terça-feira, 19 de abril de 2011

FMI rouba 520 milhões com Portugal... só em juros!


Só em juros referentes às ditas ajudas provenientes do FMI e do BCE (Banco Central Europeu), à Grécia e Irlanda, ultrapassou os números da dívida de Portugal…

Isto vem a propósito sobre a operação de resgate financeiro a Portugal que irá dar um lucro aproximado de 520 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e de 1060 milhões aos países europeus…é fartar…

O pacote da dita ajuda, anunciado na semana passada, deverá rondar os 80 mil milhões de euros e será disponibilizado em várias tranches já este ano e até 2013. Deste bolo, o FMI "emprestará" 20 800 milhões de euros.

Mas como o Banco Central Europeu (BCE) decidiu iniciar a subida de juros este mês, agravando assim os custos suportados pelo FMI e pela União Europeia quando forem ao mercado buscar dinheiro para Portugal, a factura pode ser ainda mais alta.

A margem de lucro, autêntico roubo, resulta da diferença entre a aplicação da taxa de juro final praticada e o custo de financiamento do FMI e da UE, que no caso de Portugal deverá rondar 3%, com tendência para subir.

Estes números mostram bem a justeza dos que defendem, como nós que o povo português não deve e não tem de suportar uma dívida que não é sua. Portanto a palavra de ordem deve ser a seguinte, por parte dos trabalhadores e dos verdadeiros democratas: Não Pagamos!

Sem comentários: