quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alunos protestam contra o fim do actual passe social



Mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de Lisboa estavam às 12 horas de hoje a manifestar-se frente ao Ministério da Educação, na avenida 5 de Outubro, contra as medidas canalhas de austeridade, em particular no corte na comparticipação do passe escolar.

Uma das jovens estudantes presentes afirmaram peremptoriamente que vinham aqui para travar estes cortes que estão a ser feitos”, adiantando de que “se for preciso ficamos aqui até à noite”, garantiram. O protesto engloba tosas as queixas contra os cortes e a educação em geral, mas principalmente contra o anunciado fim do passe escolar que presentemente tem uma redução de 50 por cento no preço.

Soubemos que o protesto de hoje foi organizado, segundo os alunos presentes, pela Escola Secundária António Arroio, que enviou “15 piquetes às outras escolas secundárias para distribuir panfletos com apelos de luta e palavras de ordem.”

As palavras de ordem mais ouvidas eram bastante significativas e bem audíveis, “Não aos cortes na Educação”, “Exames não” e “O passe escolar não é para acabar”. Entretanto era distribuído um papel aos alunos, passantes e jornalistas, onde se lia nomeadamente apelos como “Pela Escola a que tens direito” e “Para que não te tirem o passe 4-18”, apelos, esses para que mais alunos se manifestem.

A esta luta é importante juntar-se, principalmente todos os sectores de educação, professores e encarregados de educação, e naturalmente as organizações sindicais…que parecem andam a dormir na forma…

A Luta dos estudantes é a mesma luta do povo trabalhador.

Sem comentários: