terça-feira, 14 de julho de 2009

política à moda de albufeira (50)


a direita tem o olho bem aberto virado para o orçamento


POLÍTICA DE DIREITA!

Nos últimos quase oito anos, fomos dirigidos por uma política abertamente de direita, praticada pelo PSD em minoria simples e maioria absoluta.

De uma maneira geral, com o PS no poder ou na “oposição”, podemos concluir, pelos resultados, que as grandes decisões ou a falta delas, criaram uma cidade titulada de capital do Turismo mas, em caminho acelerado para a frustração e abandono de milhares de habituais frequentadores, nacionais e estrangeiros, com elevado poder aquisitivo.

A estratégia de correr atrás dos interesses do betão, aproveitando os milagres económicos europeus, principalmente o irlandês, que se eclipsou, empanturraram uma cidade que cresceu não deixando espaços para os equipamentos e habitação social, que quando tivermos mudado de políticas e optemos por soluções mais justas, vão custar uma enormidade de dinheiros públicos.

A política de direita, pôs e põe os interesses privados à frente dos interesses da imensa maioria da população, que é democrata e tem visto piorar as suas condições de vida.

A política de direita, conduziram-nos a uma cidade fantasma (dormitório de Verão), desordenada, sem uma alargada e consolidada estrutura hoteleira de grande qualidade, descaracterizada, atravancada, betonizada, com falta de respostas sociais, com graves deficiências na educação, prestação profissional e na saúde.

Curiosamente, quem ouviu as promessas do actual presidente há oito anos atrás, julgava estar perante um programa mais à esquerda do que o do PS da altura, aproveitando-se bem dos erros destes e do descontentamento popular sobre o rumo seguido.

Esta táctica camaleónica de Desidério Silva, a par do seu estilo popularucho, deram a primeira vitória a um Partido de direita, que rapidamente abandonou a sua linguagem eleitoral para passar a aplicar, bem orientado de fora, as teses do PSD e dos seus apoiantes do grande capital moderno, sedento de ganhar dinheiro à custa de um concelho cheio de enormes capacidades naturais e humanas.

Numa análise, ainda que ligeira, qualquer cidadão pode constatar que as políticas sociais se resumiram a uma mão cheia de subsídios às associações controladas pelos amigos, uns bailaricos, umas festarolas de Verão e o resto ficou na gaveta.

A política de direita descurou o ambiente, a racionalização de meios, as energias alternativas, a infra-estruturação de alcance estratégico, a organização social e económica empobrecendo o comércio e restauração e, de uma maneira geral, o conjunto das freguesias que só foram alvo de obras de pretenso alindamento.

Só não vê, quem não quer ver!

5 comentários:

Anónimo disse...

politica de direita é pouco porque encher os bolsos deles e dos amigos é mais do que politica de direita, o salazar até corava. V
ao fazer mais um palácio de 7 milhões e casas para a populaçlão que precisa nada.Estão a cabar no montinho um hospital dos privados e o povo vai para as bichas do centro de saude. Tu queres um lugar para o teu filho no infantario e ficas á espera.E ainda falam em qualidade de vida ?

carlos

Firmino Santos disse...

O que dá pra pensar é toda a calma da vida de Albufeira, não se ouve nem o vento e como querem mudar o quer que seja ? Por mim, vivo insatisfeito e muitos outros cidadãos mas não vejo mais ninguem dizer nada, só o Forum.

Anónimo disse...

Não dizem nada, porque independentemente do partido do governo municipal podem sempre comer no mesmo prato. é por isso que nunca se ouviu o PS a fazer oposição como deve ser. o David é um ingénuo e o Fernando Anastácio & Companhia sabem-na toda...
David!, Fernando!... Trabalhem... fazem o vosso papel, ou será só retirar benefícios da influência...
Sejam pelo menos uma vez na vida OPOSIÇÃO! Fazem pelo menos uma vez na vida OPOSIÇÃO, os meus filhos agradecem e os Vossos também!
Obrigado!

Anónimo disse...

O Fernando Anastácio Fazer OPOSIÇÃO?
Então já alguém viu um gato arranhar os olhos do Outro?

Mosse Debe disse...

Mosse Debe o PSD é de direita e o que é que a gente queria que eles olhassem pro povo ? Só se tivessem a dormir e eles estão sempre a tramar alguma para os lobbies do capital.