quinta-feira, 23 de julho de 2009

MORTE AO DEBATE, VIVAM OS FULANOS!



As nomenKlaturas partidárias, institucionalizaram ao longo dos anos a ideia redutora de que os momentos altos das disputas políticas - as eleições - são locais fulanizados, do que pensam e querem A ou B, constituindo a luta alargada de ideias e de propostas um factor de pouca importância e até perturbador.

Esta menorização da participação colectiva, tem como intenção de fundo despolitizar a população, desvalorizar o debate ideológico para se chegar a objectivos comuns e consensuais, ostracizar todas as outras formas de organização do pensamento e de cidadania, insinuando e perpetuando a hegemonia dos Partidos e das suas divindades.

Os Partidos insistem nesta ideia como forma de sobrevivência do sistema que criaram, refinaram os estilos chamando-lhes de marketing político-eleitoral, onde substituem o debate por chavões insonsos e vagos, que não conferem qualquer responsabilidade.

A fulanização das eleições e o tal marketing, oferecem a vantagem de não se exporem em comícios e sessões de esclarecimento, à discussão cara a cara, à sujeição às perguntas que podem provocar os constrangimentos e o confronto dos candidatos e programas de hoje com a falta de cumprimento dos candidatos e programas de outras eleições passadas.

Os ideólogos dos Partidos, ao contrário de se preocuparem em mobilizar o pensamento e as energias positivas das pessoas, ouvindo-as, confrontados com a crescente perda de ilusões nos seus discursos e práticas, traduzidas em abstenções esmagadoras, encetaram um caminho de comunicação à distância e sem anti-corpos.

A introdução destas técnicas meticulosamente estudadas, a par das bandeirinhas e brindes, dos beijinhos e abraços, contribuem para a estupidificação da consciência e do papel do eleitor, reduzindo-o ao valor do voto sem participação na definição do seu futuro.

Este tipo de marketing, em que a fotografia e as frases "falam" connosco, sem que se veja ou conheça a sombra dos candidatos, está vulgarizada e também reside em Albufeira. Para gáudio dos pretensos analistas locais que no seu pensamento institucionalizado, se apressam a vincar e a elevar a fulanização, desfazendo o valor das outras correntes de opinião.

Desidério e David Martins, os fulanos dos cartazes, não precisaram até hoje de abrirem as bocas e são "vendidos" assim ao eleitorado, como que residindo neles todas as qualidades e capacidades para a condução dos destinos do concelho.

O que representam em termos de passado de trabalho partidário, a maneira como os seus Partidos aplicaram as suas políticas e os resultados que estas produziram de bom e de mau, não é considerado relevante, importando e exaltando em parangonas o que prometem de novo.

É preciso resistir a mais estas artimanhas travestidas de exercer política, que servem os interesses de quem as monta mas não servem o envolvimento dos cidadãos e das suas opiniões.


FORUM ALBUFEIRA

4 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas tÊM GRIPE e não podem haver as aproximações e esta as atitudes já veem do tempo em que o mario Soares levou porrada na Marinha Grande, os politicos ganharam medufe do povo e porque será ein?

António Maria disse...

Os politicos olham para os eleitores como tolos, eles é que sabem, eles é que mandam, eles chegam quando querem, eles respondem o que lhes apetece, viram as costas se não agrada o que ouvem e não deixa de ser verdade que só ouvem se estiverem lá os órgãos de comunicação.
A seguir ao 25 de Abril tudo era bem diferente, havia calor humano e os debates eram fortes e participados, agora... fala um burro e os outros estão calados...

Anónimo disse...

DESIDÉRIO SILVA HOMENAGEADO PELA NUCLEGARVE

2009-7-28
Gala de Solidariedade destacou personalidades da região, numa iniciativa anual da NUCLEGARVE - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve

A VI Noite da Solidariedade juntou centenas de pessoas no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira – em benefício de uma causa social. Durante o evento, a organização homenageou Desidério Silva, Presidente da Câmara de Albufeira, pelo apoio que tem concedido à Nuclegarve, no desenvolvimento de diversos projectos sociais.

No passado dia 25 de Julho, o EMA foi palco da VI Noite de Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.

Este ano, a VI edição trouxe a música do grupo Al- Mouraria e a homenagem a três personalidades da região algarvia: Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Padre César Chantre, Director do Centro Paroquial Paderne, e Dr. Jorge Botelho, Director Regional da Segurança Social.

No seu discurso, o presidente da Nuclegarve, Paulo Almeida, agradeceu às três entidades homenageadas pelo contributo que têm prestado ao projecto “Aldeia da Solidariedade” - um equipamento social destinado a prestar os serviços de infantário, creche, centro de dia e lar de apoio a idosos.

Refira-se que o terreno para este equipamento foi cedido pela Autarquia, que suportou também os custos de elaboração do projecto de arquitectura e concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros, destinados ao avanço da 1.ª fase da obra.

Desidério Silva mostrou-se satisfeito com este reconhecimento e referiu que o Município de Albufeira tem feito um “forte investimento na área social, através da criação de uma rede de equipamentos que têm vindo a aumentar significativamente a oferta do concelho”. Segundo o autarca, “a Aldeia de Solidariedade é um projecto de referência para o concelho, que vem dar resposta a grande parte das necessidades de âmbito social e humanitário. A Câmara Municipal tem apoiado o projecto desde o início, procurando dar as condições essenciais para que a Nuclegarve possa cumprir o seu objectivo que também é o nosso: servir a população”.

DESIDERIO2009/A Vitória é certa!

Anónimo disse...

É altamente lamentavel que o FORUM ALBUFEIRA, tenha entrado por este caminho do sensacionalismo ao querer mostrar que está de posse de todos os segredos ao apontar o meu nome como candidato às próximas eleições autarquicas pelo BE, que me merece o maximo respeito como todos os outros Partidos. Infelizmente só se pode fazer politica dentro dos Partidos é um sistema Parlamentar e só os Partidos podem concorrer às eleições legislativas tendo-se abrido uma excepção para as eleições autarquicas onde se podem constituir grupos de cidadãos independentes para concorrer ao poder local. Daí que o BE em Albufeira viabilisse a concorrencia eleitoral autarquica em Albufeira a um grupo de cidadãos independentes, como o fazem noutros Distritos todos os Partidos que assim reunam condições para concorrer. É uma estratégia legal que serve os Partidos e os Grupos de Cidadãos Independentes, o País, o Poder Local e sobretudo o sistema democrático. Ser mais papista que o Papa é muito feio e também um jornal "AVEZINHA", já lançou a mesma atoarda em Março ou Abril de que eu seria candidato e até agora nada aconteceu. O que for soará na hora própria, só não aceito que o Forum Albufeira que procurei com artigos de OPINIÃO dignificar e prestigiar, venha agora alertar o Desidério para se posicionar para o ataque aos seus possiveis adversários, mas que neste momento eu não estou nessa conta. Só quando as candidaturas forem oficiais saberemos quem são os candidatos e a sua posição nas diversas listas, por agora quanto ao que me toca, alguém durante 10 meses não conseguiu reunir as assinaturas para uma candidatura de independentes suportada pelo Forum. Quanto ao povo pagar a factura, como seria possível em 20 dias recolher as assinaturas para uma eventual candidatura paga pelos bolsos dos candidatos, que também são povo. Há que dizer que o FORUM ALBUFEIRA prestou um péssimo serviço à Democracia ao anunciar, abusivamente utilizando o meu nome com uma noticia que neste momento não corresponde à verdade e mesmo que o fosse teria de ter um suporte legal, para que o forum não esteja a transmitir um facto que pode prestar-se a insinuações cujos resultados são por demais evidentes nos comentários ai observados que não prestigiam o FORUM ALBUFEIRA. Para todos os Albufeirenses a minha total solidariedade, esperando que todos possam contribuir para a elevação do debate politico e melhoria social dos cidadãos.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Aires