quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um manual que ganhava um segundo volume só em Albufeira...

Manual de crimes urbanísticos



Com este título, que consideramos chamativo, o presente manual, expõe de forma bastante clara e objectiva, as principais causas da desorganização e desqualificação urbana, que vão desde, na nossa opinião, da incompetência técnica à corrupção, passando pela especulação imobiliária, um cancro neste sistema, bem consolidado.

Enriquecido com ilustrações muito práticas, sob o nosso ponto de vista, o manual poderá ser um instrumento útil para que a consciência individual e colectiva dos cidadãos se transforme num combate à passividade dominante das comunidades perante os inúmeros atentados ao património e à qualidade de vida nas nossas cidades, impondo assim políticas contrárias às existentes na maioria das nossas autarquias, portanto estratégias e boas práticas ao serviço dos cidadãos.

«Há uma mão suja sobre a cidade. São cada vez mais os mecanismos - lícitos e ilícitos - que violam as mais elementares regras de planeamento urbano”, escreve o autor Luís Ferreira Rodrigues, mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, que tem desenvolvido a sua actividade profissional como urbanista em Lisboa.

O livro é editado pela Guerra & Paz e tem prefácio do arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.


Cerquemos os bandidos da política e técnicos de serviço que praticam estes crimes!

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto é bem verdade. É só corupção por parte desses politicos da Câmara de Albufeira e de alguns funcionarios que trabalham em locais previligiados`.
É sabido que fiscais da CMAlbufeira tem sido afastados de locais em construção para não procederem em conformidade, mas não só, também se sabe que tem sido efectuados embargos eas obras continuam. Porque será? Então é facil e a resposta é: Porque o filho Presidente da Câmara trabalha nesse empreendimento onde ganha rios de papel .

Anónimo disse...

É bem verdade,em Albufeira a 10anos a esta parte daria para escrever mais dois manuais de crimes urbanisticos.Dou-lhe um exemplo: Estava um pobre cidadão a construir um muro quando chega dois fiscais da CMAlbufeira e aplicam-lhe um multa por não ter licença.Contudo estão obras embargadas mas continua-se a construir.Não é estranho!? quem é que está a ganhar com isto tudo. Eu não sou, mas acho que A PJ e o MP deveria entrar em campo e averiguar que contra partidas algúem estara a receber em troca.