terça-feira, 31 de março de 2009

OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

“Há políticos pobres que ao fim de uns anos estão milionários”. Esta rigorosa apreciação é da Drª Maria José Morgado, vice Procuradora Geral da Republica, que tem remado contra a corrente e tem dado um magnifico exemplo de isenção, saber, competência, dignidade, tudo coisas que ultimamente tem faltado à Justiça que se pratica em Portugal. Quando a Dª Maria José Morgado exercia as funções de Directora da Policia Judiciária, tornou-se conhecida do País pela forma como exerceu as funções na investigação dos crimes económicos, também conhecidos por crimes do colarinho branco que não são só económicos, mas de tráfico de influências, de manipulação, suborno, peculato e outras variantes de que resultam prejuízos incalculáveis para os cidadãos, colocando o País nos piores lugares do ranking da corrupção mundial, só comparado aos países do 3º e 4º mundo, sempre evocados por esses mesmos autores quando querem desviar as atenções dos seus comportamentos desviantes só comparáveis aos perigosos marginais de alto gabarito.

São conhecidos estes casos apontados pela Drª Maria José Morgado, porque estão espalhados por todo o País começando no poder central do Terreiro do Paço e percorrendo os 308 Concelhos, todos os dias a imprensa nos revela situações de autarcas que entraram pobres e se tornaram bilionários à conta do erário público. Mas, cuidado, não são só autarcas, são também Deputados, Administradores de Empresas Publicas, Altos Funcionários e quejandos. Para uma informação mais rigorosa basta ler a entrevista que a Drª Maria José Morgado, deu ao Jornal “Sol”, publicada na sua edição de 21 de Março de 2009, onde é possível perceber o “modus faciendo" processual em curso nos 66 inquéritos sobre as ilegalidades da Câmara Municipal de Lisboa. Se multiplicarmos o numero de inquéritos com base na CML em termos proporcionais pelos 308 municípios, fica-se com uma pálida ideia da grandeza da corrupção que nos entra em casa, via TV.

Assim, e como não há punição desta vasta criminalidade, tendo até a reforma penal de 2007, vindo a dificultar a colheita de meios de prova, é bastante fácil esvaziar os Estabelecimentos Prisionais que nos últimos dois anos baixaram de uma sobrelotação de 120%, para os actuais 80% da lotação, anunciada recentemente pelas autoridades da tutela que gerem as Cadeias portuguesas, onde existe uma série de problemas há muito elencados, que nunca serão resolvidos, somente porque a lotação oscila entre os 80 e os 120%. Seria mesmo ideal que as Cadeias voltassem a ter 120% de ocupação e que os 40% que vão de 80 para 120, fossem esses lugares ocupados pelos criminosos de colarinho branco, compostos por políticos, banqueiros do BPN, BPP, da Supervisão não atenta, autarcas, pedófilos e tutti quanti prevaricasse, numa autentica “Operação Mãos Limpas”, em tudo semelhante à italiana dos anos noventa do século passado que varreu a classe politica.

Com os julgamentos dos autarcas de Marco de Canaveses, Ferreira Torres, que ficou absolvido das 10 acusações, de Fátima Felgueiras, pena suspensa por um rol de crimes, o de Oeiras, Isaltino Morais, a decorrer, devendo ter igual desfecho, nada de bom se augura para a Justiça, que não consegue condenar malfeitorias destes personagens que espelham as fortunas tipos Mesquitas Machados, de que fala a Drª Maria José Morgado, acabando num “flop”, devido a uma legislação inconsequente que privilegia generosamente os infractores. O Presidente da Câmara de Oeiras, disse no Tribunal de Sintra que tinha recebido a contragosto um terreno com 1400 m2, na Praia do Calhau na Ilha de S. Vicente do Arquipélago de Cabo Verde, possivelmente para construir uma casa, mercê da gentil oferta do autarca cabo-verdiano, que pediu a geminação do seu Município com o de Oeiras. Agora se percebem melhor estas geminações dos Municípios de Cabo Verde com os de Portugal, tal como um Município bem conhecido do Algarve, fez um processo de geminação com outro Município cabo-verdiano, onde já foram àquelas terras africanas uma enorme delegação de amigos do projecto anunciado na imprensa escrita local com pompa e circunstância.

Com um quadro politico-administrativo desta envergadura, servido em todos os escalões por gente medíocre, oportunistas, suspeitos do cometimento de gravíssimos atropelos e grossa corrupção, protegidos por leis feitas à medida, por encomenda dos interesses da classe politica, não é possível aos Tribunais provar seja o que for, para além da pequena criminalidade, muitas vezes cometida por gente com fome, desempregados, cidadãos sem direitos, marginalizados e amordaçados por uma crise económica que não é sentida pelos detentores das indignas fortunas, muitas delas sacadas do erário publico que todos os contribuintes suportam. O minimo que se exige é uma “Operação Mãos Limpas”, nas eleições que ai vêm neste ano de 2009, arredando de todo o poder politico, esta classe, que já prestou péssimas provas que todos conhecem, mas não toleram.

MANUEL AIRES

13 comentários:

Anónimo disse...

Vamos ver o que acontece ao Isaltino Morais... todos os crimes ele justifica que fez o que toda a gente faz, é prática corrente e depois vem a estratégia dele que pelos vistos a TVI topou logo. Como vai ser candidato, vai ter direito a 60 dias para a campanha... ora um julgamento não pode parar 30, pois tudo voltará à estaca zero. Tal como muitos outros, há de chegar o dia em que se diz que tudo prescreveu, é ilibado e lá poderá viver dos rendimentos dos tais Milhões em nome do sobrinho... Pena o sobrinho até ter uma ponta de honestidade... pois devia era tramar esse corrupto e ficar com a massa toda. E imagino o património imobiliario que ele também deve ter...

anónimo de cá disse...

As mãos limpas já andaram por Albufeira e ao fim de muitos meses vieram as ilibações, sem investigações.
Se houvesse uma nova acção, que se justificava plenamente, tudo acabaria de forma igual.
Está tudo controlado e funcionam os acordos de cavalheiros. TU calas-te e comes e eu faço o mesmo na minha ronda.
E as cadeias estão cheias de pés rapados. Quem é que quer acabar com as off-shores? Só a populaça!

Anónimo disse...

São sempre os mesmos a roubar e sempre os mesmos a pagar - o povo, e a geminação de Albufeira com a cudade da Praia em Cabo Verde é outro negócio do género do de Oeiras do amigo do desidério, o senhor Isaltino Morais. A Cabo Verde foram dezenas de amigos do desidério e familiares à CUSTA DO ERÁRIO PUBLICO, se o bota tivesse juízo ão falava do presidente da camara de lagos pois a escumalha é a mesma.
Geminado a Pedido

Anónimo disse...

Comparar o Isaltino com o Desiderio, tão doidos ou parvos?...
Um tem um familiar taxista na Suiça com contas de varios milhares de euros e o Desiderio? Tem?
Um foi ministro dum governo que o Primeiro assim que pode pirou-se par a Europa e o Desiderio ministro de quê? um tem processos constantes em tribunal, teve de concorrera a Oeiras como independente á Câmara, o Desiderio tem algum processo em Tribunal? è independente por não ter o apoio do PSD? Que se saiba não.
Então calem-se com a má lingua e falem de coisas que promovam um debate serio e honesto sobre os problemas da nossa terra .A proposito já se esqueceram que a geminação com o Sal foi há 11 anos atras com um executivo PS?

Anónimo disse...

oh Manel , o teu artigo não está mal de todo no que toca ao isaltino que ate é do teu partido ou pelo menos era quando escrevias na avezinha agora quando chegas a albufeira aí noto algum bastante mau perder; será porque querias a gestão do lar creche e centro de dia da quinta da palmeira e a camara deu ao padre cesar? olha que tem muita gene que diz que sim e sabem bem do que falam, afinal quem te conhece bem fala que és um manhoso e quando começaste a andar com o luis alexandre ainda mais manhoso te tornaste,será verdade?

MANUEL AIRES disse...

È pena que a quase totalidade dos comentários que aparecem sejam de anonimos, é pena mesmo, coisas da net que permite qualquer um escreva o que quer que seja. Ao anonimo que me chama manhoso gostaria de lhe dizer que essa treta da quinta da palmeira é uma historia mal contada, efectivamente mostramos interesse em gerir aquele espaço mas o que isso tem de "manhoso", negocios meu caro(a) apenas isso

Anónimo disse...

olhe que eu não conheço o srº Manuel Aires mas para ele responder a quem o conheçe deve ser que o seu amigo deve ter razão que com o Luis Alexandre (que não tem verbas da camara para jantares) não vai a lado nenhum

Anónimo disse...

ESTE BLOG É UMA M....
UMA VERGONHA DE TRAULITEIRISMO PEÇONHENTO À LAIA DO PREC!
NEM SEI COMO HÁ PESSOAS COM NOME ESCREVENDO TEXTOS E QUE PERMITEM SER USADAS NESTE ESPAÇO.
E OUTROS QUE PERDEM TEMPO A LER BACORADAS!!
ÉSTE É UM BLOG SEM ROSTO, SEM CRÉDITO!
O ADMINISTRADOR É UM COBARDE QUE NEM SEQUER TEM PERFIL!
SÓ FALA NA ACOSAL QUE NÃO TEM QUALQUER VALOR CÍVICO.
ESCREVE SOBRE TUDO SEMPRE COM A MESMA ARGUMENTAÇÃO.
NINGUÉM E NADA PRESTA PARA ELE!
O HOMEM COM AQUELA CARA DE EXTRATERRESTRE METE MEDO AO SUSTO.
UM COBARDOLAS À PROCURA DE PROTAGONISMO.
MAS A SEU TEMPO SERÁ DESMASCARADO...

UM ALFUFEIRENSE ACORDADO

Anónimo disse...

Quanto à Creche e Centro de Dia da Quinta das Palmeiras, ao que li no jornal Avezinha na altura da atribuição ao Padre César é que a unica Associação que concorreu à gestão das 3 valências foi a ASSOCIAÇÃO SOMA DE AFECTOS, criada e liderada pelo Dr. Manuel Aires, a pedido do Presidente Desidério. E foi pena não terem cumprido a palavra e a legalidade pois quem perdeu foram os utentes de Albufeira visto que se têm entregue à SOMA DE AFECTOS, nem a Câmara nem o Estado lá gastariam um centimo, ao contrário com a entrega ao Padre César, onde trabalha a filha do Desidério, está a custar muito ao erário publico. A seu tempo se saberá quem é quem. Durante 4 anos o Dr. Manuel Aires escreveu todas as semanas um artigo nesse Jornal Avezinha onde denunciou muitos escândalos tendo o Director desse jornal ficado a dever-lhe muito pois o Dr. Manuel Aires nunca recebeu um centimo sequer, tal como o tem feito há 30 anos nos mais diversos jornais nacionais e regionais sem nada receber porque nunca empenhou a sua pena, ao contrário o director da Avezinha nem obrigado lhe disse. A seu tempo se saberá o que tem feito a Câmara de Albufeira nos ultimos 8 anos a cerca de 550 milhões de Euros. E em relação ao Desidério, talvez não esteja tão distante do ISALTINO MORAIS como o cobarde anónimo pensa. Ao Dr. Manuel Aires o obrigado dos albufeirenses que muito, e são às centenas que o admiram pela sua conduta de Mãos Limpas que sempre teve, coisa que não poderão dizer alguns dos seus adversários...

Anónimo disse...

Por causa das crónicas do Dr. Manuel Aires e de algumas confusões que terá feito, tem o director do Avezinha um processo judicial em cima, movido por uma Fundação de Albufeira, e no qual MA é co-réu.
Por isso...
Se não for verdade, o Dr. M Aires deveria esclarecer porque deixou de ter espaço no Avezinha.
Afinal, + tarde ou + cedo, tudo se sabe.
E de facto, este blog não é sítio "sério" para acolher textos do advogado/autor.

Anónimo disse...

Este Manuel Aires, deve ser primo do Luis Alexandre, pois no estilo e no conteúdo, são muito iguais.... Ai esta familia de meninos que gostam tanto de ser Políticos e ter poder e não conseguem coitaditos.... Que pena!!!! Porque é que o Manuel Aires não vai escrever lá para a terra dele e deixa os Albufeirenses entretidos com os "Escritorzecos"que por cá assentaram arraiais (luis alexandre) e os "fotógrafozecos",(quim Zé) que estes dois são uma dupla imbatível, este último em vez de dar conta dos negócios que o sogro lhe ajuda a montar e que ele com aquela vontade de trabalhar deixa logo ir por água abaixo.... e deixa de andar de máquina fotográfica ao ombro á procura de buracos na rua, e M..... no chão parta fotografar..., Já agora ele bem pode tirar umas fotozinhas a todos os relvados desta terra, ( que mais não são do que sanitas para os cãezinhos das madames) e manda um emailzito aos Irmãos cavacos, para ver se as crianças podem pisar as relvas e os passeios sem apanhar com um presnte!!!!!. Fica a sugestão..


Um Padernense indignado

Anónimo disse...

Se estaás indignado o problema é teu porque não sabes reivindicar para Paderne aquilo que Paderne merece, ao contrário andas a lamber as botas ao desidério que suga Paderne e todo o Concelho de Albufeira à 12 anos, 4 como Vereador e 8 como Presidente da Câmara, quando ele na realidade é um analfabeto e quer ainda ficar mais 4 anos a explorar os Padernenses, e isso é motivo mais que suficiente para te indignares.

Um Padernense que não enfia o BARRETE

Anónimo disse...

ó anonimo ve se explicas o aires não pode escrever aqui porque este blog nãpo é para ele mas o homem foi corrido do jornal da cãmars, explicas isto ? ó anonimo das 2.15 ttu tens é manias e vens aqui por que precisas de levar recados.
Albufeira para ti é um paraíso mas tu és cego,surdo mas mudo não, falas de mais e queres é esconder o que aqui se está passando. O forum foi a melhor coisa que aconteceu a esta terra tomada por presidente de boliqueime mais presidente de olhão e que nunca foram ninguem e com tanta riqueza se não fosse a mama da camara.