sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Grécia: nova greve geral contra o novo Governo e as velhas políticas de roubo




A Frente Sindical de Todos os Trabalhadores (PAME) afirmou antes da greve geral: «No dia 1 de Dezembro ninguém vai trabalhar. As fábricas, escritórios, portos devem ficar desertos. As máquinas devem parar».

«Os trabalhadores», salienta a PAME, «nada têm a esperar do novo governo. Pelo contrário, devemos afirmar a palavra de ordem: “Abaixo o governo e os partidos da plutocracia. Eleições já».

O
s objectivos do governo reaccionário tecnocrata, é aplicar novas brutais medidas para reduzir ainda mais os salários e pensões, flexibilizar ainda mais as relações de trabalho, provocar milhares de despedimentos (inclui o corte de 300 mil funcionários do quadro de pessoal até 2015) e cobrar novos impostos ao povo, por isso a PAME apela a uma «luta mais decisiva, mais intensa e ainda mais massiva».

«Não temos outra escolha. Ou nos ajoelhamos e aceitamos trabalhar por 300 ou 500 euros para sempre (…) ou travamos novas batalhas para derrubar a brutal política antipopular».

A PAME considera que a greve de hoje «não é apenas mais uma greve», mas a «continuação e a intensificação do combate na guerra que a plutocracia nos declarou».

Milhares e milhares de manifestantes encheram as ruas na capital grega e em várias cidades. Tanto o principal sindicato grego do sector privado, GSEE, como a federação dos trabalhadores funcionários públicos, ADEDY anunciaram a sua adesão à greve geral, a sétima convocada desde o início do ano.

Sem comentários: