segunda-feira, 30 de março de 2009

QUEM VEM MATANDO O CONCELHO DE ALBUFEIRA?

pode-se ver ao longe a retro escavadora em trabalhos de movimento de areias








NOVO ATENTADO AMBIENTAL NOS SALGADOS!


Em menos de um ano, assistimos ao segundo esvaziamento da Lagoa dos Salgados, num acto que não teve até agora qualquer explicação plausível por parte das autoridades.

Contactados pela imprensa, a começar pela Agência LUSA, que veiculou a notícia no dia de ontem, um responsável da ARH do Algarve, atribuiu a ocorrência à acção do vento (sic).

Hoje de manhã, como podem atestar as fotografias colhidas no local, fotografámos uma Lagoa vazia, pouca presença animal, mas vimos uma retro escavadora removendo as areias do cordão dunar de separação desta ao mar. A retro, estaria a repor a malvadez dos ventos ciclónicos que varreram aquela pequena faixa de terreno, do Concelho de Albufeira.

Deixo aqui, para consideração dos nossos leitores, um relato colhido esta manhã, da boca de um amante da natureza, em particular desta zona lagunar, o Lamy, que ali pescou enguias, linguados e alguns tipos de moluscos e nos confessou ter chorado, quando viu procederem ao aterro de uma parte da Lagoa, para ali construírem o campo de golfe.

Todos estes factos ocorreram neste Concelho, com a assinatura e conivência dos dois Partidos que sempre dirigiram os seus destinos e nunca fizeram nada para preservar um santuário natural de inegável beleza e que deveria constiuir mais uma das suas mais valias turísticas.

Ficam também para vossa apreciação, imagens da massificação imobiliária que ali é exercida, em lugares que outrora eram manchas de pinheiros.

Toda esta destruição e a sua autorização, têm nomes. O actual Executivo camarário e os inefáveis Polis Humanistas, para além das autoridades regionais que tutelam este espaço.


FORUM ALBUFEIRA

16 comentários:

Anónimo disse...

Quem veiculou a primeira notícia não foi a Lusa, foi o ALBUFEIRASEMPRE e não foi ontem, foi anteontem (sábado). Sejam humildes, correctos e objectivos. Não vos fica mal. Ainda estão a tempo de arrepiar caminho e retomarem uma atitude digna de um Forum que se deseja actuante e despretensioso.
J.C.

Anónimo disse...

Ah! Já aprenderam a ter cuidado com as bacoradas que alguns comentadores dão e que podem pôr em causa o prestígio do blog? Antes tarde que nunca.
J.C.

Anónimo disse...

Ó J.C. e sobre o crime ambiental, não lhe ocorre dizer nada?

P.P.

firmino disse...

O que fizeram dos Salgados é crime ambiental mas não é crime aos olhos das leis, que cobrem tudo ou dão safa pra tudo.
O CS é grande amigo dos comeandantes deste concelho que fez o que quis daquele lugar onde no passado ia passear com a família, fazíamos piqueniques debaixo dos pinheiros e estávamos horas nas brincadeiras. Era lindo e muito sossegado e poucos lugares davam tanta calma. Mataram tudo e nem dão satisfações do mal que fazem, como é que podemos acreditar nesta gente ?

Anónimo disse...

Sobre o assunto ouvi hoje na antena 1,a técnico da ARH que esta abertura da Lagoa, deveu-se ao vento.

Que dizem a esta afirmação?

CC

Anónimo disse...

Ou então foi MOISÉS que bateu com o seu cajado

Ana Almeida disse...

Há algum tempo que não intervenho, gostaria de o fazer mais vezes mas nem sempre é possível. Passo os olhos e mantenho-me informada do que mais relevante vai acontecendo com o valor acrescentado dos vossos comentários, que causarão amargos de boca àquelas pessoas que não estavam habituadas a serem confrontadas com opiniões bem colocadas e sustentadas.
Constato, sem espanto, que nos últimos tempos o Concelho de Albufeira tem sido alvo de muito falatório pela negativa. São muitas circunstâncias de gestão autárquica deficiente e a revelar cansaço e falta de orientação.
O decretar do embargo sobre uma obra emblemática para este Executivo, nas condições de incumprimento da Lei e os acontecimentos que se repetem na Lagoa dos Salgados, denotam falta de atenção num caso e muita irresponsabilidade no outro.
Há aqui factores de desagregação e de grande falta de rigor e sentido de responsabilidade, que quase justificam uma ida colectiva ao sofá de um qualquer psiquiatra ou psicólogo.
Este Executivo, ou revê os seus principios ou vai para o fundo com eles. Ficamos com a ideia, que não comanda e é comandado.

Mosse Debe disse...

Mosse Debe se isto na é massificação á desiderio o que é? os galinheiros dos Salgados pra juntar aos que na se vendem.

Anónimo disse...

a lagoa dos salgados é várias vezes aberta por ano, mas numca pelo vento ou marés já a vi abrir com a força das chuvadas esta agora foi aberta por mão humana com as ditas máquinas , antes era aberta por enxadas pela população residente abria a foz , mas o maior problema são as poluições que nela acontece desde as descargas do zoomarine até á estação residual que se encontra perto da curva do padre na estrada de Pera , o mau cheiro os mosquitos são insuportáveis ,espero que com a nova estação de tratamentos que se está a fazer em Montes juntos venham de uma vez por todas pôr cobro a todas estas atrocidades que se v~em fazendo , quanto á Hersal pois acho que muito pouco ou nada se pode fazer agora, resta esperar que os verdes ou outras identidades tenham alguma iniciativa

Anónimo disse...

Os patos , flamingos e afins não têm cartão de eleitor, não interressam ao executivo camarário

Anónimo disse...

Esse ZÉ de Albufeira do blogue ALBUFEIRASEMPRE é um aldrabão de 1ª. apanha!!
O homem tem a mania que é esperto, que tem graça (ah-ah-ah), mas anda à babuje do que apanha por aí, pois ele nem sequer sabe o que é a Lusa....
Vai mas é dar banho ao cão!!!

Anónimo disse...

Zé de Albufeira ou Zé corr...?

Anónimo disse...

quem chama nomes ao Zédalbufeira não o conhece, o bloog dele é para dar a conhecer os problemas de albufeira ás vezes com um pouco de sarcásmo ou de humor negro mas este forum nem para limpar o sim srº do albufeira sempre presta ele pode ser tudo e mais qualquer coisa mas é filho de Albufeira , não caiu de paraquedas em albufeira como certas pessoas tipo loja fresca , por isso vai Zé continua que este teu amigo vai continuar a dar-te apoio ,e como ele dizia viva Albupalmeira e o joãozinho, MÃO AMIGA

Anónimo disse...

QUEM DEU A CONHECER ESTA TRISTE HISTORIA FOI O ALBUFEIRA SEMPRE E EU SEI O QUE DIGO , ESTAS FOTOS NÃO TINHAM SIDO TIRADAS SE ELE NÃO TIVESSE POSTO O LINK DO YOU TUBE NO SEU BLOOG. ACHO QUE VOCÊS ANDAM UM POUCO ATRAZADOS . Conde Dos Salgados

Anónimo disse...

ESTE BLOG É UMA M....
UMA VERGONHA DE TRAULITEIRISMO PEÇONHENTO À LAIA DO PREC!
NEM SEI COMO HÁ PESSOAS COM NOME ESCREVENDO TEXTOS E QUE PERMITEM SER USADAS NESTE ESPAÇO.
E OUTROS QUE PERDEM TEMPO A LER BACORADAS!!
ÉSTE É UM BLOG SEM ROSTO, SEM CRÉDITO!
O ADMINISTRADOR É UM COBARDE QUE NEM SEQUER TEM PERFIL!
SÓ FALA NA ACOSAL QUE NÃO TEM QUALQUER VALOR CÍVICO.
ESCREVE SOBRE TUDO SEMPRE COM A MESMA ARGUMENTAÇÃO.
NINGUÉM E NADA PRESTA PARA ELE!
O HOMEM COM AQUELA CARA DE EXTRATERRESTRE METE MEDO AO SUSTO.
UM COBARDOLAS À PROCURA DE PROTAGONISMO.
MAS A SEU TEMPO SERÁ DESMASCARADO...

UM ALFUFEIRENSE ACORDADO

Paula Simões disse...

Gozem, gozem, o que é facto é que os albufeirenses estão descontentes e que fazem falta alternativas. Se calhar o que diz o Sr da ACOSAL não está muito longe daquilo que querem dizer várias centenas de albufeirenses, que não falam porque já se habituaram desde a pide a estar calados. Mas que vêm a desgraça em que Albufeira tem vindo a mergulhar, não tenham dúvidas. Desde o fim do centro com os vendedores de fruta e as árvores centenárias até à deserta marina (EAST END OF ALBUFEIRA)ao mamarracho do elevador ao lado do Peneco, passando pelas desastrosas obras POLIS... Que mais tem acontecido a Albufeira do que caminhar para o CANO DE ESGOTO (uma sarjeta, outrora paraíso, trocada, por milhares de turistas, por outros destinos ainda preservados do Algarve). As vozes contrárias são naturais. Não perceberam ou ainda não quiseram perceber que a vida em Albufeira está mal, e não é de agora, nem por causa da famoda crise. As más decisões políticas levaram Albufeira à penumbra de 2 meses corridos de formiga desesperada em busca de alguns grãos para o Inverno. Pena que isto só afecte quem trabalha honestamente.

Pois... não é culpa de um, mas de muitos que se congregaram para acimentar Albufeira, as suas falésias e o pouco verde que restava.