terça-feira, 8 de novembro de 2011

Metro de Lisboa: Greve 100%...trabalhadores dos transportes fazem greve em todo o país


Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estiveram hoje, como previsto, em greve, entre as 6 horas e as 10 horas da manhã. A adesão foi total, informou-nos o nosso correspondente da linha sindical Luta-Unidade-Vitória, presente num dos locais, onde os trabalhadores constituíram como sempre os piquetes de greve, entre eles o SINDEM. Estes piquetes além de fazer cumprir a vontade dos trabalhadores em fazer a greve, servem para discutir todos os problemas que afectam esses trabalhadores. “A Greve Geral nacional, não podia estar fora das nossas conversas”, afirma um dos trabalhadores em piquete, “é preciso que os trabalhadores estejam mobilizados para a Greve Geral seja o começo da realização de mais Greves Gerais para derrubarmos este governo reaccionário e em seu lugar que seja constituído um governo democrático patriótico”, adiantou um dos trabalhadores em conversa com o nosso correspondente.

Um pouco por todo o país, os comboios não circularam na sua maioria, linha de Cascais e Sintra, Coimbra e linhas suburbanas no Porto, os trabalhadores paralisaram totalmente a circulação de comboios. Os barcos da Transtejo e da Soflusa, não andaram nas respectivas horas de paralisação. Entretanto os trabalhadores da Carris e STCP reuniram-se em plenários.

Estas greves e plenários têm como objectivo protestar contra os roubos nos salários, onde se junta o previsto roubo dos subsídios de férias e de natal. A luta incide também contra o não cumprimento dos acordos colectivos de trabalho, as previstas fusões de empresas e posteriores privatizações, tendo como corolário de provocar despedimentos neste sector.

Sem comentários: