quarta-feira, 30 de novembro de 2011




Albufeira: a falência dos equívocos



Como o tempo explica tudo, o concelho “Capital do Turismo” está envolvido neste período sequente ao fecho da estação turística, num conjunto de factos, uns atrás dos outros, que desmontam as teorias oficiais “do melhor concelho para viver” e de um dos “melhores destinos turísticos do mundo”.
Poucos anos atrás, em tempo de vacas gordas do orçamento, o primeiro slogan assentava em estudos contratados pelo erário, com apresentação folclórica para a imprensa e, o segundo, foi tónica ao longo dos espectáculos de Verão, veiculado pelas estações de televisão (que não trabalham de borla), e tiveram continuação na recente concentração das confrarias.
Fechada a estação estival, chegam os balanços e a sucessão de notícias aterradoras, com a falência de hotéis, bares, restaurantes e comércios, salários em atraso até nas micro empresas e dívidas astronómicas a Bancos e outras entidades públicas e privadas, acrescentando aos números vermelhos que mancham a actividade económica do concelho, outros rodeados de profundo dramatismo.
Entre eles, um resort badalado, de um grupo empresarial acobertado pelo poder, que foi promovido na Galiza anos atrás, em visita de publicidade turística oficial, a expensas do erário.
Depois da crise da dívida camarária da água que ultrapassa a dezena de milhões de euros, onde o executivo procurou empolar como desculpa a dívida de alguns hotéis que se arrastava por cumplicidade, eis que estes hotéis foram mostrando outros buracos da contabilidade ao extremo da insolvência.
Da distância da propaganda eleitoral até hoje, onde se anunciavam mais investimentos imobiliários, entre resorts de luxo e hotéis de 5 estrelas e grandes parangonas de emprego, os resultados práticos são estrondosamente inversos.
Há anos que vimos denunciando, quer o esbanjamento autárquico, quer os efeitos negativos a curto prazo das políticas de exploração desenfreada dos solos, a especulação subsequente que se tornou incomportável para as empresas e a falta de noção estratégica de que os aumentos desregrados das taxas camarárias iriam agravar a sua operacionalidade.
Este somatório de factores, produzidos sob o efeito ilusório dos slogans denunciados, empurraram o destino e os seus negócios para próximo do abismo.
A perda de clientes, o seu fraco desempenho financeiro e o alargamento da sazonalidade, por razões de desestruturação acumuladas, nunca preocuparam o executivo camarário que a elas aludia com displicência e até agressividade para com os críticos.
Desidério Silva e Carlos Silva e Sousa, presidentes da edilidade e da assembleia municipal, que geriram mais de 900 milhões em oito anos, são os rostos visíveis destas políticas que produziram o endividamento camarário, quase 5 mil desempregados, centenas de falências, descapitalização das empresas, dívidas e conflitualidade pública e privada, que vão mergulhar o concelho numa recessão sem precedentes.
Dadas as características de grande qualidade natural do concelho, duramente afectadas, particularmente a sua identidade piscatória, traídas pela ganância e pelo compadrio oficial em torno do imobiliário, com outra gestão dos recursos, não se enfrentaria esta situação.
Com o inquilino camarário de saída, com o concelho e o país em estado de sítio, as forças sociais progressistas devem mobilizar-se para a criação de alternativas.

Luis Alexandre

7 comentários:

Anónimo disse...

o que é que se esperava.Temos um Presidente de Câmara Forasteiro e analfaburro, mal sabe escrever e interpretar sinais economicos,vaidoso,arrogante, diz tudo que sim mas não cumpre,só para com os amigos, na Câmara anda com o rabo preso, pois já ninguém o respeita pelo o seu comportamento e postura. Tem sido uma pouca vergonha.Deveria ser exido uma auditoria a Câmara Municipal de Albufeira para se apurar o que esse Desidério tem feito ao longo desses anos e teriamos de certeza um Isaltino Morais. Agora o que se houve é que ele quer fugir da Câmara para um outro Tacho, pois ali já deixou de ser o Comandante do navio.
A população de Albufeira deveria pedir contas a este senhor para uma vez por todas se saber qual a profundidade das ilegalidades que este Senhor cometeu em prol de interesses pessoais, sim por que eles existem e estão bem presentes. Espero que o seu Partido tenha o bom senso de não o reconduzir a gargo algum, porque será uma vergonha aquilo que para breve estará para surgir.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentador, com o governo a ser do psd ninguem vai investigar nada e ainda vão dar um bom rebuçado para arrumar as botas.
Tanta massa que passou em Albufeira e para onde é que ela foi ????? país de merda mas a culpa é do povo não haja duvidas.

Anónimo disse...

Penso que desta vez, as ilegalidades cometiadas pelo o Desidério não passarão em branco, pois contra factos não há argumentos, e na verdade os factos existem. Felizmente o PSD não vai fazer questão de tapar este Senhor que nuita gente tem prejudicado, até porque com as medidads de auteridade que ai estão a porta de cada cidadão, o povo precisa de gente honesta em cargos publicos e não de prevericadores como é o caso deste individuo. Tenho a certeza que tudo será esclarecido, até porque este senhor já nem aparece nas assembleias da câmara com medo de ser confrontado com quetões embaraçosas, alias prefere passear por espanha levando toda a familia a conta do erário publico etoda a gente sabe que é verdade é publico basta verificar na revista o Algarve Mais. Tem abusado dos dinheiros publicos com as festanjas e as fanfarices que tem feito, exemplo disso foram os milhares de Eurospara as festas de passagem de ano pago a SIC só para aparecer alguns momentos na TV, para se auto promover junto das elites do seu partido, que felizmente parece-me que já se aperceberam de tais factos.Ele está com medo, até fede de medo quando se esta ao pé dele, foge que nem um cobarde. É só gafes, espero que brevemente a PJ cumpra as suas obrigações, entre por aquelas instalações a dentro e faça mais uma limpeza, porque esse senhor tem muito que explicar, e agora já é tarde para voltar a trás. É O MAIOR SEM VERGONHA QUE CONHEÇO, ALDRABÃO NATO.

Anónimo disse...

Proponho que seja organizada uma comissão de cidadãos para pedir esclarecimentos sobre determinados assuntos pertinentes, que teem ocorrido no concelho de Albufeira.Porque de facto o ´MAYOR anda em eventos muito, muito, estranhos.

Anónimo disse...

Ai, Ai, se senhor presidente Lê isso dá-lhe um colapso, mas infelizmente parece que existe uma ponta de verdade em tudo isso. Ora vejam. Os randes empreendimentos não pagam centenas de milhares de Euros de água que devem a Câmara, e o que diz o Sr presidente em declarações .." Pois eles não pagam, e nós não vamos cobrar pois nem vamos cortar a agua pois coitadinhos teriam que fechar os hoteis e haveria muito desemprego". Contudo os despedimentos na hotelaria teem ocorrido de uma forma brutal e a agua continua por pagar. Solução: Aumentar a água, IMI etc.É só Trafulhice. É verdade que não se pode agradar a gregos e a troianos, mas de facto há sinais que indicam que existem falhas graves para esclarecer e teem que ser esclarecidos. Concordo que seja lançado um movimento do cidadão para se esclarecer derterminados factos que ocorreram no concelho até podemos questionar o Sr. Presidente no Facebook. Mas primeiro ele teria que nos aceitar como amigos.

Anónimo disse...

Parece que nero acordou, e quer dar fogo a Albufeira. eeeeeeeh, boa, vamos alinhar nessa, tempo de crise, tempo de limpeza, abaixo o monopólio do Desederismo. Bem espero que haja coragem para levar isso em frente, pois eu vou contactar algumas pessoas que possivelmente sabem alguns podres desse senhor. Estou mortinho por ver, essa peixeirada.... Aaaaaah, eles vão fugir... temos CASO ai temos..iiiiiiii quando se puxar o fio do novelo quem virá atrás ai ai já doí. è verdade que nos corredores da Politica se comenta que ele quer fugir da Câmara, alias ele queria fugir para Lisboa para deputado mas ninguém o quis iii e sabem porquê? porque o seu partido quer estar rodeado de gente competente. mas parece que quer assumir o cargo de presidente da RTA e olhem que é bem capaz, ele tem treinado bastante para isso, vejam as viagens que ele tem feito para o estrangeiro para promover albufeira,nem o paulo portas vai conseguir supera-lo.

Anónimo disse...

Corram com esse Desidério analfaburro "gostei", de Albufeira e o mandem para Boliqueime - Loulé, para se juntar ao seu tão querio Cavaco "outro igual", mas antes metem o analfaburro do Desidério em Tribunal, que é para eu o ver bem guardado no chelindró, bem o merece.

Filho de Albufeira.