segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Número de empresas falidas subiu 60% no primeiro trimestre... 1100 pessoas singulares insolventes



Mais um sintoma desta crise sistémica do capitalismo, são estes dados apresentados, o número de insolvências aceites pelos tribunais subiu 60 por cento nos primeiros três meses deste ano face ao primeiro trimestre do ano passado, passando de 1.374 para 2.195 casos, segundo dados do Ministério da Justiça.

Mas um dado significativo tem a ver com as chamadas falências entre pessoas singulares, que segundo as Estatísticas Trimestrais sobre Processos de Falência, Insolvência e Recuperação de Empresas, o peso das ‘falências’ entre as pessoas singulares no total dos casos duplicou, passando a representar metade dos processos declarados judicialmente, quando em 2007 valia apenas 17 por cento do total. Só no primeiro trimestre do ano perto de 1100 portugueses foram considerados insolventes, os dados avançados pelo Ministério da Justiça mostram que a tendência é para as falências serem cada vez mais pedidas por famílias e pessoas singulares, ao contrário de empresas. Os números mostram que 1097 pessoas foram declaradas insolventes pelos tribunais no primeiro trimestre deste ano.

Globalmente, os dados do MJ mostram que o número de processos de falência e insolvência de empresas mais que triplicou nos primeiros três meses deste ano em comparação com o primeiro trimestre de 2007, com uma subida de 206 por cento.

Esta situação não via ficar por aqui, primeiro porque os efeitos desta crise gravíssima do sistema, tende agravar ainda mais as condições de vida das pessoas e das empresas, principalmente as pequenas e médias empresas. Em segundo lugar, em meados de Setembro, a ministra da Justiça anunciou que o Governo vai alterar o Código de Insolvências e Recuperação de Empresas, com a eliminação dos actos considerados inúteis…e outra das modificações prende-se com a redução do prazo para apresentação à insolvência por parte das empresas…notório que o aumento de insolvências fraudulentas aumentará e de que maneira…é fartar!

Outros dados estatísticos do Ministério da Justiça indicam que o número de processos que deu entrada nos tribunais subiu 206,9% nos últimos cinco anos, sendo reconhecido um “aumento acentuado”.

Sem comentários: