sexta-feira, 29 de abril de 2011

O fascismo não morreu...

Uma peça de teatro em tribunal pela mão dos filhos do fascismo!


Recebemos um texto que nos merece muita atenção, uma denúncia de uma infâmia que deve merecer o nosso mais vivo repúdio…

Uma ofensa à memória colectiva de um povo e fundamental das mulheres e homens que lutaram contra o regime fascista e foram presos, torturados e mortos às ordens de uma polícia sanguinária de nome PIDE!

É Fartar Vilanagem!

“Dia 3 de Maio, pelas 9h15, um julgamento que nos remete para os tempos da ditadura…

Os réus: Margarida Fonseca Santos (autora), Carlos Fragateiro e José Manuel Castanheira (ex-directores do Nacional D. Maria II) – são acusados, pelos sobrinhos de Silva Pais, dos crimes de difamação e ofensa à memória de pessoa falecida. No seu entender, denegrimos a imagem do último director da PIDE com a adaptação para teatro do livro A Filha Rebelde (de José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz), feita para o TNDM em 2007, com encenação de Helena Pimenta.

O Ministério Público não acompanhou a queixa.

Conquistámos, no 25 de Abril, a liberdade de expressão, que está agora posta em causa. Mas, mais grave ainda, esta é uma tentativa de branquear a imagem daquele que foi o responsável máximo da PIDE – a polícia política que perseguiu, torturou e matou muitos opositores ao regime, entre eles o General Humberto Delgado.

Assina
Margarida Fonseca Antunes (autora)”

Sem comentários: