pedras e incendiadas pilhas de lixo em vários locais de Santiago e noutras cidades, para impedir a passagem da polícia. A polícia usou canhões de água e gás lacrimogéneo para neutralizar os protestos. Mais de 1300 pessoas estão presas sem culpa formada.

Cerca de 600 mil pessoas reuniram-se na quinta-feira por todo o Chile para protestar, centenas de milhares de pessoas, sobretudo estudantes que exigem um ensino gratuito, ocuparam as ruas nos últimos meses para apelar a uma melhor distribuição da riqueza proveniente do boom do preço do cobre, uma das principais fontes de receitas do Chile, que é o maior exportador mundial deste metal.

A luta continua!

Sem comentários: