sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Crónicas de Vasco Barreto

Portugal está superlotado de "comandantes"



Há poucos anos atrás um quartel de bombeiros era dirigido por um chefe. Por influencia dos jornais e da televisão estes chefes passaram a "comandantes". São "comandantes" dos bombeiros, "comandantes" da protecção civil locais, regionais e nacionais. 

Um comandante da marinha de guerra, oficial superior, tem o grau académico de licenciatura, um comandante da marinha mercante tem o grau académico de bacharel e os chefes de bombeiros alguns com apenas a 4ª.classe e outros até amadores passaram a "comandantes". 

Como vivemos no País da fantasia a moda pegou e a situação está estacionária. Pese embora o nobre missão dos bombeiros não é aceitável, do ponto de vista ético, tentar equiparar um chefe de bombeiros a um comandante da Armada ou a um comandante da TAP. 

O Ministerio da Defesa Nacional tem de acordar com o Ministerio da Administração Interna o retorno dos "comandantes" dos bombeiros e da protecção civil à categoria de chefes. Comandantes dos bombeiros em Portugal só existem no Regimento de Lisboa e no Batalhão do Porto. 

É preciso colocar as pessoas nos seus lugares.                


Vasco Barreto

Albufeira.

1 comentário:

Branco da Silva disse...

Boa tarde,

Meu caro, quero apenas fazer uma pequena correcção, um Oficial da Marinha Mercante , tal como um Oficial da Armada detém o grau académico de licenciado. E os próximos oficiais quer da Escola Náutica quer da Escola Naval, através do novo diploma de Bolonha obtém o grau académico de mestrado.

Com os melhores cumprimentos,

Branco da Silva