terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ESTE EXECUTIVO CAMARÁRIO DO PSD QUANDO É QUE PAGA A DÍVIDA PARA COM A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA?

A CÂMARA DEVE 350.000 EUROS, DESDE HÁ VÁRIOS ANOS!

A propósito da vaga de frio e do reforço das medidas para lhe fazerem frente, que deveriam partir da Câmara e ficaram na gaveta, veio de novo ao de cima a forma como e quem presta cuidados sociais no Concelho.

Todos os apoios que a Câmara dá ou devia dar, em géneros ou em dinheiro, são uma obrigação e uma exigência da população, têm de estar inscritos no orçamento e serem cumpridos.

As duas instituições mais representativas, a AHSA e a Santa Casa, têm tido tratamentos diferentes!

A primeira, dirigida por um amigo pessoal do Presidente, tem tudo o que pede, inclusivé recebeu terrenos para a sua sede e serviços sociais, ao contrário da Santa Casa, o maior e mais velho pilar da sustentação da acção social deste Concelho, dotada de técnicos de grande valor e entrega, tem muitas carências bem como edificios degradados, mas não deixa de mostrar a mesma entrega no cumprimento da sua missão só porque a Câmara não cumpriu os apoios protocolares e ascendem a mais de 70 mil contos na moeda antiga.

Há dias, assistimos ao episódio caricato, de serem dois Hotéis, de um Concelho vizinho a organizarem uma iniciativa de angariação de fundos para comprarem sapatos para um infantário de Albufeira.

A Câmara mexeu-se? NÃO! O infantário pertence à rede da Santa Casa.

Este Executivo camarário, mais por responsabilidade do seu Presidente, que se diz humanista, está prejudicando centenas e centenas de carenciados, crianças e velhos, que necessitam de ajuda permanente e não podem andar ao sabor dos interesses mesquinhos dos jogos partidários.

PAGUEM A DÍVIDA, QUE É VOSSA OBRIGAÇÃO!

(O ano passado, em visita às instalações da Santa Casa, o deputado Mendes Bota, líder regional do PSD, reconheceu o papel histórico desta Instituição)



FORUM ALBUFEIRA

11 comentários:

Anónimo disse...

Mosse Debe é só pouca vergonha neste concelho então a camara tem dinheiro para uns e não tem para outros ? Vãose catar debe. Xô co m voces.

Anónimo disse...

A denúncia que fazem mostra o estado de degradação das ideias desta Câmara, quanto aos problemas de quem vive no concelho.
Como albufeirense tenho vergonha que as guerras dos partidos acabem por prejudicar o trabalho dos que fazem acontecer muitas coisas boas e se não fossem eles havia muito mais miséria.
Viva a Sta. Casa de Misericórdia e a AHSA. Abaixo a política da Câmara e do seu Presidente.

Anónimo disse...

a santa casa de misericorda merece mais respeitinho e os mandões da camara que deem o dinheirinho que faz falta para fazer o bem que eles não fazem. A vereadora Marlene está dormindo ou o chefe não deixa fazer nada ? vamos lá adespachar que nas eleições fazem perguntas chatas

Anónimo disse...

É pena que realmente existam pessoas com carências, e não haja capacidade de resposta por parte de quem efectivamente tem o dever lhes prestar assistência.... O Estado, que deveria providenciar os devidos cuidados, designadamante de assistencia na saúde e na habitação.... Não será de todo possível, enfim.... Não devemos no entanto ser tão facciosos e entrar apenas na Política do BOTA-ABAIXO, sem medirmos aquilo que dizemos, num mero exercicio de maldizer. O Presidente Desidério tem sido, de entre todos os outros que Albufeira já teve, aquele que mais tem feito por todo o Associativismo, designadamente no apoio ás Associações que se dedicam á Solidariedade, e isso está á vista, nem precisa de ser alguém ligado a nenhuma das citadas (como é o meu caso), para saber disso, basta ler e estar atento. Quanto á Santa Casa,( nomeadamente a de Albufeira, com muito respeito pela Sra Provedora e toda a equipa que com ela trabalha) e apesar de todo o apoio económico que a Câmara terá obrigação de lhe prestar penso eu, nunca poderemos esquecer que todas as Misericórdias deste País, tem imensos recursos... (Jogos de Azar... Lotarias e outros... ) de que são beneficiárias e que as instituiçoes de Solidariedade, que apenas sobrevivem da Carolice e espírito de entrega de quem as ama e nelas trabalha com afinco, não dispõe. Claro sem esquecer que o número de pessoas que recorre as Associações Solidariedade são em crescendo.. Tal como a crise.
Um Bem Haja á Santa Casa, à AHSA e a todos os que nessas instituiçoes trabalham, bem como a todas as outras que se encontram no terreno e tentam minimizar as dificulades dos que as procuram.

Anónimo disse...

Então agora o Sr Raul, (O ajudante do Padre), que actualmente trabalha na Santa Casa, já não se contenta em ajudar a co-celebrar a Missa, ( pois leva mais tempo ele a dar as noticias e ensinar regras de "Bem circular na Igreja", ) do que o Sr. Padre a celebrar, .. e anda a desenterrar as célebres noticias e outras que tais lá da Santa Casa e a mandá-las para aqui...????? Depois ainda vem fazer comentários do mais estúpido relativamante aos asuntos dos quais dá as dicas... Mesmo parvo, dão-lhe demasiada confiança e depois pensa que tem alguma importância... Coitado

Anónimo disse...

Toda a gente da cidade sabe que aqui mhá guerras de partidos. O Desidérionão controla a Santa Casa e como não tira votos dali tambem não dá dinheiro. O gelatina treme treme tem este mau feitio e tem medo da propria sombra e podem crer que ele não se importa com a população mas se dão votos ele dá bolos rei. Para as crianças não deu brinquedos porque não votam mas nas festas do antigo Lidl dá bolos rei aos velhotes.

Anónimo disse...

O presidente só tem olhos para a ahsa e para a aldeia da nuclegarve. O plano é criar uma nova santa Casa Misericordia para tirar o poder a esta e se não tiverem dinheiro tanto melhor. Este é o plano.

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que a principal acção no campo do social é o clube avô ? Ali é que estão os votos e o resto vai andando devagar como as casas para os mais pobres, os sapatos para os miudos das Gaivotas e melhores casas para os dos Pirilampos.
Este ano diz o presidente que vai fazer tudo e porque será ?e ainda há quem acredite ?

Anónimo disse...

É saturante tudo isto. Muito saturante e também desconcertante!
Dívidas à Santa Casa??? Antigas ou modernas... é muito difícil perceber porque continuam por pagar! Mesmo muito difícil, porque ali vão parar aqueles que não têm nada nesta vida, nem quem lhes dê a mão ou o que quer que seja. Temos que tomar alguma atenção. Já há mendigos ex-engenheiros, ex-professores e ex-edvogados em Lisboa e não sabemos o que a vida nos reserva, e se algum dia acabaremos na miséria, na velhice e aos cuidados de uma misericórdia.


Uma jovem da nossa terra contava há cerca de dois anos que as situações degradantes que lá viu eram inacreditáveis. A mim evergonha-me contá-las todas aqui de tão incríveis que são. Na altura enviou um mail à TVI a um programa de casos de injustiça social, mas para cúmulo nem resposta obteve.

Parece que aquilo ía mexer com interesses em que não era boa ideia mexer...

O que é mais grave é que talvez isso se deva às carências monetárias de que sofre a instituição, o que é deveras lamentável.. Não se compreeende (com votos ou sem votos, com amigos lá ou sem eles) que não haja um acompanhamento da autarquia em relação aos cuidados que lá se prestam a cidadãos perdidos da nossa cidade; que não se verifique que tipo de pessoas lá prestam serviços e com que meios.

São seres humanos, a sua vida e a dignidade inerente a essa vida que estão em causa e isso é mais importante que tudo... que votos, que amizades ou inimizades, etc.

OU NÃO?

Anónimo disse...

é realmente importante atender ás necessidades de uma instituição que para tanta gente é um pilar de apoio.
Mas quando se fala da Santa Casa de Albufeira acho que devemos ter em atenção alguns pontos.
Sempre foi uma instituição que recebeu, ao longo dos anos, muitos velhinhos necessitados.. que embora não tivessem família nem condições para viverem sozinhos eram detentores de algumas propriedades .. Os mais velhos devem lembrar-se da Julia nos caixotes ou da Mariquinhas .. certo? e tantos outros que após falecerem deixaram, com pouco ou muito valor, algumas propriedades a esta instituição.. Propriedades essas que hoje em dia deveriam providenciar um bom rendimento a tão nobre instituição .. pelos vistos não renderam ou não estariamos a comentar a situação de injustiça que vive a Santa Casa .. que tal alguns cortes orçamentais : será mesmo necessário a famila Serra colaborar em conjunto com a instituição .. já para não falar no tão famoso Raul .. espero que o valor do seu salário seja apenas boato e não realidade ..
Não tenho partido e acho incrível usarmos a miséria para fazer campanha ou denegrir imagens .. Qualquer instituição que tenha um propósito verdadeiro de ajuda ao próximo merece todo o apoio dos organismos públicos .. seja lederada pelo amigo do presidente ou por uma simpatizante do partido oposto ...

Anónimo disse...

Estou profundamente indignado; Como é possivel?A Santa Casa que até é uma instituição que paga ordenados tão baixos, pagar um ordenadão ao Sr Raul que nunca fez e nem faz nada pela população que lá reside,nem tão pouco um terço lá rezou... tenha vergonha sr.Raul...teve que levar as beatas de Albufeira para o apoiar porque senão não se safava. E a srªProvedora não vê a afronta que é para o pessoal que aí trabalha?