sexta-feira, 24 de julho de 2009

política à moda de albufeira (51)

O QUE VALE UM “XICO”!

dança o que eu mando... irá Paderne sofrer de uma larangite?


O concelho de Albufeira delicia-se com a novela da mudança de camisola de Francisco Guerreiro, eterno presidente da Junta de Freguesia de Paderne.

O “Xico” de Paderne jogou sempre com a camisola do PS, era um símbolo da “resistência” do Partido à total cobertura laranja do concelho.

O “Xico”, que é esperto, cansou-se do abandono do clube e foram-lhe comendo os miolos, mais festa menos festa, e para espanto de todos, bate com a porta ao PS e abraça o PSD. Tanto lhe faz.

Este episódio politiqueiro, tem contudo um significado muito grande e ajuda a perceber como funcionam os Partidos do centrão ao nível da formação dos seus quadros, onde as políticas de defesa de classe dos sectores que representam não contam, para contarem as ambições pessoais e a participação nos jogos de interesses.

O sentido de responsabilidade pública é um verbo de encher praticado por esse País fora e porque não na pacata e quase esquecida aldeia de Paderne?

Princípios e deontologia são rótulos da democracia, que o que está em causa é ganhar votos e o dinheiro que isso representa, vindo do erário público.

O “Xico”, com a perda da Câmara e da influência por parte do PS, padeceu da mesma inércia e desarrumação das ideias, como homem “isolado” nunca teve capacidade reivindicativa, aceitou o que lhe “deram”, isto é a política laranja para a freguesia de entreter o povo e fazer o mínimo de investimentos e os mais vultuosos tiveram comparticipação europeia.

Paderne envelheceu e definhou, faltam as casas e os empregos porque o investimento público foi quase ridículo nestes oito anos. Sem gente e sem infra-estruturas, o investimento privado não vê razões para se fixar.

A visão do desiderismo e da classe política de direita que representa, ganhou a sua aposta de manter a aldeia controlada, com a ajuda do agora “mais do que amigo Xico”, destinando-a a um local cultural e de festas de trazer por casa, de uns subsídios de sobrevivência, deixando as principais reivindicações estratégicas da freguesia para as calendas gregas.

O povo de Paderne tem aqui uma oportunidade de se unir e dar uma resposta a estes senhores, exigindo que os programas dos candidatos inscrevam essas reivindicações e obrigá-los a cumpri-las.

Não há “Xico” que vos assuste… e venham de lá a gente e as ideias novas!

22 comentários:

Anónimo disse...

ai xixo xico vais para o cano de esgoto da história ....... e esgotos em albufeira correm quando menos se espera.........

brejos

TonyCurtes disse...

e agora venham la com a conversa da treta que votam é nas pessoas e não nos partidos, o homem mudou de bandeira e não ideais...
mas agora os mesmos que o apoiaram durante anos, são capazes de o criticar por coisas que fez ou deixou de fazer, é assim o ser humano

Anónimo disse...

Em projectos políticos, sociais, económicos e de grupo, o individual passa para segundo plano. Mas quando alguém muda e diz que o faz por NÃO LHE SATISFAZEREM UMA VONTADEZINHA E ORGULHO PESSOAL, então é melhor lidar com garotos.
O homem não caminha para a vida, mas sim para a morte, para a decomposição.... Aquele xico é exemplo do que nos acontece também com as ideias e projectos... definhamos, perdemos o juízo, a esclerose intromete-se... quando não são algumas "festinhas mais que regadas!". O que fez bem já lá vai... O agora é que importa. Também o meu pai era bom e já cá não está.
Mas aquele xico deixa uma marca no fim da sua carreira política de "pedante" e traidor...porque trocou o que sempre o fez ser e quem lhe facultou o que foi, por quem nunca lhe disse nada! Ainda por cima com a agravante de se deixar "comprar" pelas benesses do Desidério, que, aliás, é a sua grande marca: influenciar as mentes fracas e pobres com o dinheiro que não é dele mas de TODOS. O Desidério e todos os albufeirenses! ??? Claro, os que se juntarem a ele... Isto parece a idade média....

Os xicos deste país têm de começar a ser castigados pelo povo, para ver se há mais verdade e responsabilidade, dignidade e honra nos homens da política. Os garotos dos jardins de infância já entendem estas coisas... Infelizamente, o raio dos xicos nunca mais aprendem e acabam neste país.

Anónimo disse...

Pobre "diebe"!... Ele só quer garantir emprego para o filho e uma ajudinha na reforma!...
O CHIQUE também conhecido pelo "EU É QUE SEI..." caíu no fundo e a todo o custo quer continuar a acreditar que "vale alguma coisa".
Assim se desacreditam os políticos. Mais uma razão para nos empenharmos em distingui-los.
Professor Carlos

Mosse Debe disse...

Mosse Debe tambem acho que Paderne precisava de gente nova, fora com o lixo dos presidentes motoristas, o PSD e Ps não têm emenda só querem o come e cala te.

Alex Bibi disse...

quando era das listas do PS o Chico era o maior e por isso esteve lá uma serie de anos como presidente agora que mudou (só os burros é que não mudam) passou de bestial a uma grande besta como se diz no futebol, deixem o homem em paz ele lá sabe o porquê da mudança

Anónimo disse...

e prontes vamos deixando todos os homens em paz pedir contas é coisa de parolos... especie que não falta em Albufeira... até o Zé d'albufeira já meteu a colherada entendido em meter o nariz e ser salvador, escreveu para não se meterem nas decisões dificeis que o xico foi obrigado a tomar... e eu diria que os dois andam á procura de qualquer coisa prontes de bom para eles.

carlos

Anónimo disse...

o Xico de Paderne é mais esperto do que os srs. pensam. Pelo que li no Algartve Reporter, ele mudou de camisola porque tem negócios chorudos em Paderne, que precisa sejam resolvidos neste próximo mandato. assim, tudo se resolverá facilmente.
O homem já não quer esperar pelo próximo, em que o David Martins poderá ganhar com facilidade. Assim e como já vinha dizendo à algum tempo, ou no PSd ou no PS ele era sempre candidato.
Como o Desidério é traineira de arrasto de malha fina, pesca tudo o que lhe aparece e que lhe dê gabarito.
Com presidentes de junta assim, antes quero votar no meu cão!
Jaquim

Anónimo disse...

Já o João Pinto era a Melancia... mas quem o odeava passou a idolatrá-lo e vice versa

Anónimo disse...

Não há é vergonha na politica e tambem a reforma que na é asimtão pequena ja lá canta sabiam ?E já agora não me admirava nada que o xico levase um chuto muita grandre.

filho Paderne

Anónimo disse...

Os amigues dos Xiques, os Xiques iguais àquele que tiverem e ainda terem dimigrar, a mim parece que deverem fazer luto quando mudarem.
A minha avó na acredita nisto e ê sempre segui os conselhos dela. Os Xiques na tiverem avózes, pois não?
A minha avó sabe que este Xique cheio de caspa sempre pensou ser mais grande que nós.
E ela sabe que ele tem d'acarear o próprio com interêsse mais o amigo dele lá da câmara. na é o presidente é o a seguir a ele.

Marques de Pombal disse...

já o Fernando (perna activa) era comunista mudou para o PS e é o presidente da freguesia das Ferreiras , não sei qual é o vosso problema em o Chico mudar cada um defende o seu tacho, até a Zita Seabra que era uma defensora acérrima do comunismo mudou para o PSD palavras para quê são uns artistas Portugueses

Anónimo disse...

O Xico afinal incomoda muita gente. Quanto a dar emprego ao filho, pois se já meteu tanta cunha pros filhos dos outros, não consegue meter pra por o filho tambem? Acho que nem precisa de estar em funções pra mexer umas palhas. tenham juizo.

Anónimo disse...

Está visto que a moralidade do Xico é algo semelhante ao pensar de muitas cabecinhas que aqui botam opinião.
Confuso, sou levado a alimentar a ideia de que ele têm razão!...
Então porque não diz a verdade?...
Ao não acreditar nas capacidades, acima de tudo, nas possibilidades duma vitória do PS, mudou-se para quem lhe possa garantir a alimentação dos seus pojectos!...
Está visto que há muitos como ele e, se calhar estão no caminho certo!...
Eu, nem pouco mais ou menos, me consigo imaginar, sequer admitir tal descaramento, pois ainda dou importância à honra, ao orgulho de poder dizer que sou quem sou!...
Estas atitudes considero-as tão reprováveis como as dos Isaltinos, Valentins, Fátimas, etc...
Professor Carlos

Anónimo disse...

DESIDÉRIO SILVA HOMENAGEADO PELA NUCLEGARVE

2009-7-28
Gala de Solidariedade destacou personalidades da região, numa iniciativa anual da NUCLEGARVE - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve

A VI Noite da Solidariedade juntou centenas de pessoas no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira – em benefício de uma causa social. Durante o evento, a organização homenageou Desidério Silva, Presidente da Câmara de Albufeira, pelo apoio que tem concedido à Nuclegarve, no desenvolvimento de diversos projectos sociais.

No passado dia 25 de Julho, o EMA foi palco da VI Noite de Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.

Este ano, a VI edição trouxe a música do grupo Al- Mouraria e a homenagem a três personalidades da região algarvia: Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Padre César Chantre, Director do Centro Paroquial Paderne, e Dr. Jorge Botelho, Director Regional da Segurança Social.

No seu discurso, o presidente da Nuclegarve, Paulo Almeida, agradeceu às três entidades homenageadas pelo contributo que têm prestado ao projecto “Aldeia da Solidariedade” - um equipamento social destinado a prestar os serviços de infantário, creche, centro de dia e lar de apoio a idosos.

Refira-se que o terreno para este equipamento foi cedido pela Autarquia, que suportou também os custos de elaboração do projecto de arquitectura e concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros, destinados ao avanço da 1.ª fase da obra.

Desidério Silva mostrou-se satisfeito com este reconhecimento e referiu que o Município de Albufeira tem feito um “forte investimento na área social, através da criação de uma rede de equipamentos que têm vindo a aumentar significativamente a oferta do concelho”. Segundo o autarca, “a Aldeia de Solidariedade é um projecto de referência para o concelho, que vem dar resposta a grande parte das necessidades de âmbito social e humanitário. A Câmara Municipal tem apoiado o projecto desde o início, procurando dar as condições essenciais para que a Nuclegarve possa cumprir o seu objectivo que também é o nosso: servir a população”.

DESIDERIO2009/A Vitória é certa!

pela certa disse...

força Xico deixa-os falar vamos dar a dita banhada

Anónimo disse...

Ponham agora o Otelo Cabrita a frente do PS para a junta, que é garantido que o xico fica outra vez com o poleiro.

Anónimo disse...

QUEM FICA A GANHAR É PADERNE
Senão vejamos; Quantas obras foram feitas nos últimos 8 anos. Seguramente muitas mais que nos anteriores 20 anos da governação Socialista:
Paderne vai continuar a ganhar;
Até o projecto da remodelação dos balneários do campo do Padernense que estava pronto foi para o lixo, (mas custou aos nossos bolsos mais de 40mil).
Agora será feito um novo projecto para o referido campo para ampliação do mesmo e colocação de uma relva sintética.
Não só Paderne ficará a ganhar;
Também o gabinete que fez o primeiro projecto que foi deitado ao lixo vai ganhar do 1º projecto que ninguém analisou, (mas custou mais de 40mil), e coitado terá que fazer outro projecto bem mais caro pois a obra é superior (e lá teremos nós que desembolsar mais uns quantos milhares)
Tudo isto porque o Francisco mudou de camisola. Mas isto não ficará por aqui.

Anónimo disse...

É altamente lamentavel que o FORUM ALBUFEIRA, tenha entrado por este caminho do sensacionalismo ao querer mostrar que está de posse de todos os segredos ao apontar o meu nome como candidato às próximas eleições autarquicas pelo BE, que me merece o maximo respeito como todos os outros Partidos. Infelizmente só se pode fazer politica dentro dos Partidos é um sistema Parlamentar e só os Partidos podem concorrer às eleições legislativas tendo-se abrido uma excepção para as eleições autarquicas onde se podem constituir grupos de cidadãos independentes para concorrer ao poder local. Daí que o BE em Albufeira viabilisse a concorrencia eleitoral autarquica em Albufeira a um grupo de cidadãos independentes, como o fazem noutros Distritos todos os Partidos que assim reunam condições para concorrer. É uma estratégia legal que serve os Partidos e os Grupos de Cidadãos Independentes, o País, o Poder Local e sobretudo o sistema democrático. Ser mais papista que o Papa é muito feio e também um jornal "AVEZINHA", já lançou a mesma atoarda em Março ou Abril de que eu seria candidato e até agora nada aconteceu. O que for soará na hora própria, só não aceito que o Forum Albufeira que procurei com artigos de OPINIÃO dignificar e prestigiar, venha agora alertar o Desidério para se posicionar para o ataque aos seus possiveis adversários, mas que neste momento eu não estou nessa conta. Só quando as candidaturas forem oficiais saberemos quem são os candidatos e a sua posição nas diversas listas, por agora quanto ao que me toca, alguém durante 10 meses não conseguiu reunir as assinaturas para uma candidatura de independentes suportada pelo Forum. Quanto ao povo pagar a factura, como seria possível em 20 dias recolher as assinaturas para uma eventual candidatura paga pelos bolsos dos candidatos, que também são povo. Há que dizer que o FORUM ALBUFEIRA prestou um péssimo serviço à Democracia ao anunciar, abusivamente utilizando o meu nome com uma noticia que neste momento não corresponde à verdade e mesmo que o fosse teria de ter um suporte legal, para que o forum não esteja a transmitir um facto que pode prestar-se a insinuações cujos resultados são por demais evidentes nos comentários ai observados que não prestigiam o FORUM ALBUFEIRA. Para todos os Albufeirenses a minha total solidariedade, esperando que todos possam contribuir para a elevação do debate politico e melhoria social dos cidadãos.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Aires

Roberto Raposo disse...

Fico parvo com certas pessoas, então, em Paderne não se fez nada nos outros mandatos?
Têm a memória curta? Não se recordm que quem tinha o pelouros das obras no tempo do Catuna era o Sr. Desidério. Também não se lembram que o Sr. Desidério chumbava tudo o que era projecto para Paderne? Os portugueses têm uma memória muito curta. Já para as legislativas, está tudo contra o Sócrates, pois esquecem-se quem deixou um défice de 6,8 e anunciou um défice de 3,8, em 2005 foi o PSD e a Dra. Manuela Ferreira Leite, que teve a pasta das finaças nessa altura?

Há mesmo muita falta de memóri em Portugal.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

O Sr. Xico só tem um interesse, ir para a CMA! nada mais que isso...
Eu votar nesse sr... nunca na minha vida! porque para além desse sr. ser um porco que aí anda (que escarra para o chão quando passa por algumas pessoas de PADERNE!) Não tem feito nada por Paderne, porque se não fosse a vice presidente e os grupos que existem em paderne nunca iria haver nada aqui! Para além disto, Paderne (que é a minha terra desde sempre) merece mais,e não é um museu, é necessário trabalho, é importante chamar população jovem e não deixar que Paderne seja esquecida, pois a maioria dos jovens que viviam e cresceram em Paderne foram embora, pois em Paderne não há nada! Paderne precisa urgentemente de mentes jovens, que levem esta pequena aldeia a algum lado, porque se continua assim... isto não não vai lá... Paderne está a ficar esquecida, pois só ás novas infraestruturas têm "publicidade", a zona mais antiga de Paderne(zona da igreja, escola, etc..), é o Deserto..

Este ano, que vai ser o primeiro ano em que vou votar tenho uma certeza, Xico, Não!

RF.

Anónimo disse...

WWW.PADERNENEWS.BLOGS.SAPO.PT

Agradecemos ideias, e todo o tipo de informação que possa ser utilizada!

Obrigado!