quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crónicas de Vasco Barreto

No concelho de Loulé. Querença fabrica o melhor pão do mundo.

Os árabes ensinaram os algarvios a fabricar o pão e o povo de Querença aperfeiçoou a técnica do amassar, tender, levedar e enfornar, conseguindo produzir o melhor pão do mundo. Os árabes, então nossos professores, continuam a desconhecer esta técnica.

A América latina come hoje o pão com a técnica de Querença. Brasil, Argentina, Venezuela, Colombia, Bolivia e Peru são nossos alunos.
O povo de Querença domina o segredo do amassar, tender, levedar e enfornar como ninguém. Querença precisa de realizar uma feira anual para mostrar como se faz o melhor pão do mundo, porque as nossa autoridades turísticas andam mais preocupadas com a construção civil e esta aldeia está um pouco afastada do mar.

Agora que alguns "patos bravos" da política conseguiram afundar o litoral algarvio, é tempo de nos voltarmos para a cultura serrana como forma de segurar o nosso Algarve de pé. É preciso colocar a aldeia nas rotas turísticas do Algarve, com excursões semanais e assadas organizadas para provar o melhor pão à face da Terra, condimentado com a melhor chouriça de Portugal. O Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Querença devem juntar-se para mostrar ao mundo de onde partiu o pão que a América latina come.

Vasco Barreto

Albufeira

Sem comentários: