quarta-feira, 15 de julho de 2009

"ALBUFEIRA, CIDADE MARAVILHOSA".


João e Francisca, viram o presidente Desidério Silva na televisão, apresentando o concelho de Albufeira e disseram: "vamos pegar nos moços e é desta que vamos ao Algarve"!

Chegada a altura e feitos os últimos preparativos, meteram a criançada e as malas no "latinhas" e, numa alegria incontida, meteram-se ao caminho.

Na despedida dos vizinhos, gritaram todos em uníssono "vamos para a capital do Turismo". Não conhecem, mas deve estar perto de ser uma maravilha. As imagens das praias nunca mais lhes saíram dos sonhos. A traquinice dos miúdos, deu conhecimento a quase toda a vila.

O "latinhas" desceu nas calmas, não podiam apertar com ele e isso até foi bom. Até à entrada no Algarve, passaram por três controles de velocidade. O último, foi à saída de São Marcos da Serra. Na boa, nada lhes aconteceu.

- Faltam 4 Km para Albufeira, grita o Manuel, o filho mais novo.
Tudo era novo para eles. Chegaram às imediações do Parque de Campismo, tiveram de entrar em lentidão.

- Vês marido, Albufeira é tão famosa que até fazem fila para entrar!
Levaram 24 minutos para entrarem na Av dos Descobrimentos, a partir da qual tinham o plano para chegarem à Pensão Sossego.

- Ena, tantos bares para eu beber umas cervejinhas, retorquiu o João.
Tudo arrumado na Pensão, era muita a pressa de ir para a praia.
O João tinha acabado de abrir a sombrinha na paraia quase cheia e aparece-lhe um homem a dizer, que não podia estar ali!
-Está a ver aquele placard? É concessionada!
- É privado?
- Não! É concessionada!
- Mas aqui é que há espaço?
- Pague para usar as nossas sombrinhas.

A água fria, ajudou a acalmar a contrariedade.

Ao cair da noite, deliciaram-se com a agitação das pessoas mas, empurrados pelo cansaço do 1º dia e habituados a deitarem-se cedo, foram procurar o aconchego do descanso.

Às voltas na cama, Francisca perguntou:
- João, que horas são? Já é dia?
- São duas da manhã!
- A casa parece que vem abaixo, tens de falar com o dono da Pensão!

Mal dormidos e feito o pedido de silêncio, debandaram para a praia cedo por causa de um bom lugar para a sombrinha. As brincadeiras na água, incomodadas pelo chão de pedras, foram interrompidas por um ai de dor. O Jacinto, tinha a unha em sangue, de uma estocada numa pedra.

No Centro de Saúde, assustaram-se com aquantidade de gente à espera. Cinco horas depois, saíram com o Jacinto de dedo ligado e decidiram aproveitar o resto do dia para passearem pela baixa.

- Senhora, estes oculos ficavam-lhe tão bem! Puxou pela manga um vendedor de rua.
Noutro momento, um encosto e uma mão aberta com uns "estalinhos de Carnaval", ouviu " queres axe?" O João não percebeu patavina!
Quando voltaram à noite para a Pensão, o sr. Octávio, o dono, escondeu-se.

Toda a gente se levantou ensonada para a visita à praia da Coelha. O "latinhas" estacionou onde pôde e a sombrinha foi encostada entre duas, onde foi possível. Foi um bom dia de praia e as sardinhas estavam óptimas. A surpresa veio da porta arrombada do "latinhas". No meio da revolução, faltava a capa dos documentos e a mala da máquina de filmar, felizmente sem a máquina. Mais sete ou oito pessoas estavam no mesmo sarilho.

- Vamos à GNR! Disseram.

O João estava pelos cabelos, perdeu o tempo, os bens e ainda teve de pagar 10 euros.
- Que raio de férias! Quanto é que me vão custar os documentos?
- Sr. Octávio, será que esta noite vou poder dormir? Você já fez alguma coisa?
- Sr. João... eu já fiz queixas na GNR e na Câmara e ... continuamos na mesma.
- Mas Albufeira é uma terra de malucos? Venho de férias e não posso descansar?

O dia da partida foi um dia de alivio, se não acontecesse mais nada...

Contaram aos vizinhos as aventuras em Albufeira, que ficaram de boca aberta.

Três meses depois, receberam em casa para pagamento, uma contra-ordenação de excesso de velocidade. Circularam a 55 Km hora na Avenida dos Descobrimentos, às 18:23 do dia 7 de Julho...



"Zé de Fora"

12 comentários:

Anónimo disse...

Bela Fábula!! Mas acontece que caso isto aconteça com tanta regularidade como indicia, não me parece que nas restantes zonas turísticas seja muito diferente! Será que pretende transformar o Algarve num condomínio fechado ou num clube privado! Que alternativas dá para terminar com venda ambulante, para o roubo ocasional(como o caso retratado na P. da Coelha), ou mesmo do limite de velocidade na autoestrada ou na Av. dos Descobrimentos! Fazer fábulas assim, tem o seu ar de piada mas não passa disso, porque apresentas imensas fragilidades! Imagine que o Sr. João estava a passar a 90km/h na Av. dos descobrimentos e por acaso atravessava a avenida outro turista embriagado pelas belas cervejas e, também , por acaso o Sr. João o atropelou! Então a fábula facilmente mudaria de rumo e o sr. João ia de imediato para a prisão por "ceifar" a vida a um turista e aí você criticava pela falta de policiamento e limitadores de velocidade nas artérias de Albufeira! MEU CARO COSTUMO GOSTAR DA ABORDAGEM QUE FAZ A ALBUFEIRA, MUITAS VEZES PONDO O DEDO NA FERIDA, MAS PARA CRITICAR ALGO, ATRAVÉS DE FÁBULAS, NÃO ME PARECE SENSATO NEM DE QUEM QUER LEVAR ESTE BLOGUE COMO UMA FORMA DE CONSCIENCIALIZAR TODOS NÓS PARA OS PROBLEMAS DA NOSSA TERRA! 1º HÁ QUE HAVER COERÊNCIA PARA O LEVARMOS A SÉRIO! Posso estar enganado mas para piada perdeu a oportunidade na semana passada de estar ao vivo no FICH - Festival Internacional de Cinema de Humor em Albufeira.

Um bloguer atento...

Anónimo disse...

Deixaram tudo para cima do verão e por causa das eleições tivemos de andar a passo de caracol. As pessoas não contam o que conta é dizer que se faz obra feita quando lhes interessa.

brejos

Anónimo disse...

Faltou assinarem o texto...

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Anónimo disse...

E de caminho foram comprar uma garrafa de litro e meio de água por 2 euros ali pela Av da Liberdade e um gelado da Olá por 2,5. Só não compraram o famoso Piri Piri por falta de verba.

TonyCurtes disse...

1,5l por 2€ ta bom, melhor que
1€ por 0,33

Anónimo disse...

O João teve sorte por não criticar o AXE do cigano, senão ainda levava com duas "lambadas" e tinha que pedir desculpa à GNR por importunar as minorias étnicas.

Anónimo disse...

O dedo nas feridas... a velha Albufeira está morta... casas, dinheiro, prostituição, drogas, corrupação, gorilas da noite, ladrões... os criminosos à solta... e não se passa nada.
O maior cego é aquele que não quer ver...

professor

Anónimo disse...

Caros colegas do forum, já agora tenho outra a contar, publicada no jornal avezinha, acerca de um mamão camarário de publicidade, director de um paskim de albufeira contra os voluntários da regional, TVA TV ALBUFEIRA.

Encontrei há dias o meu bom amigo Carlos Sousa, um também colaborador deste jornal, que se lamentava com certa tristeza sobre como é possível haver tanta maldade em certos seres, ditos, humanos!
(santa ingenuidade porque nas “boas tardes, como vai isso”, julgando encontrar uma expressão de grande satisfação por ter finalmente conseguido a sua TV Online, realidade de que tive conhecimento através de outros órgãos da comunicação social, senti a tal amargura de quem sofre a experiência dos venenosos comportamentos dalguns dos nossos semelhantes que enxertados em corno de inveja passam a vida a atacar. O aspecto triste e desiludido levou-me a perguntar-lhe - “Mas o projecto não está a resultar?”

- Sem dúvida, temos estado a emitir com transmissões regulares e equipa própria tendo já obtido milhares de visitantes no primeiro dia de emissão.
- Mas então?!
- “Não, não é por aí. O que sucede é que há certa gente que, talvez por inveja ou incapacidade de concretização, passam a vida a combater uma ideia que surgiu animada da melhor das intenções, sem pretender magoar seja quem for. Demais ainda que nem sequer incomoda qualquer concorrência, já que nenhuma existe por cá. Imbuídos de tal maldade que os caracteriza, inventam mil e uma falsas razões para denegrir e para magoar. Por motivos que ignoro negaram-se a aderir ao projecto e, agora que ele é uma realidade incontestável, saltam com uma raiva desmedida que só me dá é pena”.

Próprio de quem, como eu, já cá anda há umas boas dezenas de anos nisto do jornalismo, fiquei em brasa, e mais ainda quando o bom do Carlos, embora com muita relutância, acabou por desabafar sobre quem eram os tais energúmenos que andavam a tentar fazer-lhe a vida negra.
Papagaio! Quando fiquei esclarecido só me deu vontade de ir procurar esses energúmenos e enfiar-lhes com os arquivos do seu passado nas trombas de invejosos que são, e que se são alguma (coisa o devem ao constante “dobrar a cerviz”. Impantes e cheios de petulância esqueceram facilmente quando andavam a pedir a esmola de um favor e que no “deve e haver” das suas memórias há dívidas, até bem grandes, que ficaram por liquidar.
Carlinhos. Força. Os cães uivam e a caravana vai em frente.
Publicada no semanário Jornal Avezinha
(José Clarel C.P. 3420)
joseclarel@sapo.pt

Alex Bibi disse...

este Zé de Fora deve ser daqueles que dizem se não fossem eles nós por aqui continuava-mos a comer figos e alfarrobas, volte para a sua terra que já por cá andam muitos como você

Anónimo disse...

O composição está maravilhosa e criativa! digna de um satisfaz bastante de secundário!!! Mas acontece caros companheiros que esta realidade passa-se em todos os destinos turisticos. Não entendo o porquê do Blogger assim não o pensar!... Viaja pouco??? Costuma Ler??? Criticas políticas são benéfolas para o debate, critica e informação. Mas não posso concordar com este texto.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe essa de ser tudo igual é o mesmo que dizer que muitos destinos têm de melhorar ? Só pode.

Roberto Raposo disse...

Essa é de rir, então só porque nos outro destinos turísticos existe crime, não há problema em haver também em Albufeira?
Ora, tenham dó, com os outros destinos posso eu bem, agora o que vem denegrir a imagem de Albufeira, já me toca, pois eu preciso de trabalhar e para isso preciso do turismo. Portanto meus amigos não posso ficar indiferente, quando vejo o que ando a suceder e nada é feito para o modificar.
Acho que este executivo camarário, se esqueceu, que é o turismo que lhe dá o dinheiro para que possam fazer obra em Albufeira. Mas o dinheiro e a obra está a ser mal aplicada, pois nada está a ser feito para que se chame mais turismo, antes pelo contrário, está-se a fazer com que cada vez menos turistas queiram cá vir.
Ainda há uns dias um colega meu me disse:
-"É pá Roberto, já viste que o turismo aumentou 30% em Portimão?"
Ao que eu lhe respondi:
-"Portimão não ganhou 30% mais de turismo, Albufeira é que perdeu 30%."

Pensem bem nisto e se é esta a continuação que vão querer durante os próximos quatro anos.

Abraço

Roberto Raposo