quinta-feira, 5 de março de 2009

ARH DO ALGARVE TEM FALTA DE VISTA OU CONSENTIU?

esta foto foi tirada, quinta, dia 26, o embargo já corria e os pontos ao fundo são homens a trabalhar e não a limpar...



Mesmo o leitor mais descuidado, não vendo mal na coisa, só poderia em função dos factos, concluir que os técnicos da ARH têm falta de vista ou então esquecimentos funcionais.

Afinal, as obras de requalificação da EN 395 já decorrem há mais de um mês e este organismo tem todos os meios para exercer as suas actividades, em função dos interesses das populações que lhes pagam.

Um organismo com as responsabilidades e competências da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, não pode estar envolvido em quaisquer suspeitas populares de desmazelo ou de favorecimento.

A gravidade da situação, em que uma Câmara Municipal não cumpre os requisitos da Lei e resolve como diz o seu presidente, avançar com uma obra em que admite “que não havia licenciamento” e que “os técnicos entenderam que bastava dar conhecimento”, sendo um péssimo precedente, tem de exigir a reposição da legalidade.

Se a Câmara comunica e a ARH não actua, ou se a Câmara não comunica e a ARH não actua, não estamos só perante inacção negligente mas também diante de uma mentira.

Não estamos a falar de uma intervenção qualquer, mas no leito de uma ribeira problemática, não por culpa própria, mas por intervenção humana, que teima em controlá-la ou subestimá-la, sem os devidos cuidados e estudos que evitem os acontecimentos antigos e mais recentes de inundações dramáticas, sem esquecer a poluição das praias da frente da cidade.

A ARH, curiosamente dirigida pela ex-presidente do Programa Polis/Câmara, já que só agiu por denúncia e não por obrigação, tem agora um problema de imagem e de responsabilidade perante a população de uma cidade, que tem sofrido agruras e não quer ver este problema tratado de forma leviana.

O vice-presidente da Câmara, adiantou de forma pública que se trata de uma ribeira em espaço urbano e que é difícil controlá-la para obter a bandeira azul de praia de qualidade da CE. Pode ser difícil, mas não é impossível e de qualquer maneira, o encanamento desta em mais 700 metros, sem obedecer a quaisquer estudos, já recomendados, poderá tornar a situação bem pior e de consequências imprevisíveis.

Ainda vamos a tempo de corrigir os problemas. Façam-se os estudos. Exerça a ARH a sua autoridade e assuma o Executivo as suas responsabilidades políticas.


FORUM ALBUFEIRA

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é que se explica quw um serviço publico não cumpra as suas obrigações e ainda por cima numa cidade tão badalada ? Aqui há gato e deviam-se explicar direito das razões de cada parte.

Anónimo disse...

Será que o Bota vai puxar as orelhas ao Desidério e o Sócrates à Valentina? Ou vai tudo acabar entre amigos e uns papéis perdidos?

Anónimo disse...

Isto vai cair tudo no esquecimento.
É assim que tem sido e vai continuar a ser.