ASSOCIATIVISMO PENDURADO!
Um concelho tão pequeno em área e população, tem contudo uma estrutura e dinâmica associativa muito forte. As associações não andarão muito longe da centena e na sua orla de influência, entre dirigentes, associados, beneficiados e familiares, estaremos a falar de uma cobertura muito grande da população.
Esta capacidade associativa, que praticamente é transversal a todas as áreas de actividade, da cívica à política, da cultura ao desporto e acção social, é um sinal positivo de potencial dos munícipes do concelho e da sua entrega e generosidade.
Contudo a criatividade e a iniciativa da totalidade destas instituições, esbarram nas insuficiências financeiras, o que as obriga a virarem-se para onde está o dinheiro - o poder político e o poder económico - que têm aqui uma oportunidade de ouro de ganharem vantagens nos relacionamentos e seus objectivos.
O cruzamento de interesses e de comunicação, acaba por produzir na maior parte das vezes, convergências perigosas para troca e pagamento de favores e envolvência em jogos de influência e de poder, com reflexos na sustentação da verdade ou da inverdade política instalada.
As associações desempenham um papel importante na sociedade civil, na maior parte das vezes substituem-se às obrigações dos poderes instalados, pelo que o seu trabalho tem de ser apoiado sem quaisquer exigências ou intromissões dos poderes instituídos.
Os dirigentes associativos e a sua entrega e sacrifícios merecem mais respeito mas também devem procurar esse respeito. O seu trabalho em favor das populações de todas as idades e camadas sociais é absolutamente indispensável e não tem de mendigar nada do poder político ou económico, havendo da parte destes a responsabilidade de apoiarem sem condições.
No concelho de Albufeira, como na generalidade do País, os poderes que exercem a supremacia local, recorrem a subsídios com recados e conselhos de obediência, usando claramente a máxima de afirmarem que "foi esta mão que te deu vida".
O movimento associativo tem tudo a perder por não exercer a sua autoridade institucional e estatutária, impondo a sua independência de princípios e de obediência exclusiva aos interesses que se propuseram.
As amizades políticas em si mesmas não são um problema, podem até ser uma fonte de ajuda mas, quando as suas intenções vão para além do que é sério e ético, os riscos para as actividades das associações aumentam e podem traduzir-se em factores de desagregação, com todas as perdas que representam para os locais e pessoas que juraram defender.
Nenhuma associação se deve sentir diminuída quando justamente recebe subsídios camarários ou outros, porque são uma obrigação de quem deixa o trabalho em muitas áreas às vossas costas, não precisamos de prestar vassalagens, antes devemos levantar a cabeça e invectivá-los que cada galo tem o seu poleiro.
Em Albufeira, sem ser necessário fazer um balanço muito profundo, constatamos que existem colaborações promíscuas, dirigentes sub-servientes que perderam a confiança na sua força e capacidades e optaram pelo caminho mais fácil de aceitarem tudo sem discussão, furando elementares regras assumidas publicamente nos actos de posse.
Os erros podem ser percebidos e há sempre tempo de corrigirmos os desvios. Não duvidemos que não se consegue enganar toda a gente durante todo o tempo!
FORUM ALBUFEIRA
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
19 comentários:
Vá, querem um cheque de quanto pros Cidadaos por Albufeira e pra ACOSAL? Quem não chora não mama...
Ainda vem é um cheque careca para o FORUM ALBUFEIRA
É careca sim, mas não é o cheque
kerem é 'mas massas. O Desidério não vas dá à vossa reles associação, pendurem-se na defesa de faro póde ser ku makário kaia kainda não vos conhece...
O Forum está bem melhor! E os gajos que aqui se divertem com "as massas" pra cima e pra baixo estão a pedir....
Promiscuidade é o tema. E só na vê quem na quer... Os paus mandados, caciques e acéfalos. Porventura andam tanbém à mama!
Presidente da Câmara=família honrada, bem na vida, desde filharada a afilhados, sobrinhos e "Verdes Minhos"! Onde são as paragens destes srs nas idas a Espanha? El bosque... el bosque... e cá também há... eh! eh! Depois de todos os poderes faltava geir essa satisfação. E as companhias do presidente sãoa condizer...
Junta de Freguesia Olhos Água: afinal a mesma candidata! Uma sra casada (parece que muito mal casada para as bandas do marido...) que tem subido no9 ranking social e político. E porquê? Tudo em família, é claro, lá vai co-habitando com o vice-presidente sempre que quer e pode. E o sr que também tem MUITO PODER, meteu o filho como efectivo na Câmara num lugar que não faz nada pelo bem público, e favoreceu a construção dum autêntico apartotel à sua bela dama. A mulher dele na teve pelos ajustes e divorciou-se. E ele mais a candidata ficaram muito tristes... coitados. Aonde chega o poder da cumplicidade e promiscuidade?
Se nos O.Água forem pela verdade e em toda a Albufeira, seguindo Manuela F. Leite, então estes papalvos que adoram o cú do Desidério comem é todos do mesmo. É só liberalismo... e já chagámos à vida familiar, íntima e tudo... É uma vergonha se deixam ser esta gente a governar-se...
Um PSD insatisfeito (porque falta aqui Paderne!!!)
subsidios para a ACOSAL já, tambem tem direitos a fazer almoçaradas com os dinheiros publicos e deixava de falar mal do presidente da camara
tudo o que tenha a ver com associações que promovam diferentes tipos de actividades para todas as idades, é sempre bem vindo e nunca são demais.
existe legislação para isso e se há dinheiro, o resto, é só uma questão de fazer com que seja bem aplicado, para o bem de todos.
ZORRO
Com os cumprimentos do DESIDERIO2009/A Vitória é certa!:
http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/nota_de_imprensa_332_09.htm
DESIDÉRIO SILVA HOMENAGEADO PELA NUCLEGARVE
2009-7-28
Gala de Solidariedade destacou personalidades da região, numa iniciativa anual da NUCLEGARVE - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve
A VI Noite da Solidariedade juntou centenas de pessoas no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira – em benefício de uma causa social. Durante o evento, a organização homenageou Desidério Silva, Presidente da Câmara de Albufeira, pelo apoio que tem concedido à Nuclegarve, no desenvolvimento de diversos projectos sociais.
No passado dia 25 de Julho, o EMA foi palco da VI Noite de Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.
Este ano, a VI edição trouxe a música do grupo Al- Mouraria e a homenagem a três personalidades da região algarvia: Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Padre César Chantre, Director do Centro Paroquial Paderne, e Dr. Jorge Botelho, Director Regional da Segurança Social.
No seu discurso, o presidente da Nuclegarve, Paulo Almeida, agradeceu às três entidades homenageadas pelo contributo que têm prestado ao projecto “Aldeia da Solidariedade” - um equipamento social destinado a prestar os serviços de infantário, creche, centro de dia e lar de apoio a idosos.
Refira-se que o terreno para este equipamento foi cedido pela Autarquia, que suportou também os custos de elaboração do projecto de arquitectura e concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros, destinados ao avanço da 1.ª fase da obra.
Desidério Silva mostrou-se satisfeito com este reconhecimento e referiu que o Município de Albufeira tem feito um “forte investimento na área social, através da criação de uma rede de equipamentos que têm vindo a aumentar significativamente a oferta do concelho”. Segundo o autarca, “a Aldeia de Solidariedade é um projecto de referência para o concelho, que vem dar resposta a grande parte das necessidades de âmbito social e humanitário. A Câmara Municipal tem apoiado o projecto desde o início, procurando dar as condições essenciais para que a Nuclegarve possa cumprir o seu objectivo que também é o nosso: servir a população”.
DESIDERIO2009/A Vitória é certa!
A "aldeia da solidariedade é um PROJECTO de referência para o concelho"....
..... é uma referência...
O Presidente da Câmara é uma "referência" das "referências"... pouco mais fez e projectou que não estivesse já previsto antes dele.
Uma coisa que em 8 anos não passou de projecto... porque o que gastou e queimou, sumiu-se em fogo e bailarico. Isto foi feito! Mas a aldeia da solidariedade continua em palavras, às pinguinhas, a ser "uma referência". É o Sr Referências...
lol...lol Deixem passar o bailinho de Albufeira...
dôr de co(u)tuvelo é o que me parece o anonimo das 16:56
Com baile e bolos se enganam os tolos.
O doutor Desiderio nunca quis apoiar a aldeia de solidariedade mas quando começou a ser criticado que não fazia nada na acção social e ainda passou o tempo a roubar o que prometeu á Santa Casa de Mesiricordia, alguem lhe aconselhou que desse um cheiro no projecto do parolo do paulo Almeida que até aceitou ser candidadtompelo PSd e mesmo assim este queixou-se aí pela cidade que foi enganado tinham prometido dar x mas deram x menos y e z. mas pelos vistos já tá tudo bem porque v~em aí eleições e o Desiderio não pode por a pata na poça que já bastam as criticas que não fez nada.
brejos
Quando andaste de braço-dado com o Desidério e ele apoiava-te na ACOSAL e receberam umas massas pra fazer umas feiras (???) de caracácá não sobeste tomar estas posições... nesse tempo davas conferências de imprensa e pousavas todo vaidoso para os fotógrafes ao lado dele e do Arménio Aleluia e da drª. Helena Serra, vai-te catar e pede asilo político à defesa de faro qu'o Macário ainda não te conhece. vai, vai, antes que o desidério tenha tempo de lhe contar.
TOSSE-TOSSE
Ó tosse tosse tu tens é falta de vista e aconselho-te que vás ao Santa Maria que o desiderio paga
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
um individo que até não é de Albufeira e que vem para cá para governar a vida e que só fala mal de Albufeira faz cá tanta falta como uma viola num enterro, de gente mal agradecida está o inferno cheio volte para Faro e deixa Albufeira em PAZ
É isso pá. Uma viola nos enterros vinha a calhar para a animação turística de Albufeira. E até era fácil o Desidério dar o pontapé, perdão, toque de abertura: fazia o "ré de porco" prá aí uns 20 sgs... Inda dava alguma alegria a quem ainda, por vezes, a não tem...Muita cabeça moribunda, entregue a um passado com 8 anos. Cantem lá um bocadinho do "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... todo o tempo é composto de mudança..." Era bom refrescar o miolo... Há gente nova com grande qualidade.
É altamente lamentavel que o FORUM ALBUFEIRA, tenha entrado por este caminho do sensacionalismo ao querer mostrar que está de posse de todos os segredos ao apontar o meu nome como candidato às próximas eleições autarquicas pelo BE, que me merece o maximo respeito como todos os outros Partidos. Infelizmente só se pode fazer politica dentro dos Partidos é um sistema Parlamentar e só os Partidos podem concorrer às eleições legislativas tendo-se abrido uma excepção para as eleições autarquicas onde se podem constituir grupos de cidadãos independentes para concorrer ao poder local. Daí que o BE em Albufeira viabilisse a concorrencia eleitoral autarquica em Albufeira a um grupo de cidadãos independentes, como o fazem noutros Distritos todos os Partidos que assim reunam condições para concorrer. É uma estratégia legal que serve os Partidos e os Grupos de Cidadãos Independentes, o País, o Poder Local e sobretudo o sistema democrático. Ser mais papista que o Papa é muito feio e também um jornal "AVEZINHA", já lançou a mesma atoarda em Março ou Abril de que eu seria candidato e até agora nada aconteceu. O que for soará na hora própria, só não aceito que o Forum Albufeira que procurei com artigos de OPINIÃO dignificar e prestigiar, venha agora alertar o Desidério para se posicionar para o ataque aos seus possiveis adversários, mas que neste momento eu não estou nessa conta. Só quando as candidaturas forem oficiais saberemos quem são os candidatos e a sua posição nas diversas listas, por agora quanto ao que me toca, alguém durante 10 meses não conseguiu reunir as assinaturas para uma candidatura de independentes suportada pelo Forum. Quanto ao povo pagar a factura, como seria possível em 20 dias recolher as assinaturas para uma eventual candidatura paga pelos bolsos dos candidatos, que também são povo. Há que dizer que o FORUM ALBUFEIRA prestou um péssimo serviço à Democracia ao anunciar, abusivamente utilizando o meu nome com uma noticia que neste momento não corresponde à verdade e mesmo que o fosse teria de ter um suporte legal, para que o forum não esteja a transmitir um facto que pode prestar-se a insinuações cujos resultados são por demais evidentes nos comentários ai observados que não prestigiam o FORUM ALBUFEIRA. Para todos os Albufeirenses a minha total solidariedade, esperando que todos possam contribuir para a elevação do debate politico e melhoria social dos cidadãos.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Aires
Enviar um comentário