domingo, 11 de dezembro de 2011

Albufeira é uma paródia... até à penúria


Crónicas de Zé de Fora


Com muitos anos de história de falta de transparência, demais, aliás, o rei de Albufeira está a ficar nu. A monarquia autoritária de Albufeira, farta de banquetes e de os subsidiar, está cheia de fome nos cofres.

O último subsídio foi para as confrarias, que foram recebidas como heróis na ajuda ao combate da sazonalidade… porque sendo os que foram, foram menos do que o propagandeado, ficaram nos hotéis dos amigos do poder e devem ter comido às escondidas nos restaurantes dos amigos do poder, porque mais ninguém os viu.

Devem ter sido dias bem gozados, bem comidos e bem regados, com os confrades locais vestidos a rigor na vaidade de serem a fina-flor. Estavam lá em companhia uma boa parte dos comilões do concelho, os habituais nestes rituais de rabo no ar, porque depois tinha de ser anunciada… a crise dos cofres da autarquia.

Se havia uns tostões no porta-moedas do executivo, foram gastos em nome do concelho mas já não ficaram “restos” para a organização do evento do fim-do-ano que, em boa verdade, no nosso pensamento de ignorante, deviam constar do orçamento da Câmara.

Mas falando da falta de dinheiro, sabemos que a Banca não tem embarcado em conversas para financiar a bancarrota do Município e até dizem algumas más línguas que os ordenados da malta da Câmara estão a ser pagos com o dinheiro das dívidas acumuladas… e será que o Macário de Faro tinha razão?

Também não sei se repararam, este ano ninguém se vai alumiar com a Chama da Paz que vinha acesa lá da Áustria, país que tem recebido muitas visitas do nosso executivo mas a gente ainda não viu a cor de um turista austríaco… a não ser o cônsul que até é cá da terra. Mas que prometeram que aquilo da ligação a Linz ia dar frutos, ah isso eu ouvi com estes que a terra há-de comer.

A Espanha é que tem dado massa até cair de cú! Se o presidente diz ele é que sabe. Todos os anos lá vão eles às “parrilladas” e voltam com montes de fotografias com os nossos “hermanos” e uns papéis assinados de cooperação. Até já fomos vender moradias do EDEN que não paga aos empregados… será que os espanhóis não gostaram do sítio ou dos preços? Alguém nos explica?

Este ano, na praia melhor do mundo, recebemos conchas, calhaus com areia à mistura e ninguém se queixou… da pipa de massa que custou. Só se registaram cortes ligeiros, ao contrário dos que a Câmara está a aplicar na actividade do concelho. Mas ficámos a saber que estes últimos são culpa dos pobres…

Para acabar, depois da brilhante ideia do peditório para o fim-de-ano, temos receio que o presidente também peça um peditório para as finanças do município… para além dos aumentos que devem estar a planear…

Zé de Fora  

1 comentário:

Anónimo disse...

"Chama da Paz" da Áustria???

É a "Luz da Paz" e vem da Igreja da Natividade, em Belém.