terça-feira, 14 de julho de 2009

SEP: DEBATE ESTADO DA SAÚDE DO ALGARVE COM MARATONA DA "DENÚNCIA PÚBLICA"

CONFERÊ


NCIA DE IMPRENSA DELEGAÇÃO DE FARO DO SEP, 14 DE JULHO, 10,30H - 10.07.09

"Os enfermeiros do Algarve, que sempre se assumiram como parte da solução dos problemas das instituições, estão fartos de esperar, de serem descriminados, preteridos e esquecidos pelos Conselhos de Administração e Ministério da Saúde/Governo. Congratulam-se pelo facto de serem reconhecidos, em determinadas alturas, como foi o caso da Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Faro, a propósito do Dia Internacional do Enfermeiro – 12 de Maio" , informa o SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, Direcção Regional de Faro.

E o SEP recorda as palavras da Governadora: “A plena dignidade de uma profissão, sempre presente nas nossas vidas e o tributo de apreço e admiração que é devida a estes profissionais, constituem motivos centrais da objectivação de tão significativa efeméride que é o «Dia Mundial dos Enfermeiros», a celebrar no próximo dia 12 de Maio. Quer no desempenho da actividade em estabelecimentos públicos como em serviços privados as enfermeiras e os enfermeiros são, para além das suas competências, dedicação e empenho profissionais, os dilectos amigos, tantas e tantas vezes anónimos, que nos acompanham em momentos especiais das nossas vidas.
Muitas vezes, em condições adversas (tragédias naturais ou provocadas, zonas de conflitos armados, regiões epidémicas, etc) lutando, não raro, com a falta das mais elementares condições assumem, como uma verdadeira missão solidária e fraterna, a actividade que escolheram.
Neste «Dia Mundial dos Enfermeiros» quero saudar, de um modo afectivo especial, os que trabalham no Algarve, expressando-lhes a minha admiração, apreço e gratidão, por tudo o que têm dado de si em prol dos outros cidadãos e contribuído, de forma decidida, para a melhoria das suas vidas(…).”
Para, em seguida, criticar: "Mas, esse reconhecimento não se traduz em mais condições de trabalho, motivação ou respeito pelas funções que desempenham. Já agora dizer que nas condições adversas que a Sr.ª Governadora faz referência, deveria lá incluir não só os cenários de guerra ou as catástrofes naturais, mas também o dia-a-dia de trabalho nos serviços de saúde…".
A concluir, o SEP – Direcção Regional de Faro, decidiu "realizar uma Maratona de Denúncia Pública em que pretende expor à população, através dos Órgãos de Comunicação Social, os principais problemas com que os enfermeiros estão confrontados, por inoperância/indecisão por parte de quem tem o poder de decidir, e que podem pôr em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos.
Esta Maratona irá materializar-se por saírem semanalmente Notas à Comunicação Social, uma conferência de imprensa no próximo dia 14, pelas 1h30, ou outros formatos que possam entretanto surgir. Estas informações serão igualmente encaminhadas para os Conselhos de Administração, Governadora Civil, Grupos Parlamentares e Ordem dos Enfermeiros", conclui op comunicado do SEP..

Sem comentários: