sexta-feira, 1 de abril de 2011

Crónicas de Vasco Barreto

Albufeira vive em clima de medo

Albufeira foi durante muitos anos considerada uma, senão a localidade mais segura de Portugal. Os próprios turistas estrangeiros ficavam admirados de encontrar um sítio turístico tão seguro, coisa que não sentiam por essa Europa fora.

Num passo de mágica esta cidade e arredores passaram a figurar nos jornais e televisões como um sítio duvidoso e violento. Uma reviravolta de difícil explicação. As sucessivas reuniões entre o presidente da Câmara e os vários ministros em nada resultaram.

O “conflito oficial” entre a CMA e a GNR local tem contribuído para agravar a situação. A Governadora Civil diz que não tem dado por nada e o nosso presidente que sempre se recusou a acabar com o comércio clandestino nas ruas da cidade, aparece agora preocupado com a segurança pública, o que não deixa de ser caricato.

As nossas forças policiais “andam às aranhas” porque não estão preparadas para lidar com os “profissionais” do Leste europeu, indivíduos com formação militar e policial.

O medo começa a instalar-se na sociedade albufeirense mas a solução existe. Basta a CMA criar um protocolo de informações entre a GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, seguranças privados, bombeiros e taxistas e os resultados vão aparecer.

Se não resolvem o problema, é porque não querem.

Vasco Barreto

Albufeira

Sem comentários: