quinta-feira, 9 de julho de 2009

SEGURANÇA: SHOW OFF OU VONTADE DE MUDAR?


As autoridades deram sinal de vida e serviram-se do número de efectivos da região (se calhar somando mais alguns reformados), para fazerem o anúncio de charme e de aviso, que começou a operação "Verão seguro".

Esperemos que o arranque desta operação seja acompanhada da planificação da operação "Inverno Seguro".

Ao fim de uns largos milhares de assaltos e outras acções criminosas no conjunto do Algarve, que registados ou não nas folhas das estatísticas não deixaram de existir e os factos é que contam, o concelho de Albufeira sobressaiu e foi alvo de acções de vigilância em duas das suas praias.

Realizadas estas duas acções televisivas e de impressão que se faz, o que duvidamos é se elas se elas se vão manter, sabendo da insuficiência de meios e efectivos da região. O modelo instituído da passagem esporádica de um carro policial nas praias, não alterou o rumo dos acontecimentos. As acções sobre os indivíduos referenciados, como a desencadeada e levou á detenção do chefe de uma quadrilha é a mais eficaz e só peca por tardia.

Do ponto de vista da população, o que interessa são os resultados e a prevenção. Passar longos meses do ano debaixo de fogo cerrado dos meliantes, que cada vez são mais (num mau prenúncio), e esbarrar invariavelmente nas desculpas das autoridades arcando com os prejuízos e o medo, é que não é nada.

As autoridades são peritas em mascarar os factos e os números e ao contrário do palavreado de alguns, que procuram a confusão "do queres um policia por cidadão", o que afinal a população pretende é que as investigações e a consequente repressão se façam. Que os meios sejam usados para os fins... e aqui levantam-se muitas dúvidas sobre a relação entre eficácia e ligações perigosas... entre resultados e o que pensa o cidadão comum.

Do lado das polícias, estas não precisam de elogios deslocados, precisam é de que lhes dêem os meios necessários, reconheçam e paguem o risco do seu trabalho.

A encenação montada mediaticamente, serve mais para influenciar o cidadão comum do que os próprios marginais, que são menos distraídos e melhor organizados. Por outro lado, o "Verão Seguro" é mais curto que o verão real e o período balnear que acabou de ser alargado.

Estes factores são levados em linha de conta? E o inverno alargado, com milhares de habitações vazias e dispersas, são levadas em linha de conta? Nas grandes localidades estabelecem-se programas de colaboração entre cidadãos em férias e o patrulhamento policial e no grande parque residencial fantasma do sul o que se faz para proteger os bens e as pessoas?

É claro que faz falta um plano "Inverno Seguro"!



FORUM ALBUFEIRA

7 comentários:

Anónimo disse...

e já agora ponham tambem a culpa dos mosquitos nas zonas dos salgados e galé no presidente da camara e não na Sr. Valentina e cpª os donos do ambiente que estão a fugir com o rabo á seringa e quem por aqui vive ou vem á praia que traga um repelente que como diz um especialistasão no sapo local os bichinos servem para as aves comerem , e a saude publica que se f..a . só tenho pena que esse Sr. José M. Pereira não viva por aqui senão ele não falava assim

Anónimo disse...

Enfim... Preso por ter cão, e preso por não ter... De facto, perdeu uma boa oportunidade para estar calado (quieto)...

SALADINO disse...

O QUE DIZER DO QUE SE PASSA NA PRAIA DE ALBUFEIRA(praia entre os Leixões dos alhos e praia do Peneco)onde a água do mar é uma "merda"corre esgoto no pontão com a mare vazia,a areia da praia dos "pescadores" é só pó,pedras e lixo, o fedor "merda ,com barlavento começa-se a cheirar a partir da INATEL. Bom cartaz turistico que damos de ALBUFEIRA,não é?Independentemente de quêm está á frente da autarquia,é bom que os filhos de Albufeira(os que gostam realmente da terra,porque os há que são de cá e não gostam) comecem a sair da sua zona de conforto e vão vêr "in loco" o que se passa ,e penssem ,só um pouco sobre o que vêem,porque se assim não fôr de futuro , por mais jogos de futebol , entre equipas de topo, que façam , por mais musica que dêm aos turistas, de futuro estaremos com um grande problema para resolver,e seremos nós ,os da terra que iremos sofrer(além da vergonha)as consequências economicas e socias deste desleixo. Esta é para uns quantos "meninos rabinos" da JSD que pelos foruns, andam a defender com unhas e dentes o SR, Desidério,que por alguma coisa que tenha feito (e fez) por Albufeira ,se esgotou,por estar rodeado, de "betos" e de acessores de meia tijela, não vislumbra ,projectos de futuro para a nossa industria(turistica),de que só depedemos.Deixem-se de esterias e vejam Albufeira com olhos de vêr.
O SR, Desidério ,é uma pessoa "porreira" mas só isso não basta,é preciso mais, e ,de que maneira.Andamos a navegar á vista(populismo),o que nos tempos que correm é muito perigoso para o futuro de Albufeira.Havia muito mais para dizer , mas por agora basta, vamos aos poucos.

SALADINO

TonyCurtes disse...

Segurança ?
talvez seja melhor contratar seguranças para a nossa GNR, pois hoje deu para observar 2 GNR´s a serem agredidos junto ao Pingo Doce, infelizmente não se podem defender com os meios que têm a disposição e depois é o que se pode ver...
e já agora de quem é a culpa ?
Derinho vá la que as costas são largas

Mosse Debe disse...

Mosse Debe, bem dito e pro inverno como é que vai ser ? volta tudo à vaca fria ? Tá claro.

Luis Alexandre disse...

Caro Saladino

Os seus comentários são de todo acertados e prementes. Você fala com simplicidade daquilo que lhe vai na alma de albufeirense e consegue descortinar entre aquilo que é feito por que se tem de fazer alguma coisa para calar e contentar a populaça e o que deveria ser feito com capacidade estratégica de visão para manter uma cidade viva e na primeira linha do interesse turístico.
È aqui que a porca torce o rabo, porque não estamos nessa primeira linha. Temos quantidade de espaços físicos ocupados e camas, que estão em crise de ocupação, mas vimos a perder a qualidade dos clientes que o mesmo é dizer que temos o nosso tecido empresarial a empobrecer.
A sua comunicação ajudou a salientar esta ideia que deve ser tema central das próximas eleições.
Obrigado.

Anónimo disse...

os meninos da JSD e JS ou qualquer outra J,
na sua maior parte,são meninos que não têm a minima noção do significado de serviço publico.
nem sequer sabem que serviço publico quer dizer "servir o publico" pensam que é o nome que se dá a um BOM EMPREGO.
Entram nestes foruns ou noutro sitio qualquer para discutir, mas não conseguem fazer mais do que DEFENDER LUGARES quando deviam
DEFENDER IDEIAS.
Pode-se confirmar pelo que escrevem.
ZORRO