terça-feira, 21 de julho de 2009

E A MERDA CONTINUA...

Praias dos Olhos de Água e Maria Luísa, no concelho de Albufeira, interditas a banhos
21.07.2009, Idálio Revez

Ruptura de uma conduta obrigou a desviar os esgotos para um "tubo-ladrão" que desemboca no mar, na proximidade das duas praias


Os esgotos voltaram a rebentar este fim-de-semana na praia dos Olhos de Água. A capitania proibiu a prática balnear, mas a ordem não foi cumprida. Ontem, indiferentes ao que se passara no domingo, os veraneantes atiraram-se à água, mesmo com a bandeira vermelha erguida e a Bandeira Azul arreada. Não chegaram a cheirar, nem a ver, os efluentes que foram desaguar a cerca de 50 metros da costa. A interdição foi alargada à vizinha praia Maria Luísa, como medida preventiva, dada a influência dos ventos de levante.
A origem deste incidente, disse o presidente da câmara, Desidério Silva, "deveu-se à ruptura de uma conduta com seis metros de comprimento, substituída de imediato". A tubagem, adiantou, "tinha sete ou oito anos, e em circunstâncias normais não teria rebentado". O autarca reconhece que esta zona carece da construção de "uma nova estação elevatória, prevista no plano de actividades da empresa [multimunicipal] Águas do Algarve desde há três anos". O regresso da Bandeira Azul está agora dependente dos resultados das análises, mandadas fazer pela Administração da Região Hidrográfica, que deverão ser hoje conhecidos.
Desidério Silva salientou que, apesar de a ruptura se ter verificado ao domingo, "foi possível mobilizar cinco limpa-fossas, a trabalhar em permanência, impedindo que o efluente chegasse à praia". Por outro lado, acrescentou, na zona existe um "um tubo-ladrão, que desagua a cerca de 50 metros da costa - uma válvula de escape para o mar". O autarca disse ter recebido a garantia do presidente da Águas do Algarve de que, no fim do Verão, "começa a construção de um nova estação elevatória."
Ontem de manhã, o nadador-salvador da Olhos de Água explicou assim a quantidade de gente que tomava banho com a bandeira vermelha hasteada: "São tantos, não posso impedir, posso apenas recomendar". "Quem pode proibir é quem tem farda, a Policia Marítima, e não está aqui".


Comentário FORUM ALBUFEIRA:

Alguém telefonou à rapaziada da Universidade da Beira Interior para não virem a banhos nestas praias? Não? Foi em nome da qualidade de vida deles? E os que cá estão e arriscaram o seu dinheiro, que imagem é que levam? Palavras para quê.

O ano passado o culpado foi um rato e este ano serão os mesmos ratos? O Executivo deve estar a emitir uma nota de imprensa com as explicações para o que só tem explicação na incúria, falta de investimento e desrespeito para com a população desta maltratada aldeia.

E o senhor presidente da Junta eleito pelo PS nunca teve nada para dizer? Embora o problema venha de trás, anda há 4 anos com o problema ao colo e o rato também lhe comeu a lingua? Contenta-se com esmolas para a sua freguesia?

O povo não dorme!

10 comentários:

Anónimo disse...

Tão se a máquina de lavar roupa der o berro a vossa cozinha não fica alagada? Se for a sanita, talvez fiquem com a casa de banho cheia de merda também...
Uma conduta rebentou, prontamente os serviços foram tratar dela, alguma porcaria foi pro Mar, 2 dias depois nem há vestigios dela nas análises... e arma-se aqui uma tempestade como se tratasse de um Petroleiro que tinha derramado crude na baia de Albufeira...
Quem diz que pouco se investe nas águas/esgotos em Albufeira não se deve lembrar que há uns anitos atrás bem podiamos abrir as torneiras no Verão que não pingava água nenhuma. Hoje em dia é raro. Anda é muito menino com merda na cabeça. Até os estudos que falam bem de Albufeira lhes fazem confusão. São Cidadãos por Albufeira e nem o que é bom sabem realçar, apenas deitam abaixo como não sendo credivel ou quem sabe dizendo que são estudos comprados. Vêm 3 linhas no Correio da Manhã por causa de um cagalhão e há logo um post. O estudo que nos dá o 3º lugar Mundial como destino de Praia também foi 'encomendado' não? E outra coisa... O Sr Florival foi roubado, segundo dizem em 100 mil euros... a ACOSAL não tem nada a dizer? Ou como vende bebidas e dormidas não é comerciante? Será prudente da parte dele ter um cofre com tanta 'massa' que a funcionária tem livre acesso a pedido dos ladrões?

Mosse do Cais disse...

Amigo meu,até pode ter razão,ás vezes fazem-se um grande alarido por pequenas coisas. Mas, que Albufeira precisa ,repensar o sistema de esgotos e o seu tratamento tambem é verdade.Porque não fazer no Escarpão uma grande ETAR que sirva o concelho de Albufeira, e que possa ser aumentada quando for preciso,a ETAR de Val Faro já não serve, além dos cheiros que emana , tambem a sua capacidade esta ultrapassada,é por isso que a "merda" vai crua para o mar nas horas de ponta.O que é uma garnde merda para a capital do turismo.Temos que pensar no futuro .Pode ser que o David tenha algo a dizer,e seja o autarqua, que Albufeira á muito precisava,e porque sim.

Anónimo disse...

Mosse do Cais não sei se sabe mas está a ser feita em Monte Juntos na estrada de Vale de Parra para a Guia uma das maiores ETARES do nosso País que vai receber « Merda» de tres concelhos Albufeira, Silves e Lagoa e como diz a Srª Valentina Calisto é inaugorada até ao fim do ano já por lá passei e espero que uma obra daquela resolva não digo tudo mas pelo menos mais de 80% do problema do concelho

rosária m. disse...

Ao primeiro comentador que vem lembrar a falta de água que se fazia sentir nas torneiras, quer com a obrigação que os autarcas têm de trabalhar para o bem comum onde se conta providenciar a água nas torneiras, iludir as falhas noutras facetas dessas obrigações?

Parece que sim! Há sempre gente disposta a dar um comentário anónimo para salvar a pele de quem gere um concelho turístico e enfrenta a reincidência dos problemas.

É mesmo preciso ter azar na política!

Anónimo disse...

E há sempre alguém que só abre a boca para deitar abaixo.

Não é assim dona Rosaria m.

E mais não digo, pois já m... a mais por aqui!

Anónimo disse...

Olhos de Agua é daquelas freguesias que comem e calam, o presidente é outro Ps que ninguem viu nem ouviu, a vida vai bem por aqueles lados e ainda correm para o lugar...'!?!? é a porca da polítiquice.

carlos

Anónimo disse...

E o que se faz a quem "faz merda!?"

Eu até rio...
No ano passado alertámos para a porcaria. Ninguém ligou...Ainda houve quem se risse de nós. Até um Sr Assessor do Presidente se ria entre dentes sempre que nos ouvia falar ou via por perto.

Agora vem aqui um gajo falar de máquinas de lavar, de balelas de quem não sabe viver com a responsabilidade pelas especificidades públicas, e pronto. Já está. Desidério até já tem estátuas a ser feitas para cada freguesia. Pois se o homem até homens consegue "comprar" ao partido alheio!? Este gajo era bom para a nossa colonização... só é pena que se fique "show". Agora se a merda anda à mostra, querem lá ver que também é culpa do São Pedro, como nas inundações? Que giros os PSD's!!!! Sejam ao menos albufeirenses interessados pela vossa terra, e deixem-se de arranjar "palhinhas" para o negociante de Boliqueime!

Sim, Senhor. Esta da "merda" vem dar cabo dum Outdoor que por aí anda.... também não abona nada a favor da estética deAlbufeira.

Anónimo disse...

falas falas e afinal só dizes merda...

Anónimo disse...

DESIDÉRIO SILVA HOMENAGEADO PELA NUCLEGARVE

2009-7-28
Gala de Solidariedade destacou personalidades da região, numa iniciativa anual da NUCLEGARVE - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve

A VI Noite da Solidariedade juntou centenas de pessoas no EMA -Espaço Multiusos de Albufeira – em benefício de uma causa social. Durante o evento, a organização homenageou Desidério Silva, Presidente da Câmara de Albufeira, pelo apoio que tem concedido à Nuclegarve, no desenvolvimento de diversos projectos sociais.

No passado dia 25 de Julho, o EMA foi palco da VI Noite de Solidariedade. Esta é uma iniciativa anual da Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -que tem sido realizada com o objectivo de angariar fundos para a construção do projecto “Aldeia da Solidariedade”.

Este ano, a VI edição trouxe a música do grupo Al- Mouraria e a homenagem a três personalidades da região algarvia: Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Padre César Chantre, Director do Centro Paroquial Paderne, e Dr. Jorge Botelho, Director Regional da Segurança Social.

No seu discurso, o presidente da Nuclegarve, Paulo Almeida, agradeceu às três entidades homenageadas pelo contributo que têm prestado ao projecto “Aldeia da Solidariedade” - um equipamento social destinado a prestar os serviços de infantário, creche, centro de dia e lar de apoio a idosos.

Refira-se que o terreno para este equipamento foi cedido pela Autarquia, que suportou também os custos de elaboração do projecto de arquitectura e concedeu um apoio financeiro de 100 mil euros, destinados ao avanço da 1.ª fase da obra.

Desidério Silva mostrou-se satisfeito com este reconhecimento e referiu que o Município de Albufeira tem feito um “forte investimento na área social, através da criação de uma rede de equipamentos que têm vindo a aumentar significativamente a oferta do concelho”. Segundo o autarca, “a Aldeia de Solidariedade é um projecto de referência para o concelho, que vem dar resposta a grande parte das necessidades de âmbito social e humanitário. A Câmara Municipal tem apoiado o projecto desde o início, procurando dar as condições essenciais para que a Nuclegarve possa cumprir o seu objectivo que também é o nosso: servir a população”.

DESIDERIO2009/A Vitória é certa!

Anónimo disse...

É altamente lamentavel que o FORUM ALBUFEIRA, tenha entrado por este caminho do sensacionalismo ao querer mostrar que está de posse de todos os segredos ao apontar o meu nome como candidato às próximas eleições autarquicas pelo BE, que me merece o maximo respeito como todos os outros Partidos. Infelizmente só se pode fazer politica dentro dos Partidos é um sistema Parlamentar e só os Partidos podem concorrer às eleições legislativas tendo-se abrido uma excepção para as eleições autarquicas onde se podem constituir grupos de cidadãos independentes para concorrer ao poder local. Daí que o BE em Albufeira viabilisse a concorrencia eleitoral autarquica em Albufeira a um grupo de cidadãos independentes, como o fazem noutros Distritos todos os Partidos que assim reunam condições para concorrer. É uma estratégia legal que serve os Partidos e os Grupos de Cidadãos Independentes, o País, o Poder Local e sobretudo o sistema democrático. Ser mais papista que o Papa é muito feio e também um jornal "AVEZINHA", já lançou a mesma atoarda em Março ou Abril de que eu seria candidato e até agora nada aconteceu. O que for soará na hora própria, só não aceito que o Forum Albufeira que procurei com artigos de OPINIÃO dignificar e prestigiar, venha agora alertar o Desidério para se posicionar para o ataque aos seus possiveis adversários, mas que neste momento eu não estou nessa conta. Só quando as candidaturas forem oficiais saberemos quem são os candidatos e a sua posição nas diversas listas, por agora quanto ao que me toca, alguém durante 10 meses não conseguiu reunir as assinaturas para uma candidatura de independentes suportada pelo Forum. Quanto ao povo pagar a factura, como seria possível em 20 dias recolher as assinaturas para uma eventual candidatura paga pelos bolsos dos candidatos, que também são povo. Há que dizer que o FORUM ALBUFEIRA prestou um péssimo serviço à Democracia ao anunciar, abusivamente utilizando o meu nome com uma noticia que neste momento não corresponde à verdade e mesmo que o fosse teria de ter um suporte legal, para que o forum não esteja a transmitir um facto que pode prestar-se a insinuações cujos resultados são por demais evidentes nos comentários ai observados que não prestigiam o FORUM ALBUFEIRA. Para todos os Albufeirenses a minha total solidariedade, esperando que todos possam contribuir para a elevação do debate politico e melhoria social dos cidadãos.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Aires