segunda-feira, 4 de abril de 2011

A saga do ruído


O vereador do ruído, depois das cambalhotas do executivo PSD durante o ano passado em que nada fizeram, fixou publicamente o fim do seu mandato para o fim deste flagelo. O que, na prática, significa a concessão de mais três épocas ao ruído e a maioria dos munícipes e visitantes que se lixem.

Um problema com décadas de impunidade e que se agudizou nos últimos anos, com responsabilidade no afastamento de turistas, teve em 2010, perante o aumento da pressão de um conjunto de cidadãos que se organizaram para fazer frente ao imobilismo camarário, pela primeira vez a atenção do presidente da edilidade que fez distribuir uma nota, por si assinada, com as seguintes declarações: começou por,“Incumbe a este Município de Albufeira tomar todas as medidas adequadas para efectivar o controlo e minimização dos incómodos causados pelo ruído resultante de quaisquer actividades;”… e acabou, “Mais se deverá fazer público que se encontram em público diárias e sucessivas acções inspectivas, quer pelos serviços de Fiscalização (?!), quer pela Polícia Municipal (?!) no sentido de se controlar com rigor, a legalidade das actividades desenvolvidas, no período nocturno, nos estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho, sendo os desvios apurados punidos (?!) com a impetuosidade que a situação merece”.

Depois de lançado e distribuído o documento, que rapidamente entrou nos caixotes do lixo, o ruído continuou a sua saga imparável.

De toda as promessas presidenciais que chegaram a colocar a data do fim de Agosto para a normalidade e prestação de contas, não só nada foi feito como o próprio presidente faltou à reunião de Câmara para estar ao serviço do partido.

Só com muita pressão e para mostrarem serviço, encerraram um único bar reincidentemente prevaricador que já recorria a ameaças físicas públicas. A prometida acção da Fiscalização não se fez e a Polícia Municipal descansa à noite. Só o vereador é que diz circular algumas vezes à noite admitindo os abusos que entretanto não lhe merecem mais do que conselhos aos produtores. E assim se passou mais uma época de triunfo do ruído, com os seus padrinhos bem assinalados.

Começa uma nova estação e tudo está como antes. Câmara, ACRAL e ARESTA, um verdadeiro triângulo de amigos do ruído, falam quando forçados mas não querem fazer nada. E junta-se-lhes uma GNR expectante ou desautorizada?...

Vamos ver quando se cumprirá a lei! De certeza não será para a data que agrada ao vereador…

FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: