quinta-feira, 5 de março de 2009

O ESTILO JOÃO JARDIM ESTÁ IMPLANTADO EM ALBUFEIRA!


foto "Algarve Reporter"

O facto de Albufeira ser o maior Concelho turístico do Algarve, não tinha que necessariamente o tornar o mais vulnerável às crises económicas e sociais, como a que atravessamos.

Albufeira cresceu, fundamentalmente apoiado no turismo residencial, tem a maior oferta de camas legais e paralelas, está completamente virada para o sol e praia, o que a fragiliza em situações de falta de rotação de dinheiro e a expõe a situações sociais de maior gravidade.

Os aspectos negativos da estratégia seguida de crescimento sustentado na construção e de ocupação desenfreada da linha de costa, sem critérios, sem planos de sustentabilidade, vêm ao de cima furiosamente nestas situações.

Nos períodos de grande crescimento emprega-se todo o tipo de mão-de-obra, com ou sem aptidão e quando as crises sobrevêm e impõem as suas regras de contenção, as soluções passam sempre por deixar cair os mais fracos, menos aptos e menos protegidos pelos sistemas de segurança social.

Se a vida em condições normais já está sujeita a salários baixos, à sazonalidade e a toda uma série de privações, nestas situações desmorona-se por completo.

A cidade de Albufeira não criou as suas estruturas de sustentação para minorar os impactos negativos da crises, que sabemos serem cíclicas, e agora tem vergonha de assumir os problemas que estão a subir em número e gravidade.

O desemprego e as famílias desarranjadas, os salários em atraso, o endividamento e o incumprimento, a degradação habitacional, o corte da água, luz, telefone e gás, a falta de dinheiro para pagar estudos, têm aumentado exponencialmente no Concelho, sem que as autoridades lhe queiram dar respostas.

Só o desemprego subiu mais de mil pessoas em pouco mais de um mês, cifrando-se nos duvidosos números oficiais de 2688 casos.

A ACOSAL levantou a ideia publicamente e foi proposto em Assembleia Municipal, pela CDU, a criação de um GABINETE DE CRISE, que esbarrou na oposição de PS e PSD, saltando o jardinista Desidério Silva, presidente da autarquia, a explicação de que “envergonhava o Concelho”!

O que envergonha o Concelho é a inacção, o despesismo Polis, as inundações, as praias poluídas, o elevador pendurado na falésia, as casas dos amigos em cima das arribas, as terraplanagens CS em S. Rafael, as casas construídas em cima de passeios, as palmeiras mortas, as calçadas mal feitas e esburacadas, as Marinas desertas e especuladoras, os Hoteis altaneiros e as moradias do Bem-parece, as dívidas à Santa Casa, os cabos de alta tensão em cima de habitações, não se ter feito uma única habitação social, o deitar projectos fora de estacionamentos que deviam estar prontos há muitos anos, as muitas promessas não cumpridas e o recente embargo da EN 395, em que neste caso a Câmara já tem coragem de fazer o que quer sem cumprir a Lei.

Com o aumentar dos sinais da crise que terá entre nós reflexos mais graves lá para Outubro, queremos ver quem vai assumir as responsabilidades por não se ter agido a tempo.


FORUM ALBUFEIRA

6 comentários:

Anónimo disse...

será que o unico culpado é este executivo? e os anteriores com isto não estou a tirar a responsabilidade do executivo PSD em relação ao POLIS e outras coisas que ele autorizou mas que a porcaria que se têm feito em Albufeira começou a seguir ao 25 de Abril ai dai não tenham duvidas . foi a retirada dos mercados da baixa , a primeira destruição do jardim a retirada dos barcos da praia o fim dos estacionamentos . mas á alguém que hoje critica os cortes do transito na baixa pessoa essa que sempre defendeu a retirada dos automoveis da baixa de Albufeira . é a tal história preso por ter cão e preso por não o ter

Anónimo disse...

pois a culpa não é só deste executivo, mas só que está lá há 8 anos e não fez nada para impedir a porcaria que foi feita.

Anónimo disse...

A culpa é mesmo de todos os executivos mas quem está à frente da barraca dos ovos de ouro é este executivo laranja que junto com os amigos rosas nem querem discutir o assunto do desemprego e da miséria que há em albufeira. O que me envergonha a mim é um presidente que temos de esconder o que vai da casa para dentro, sem atender as pessoas e o sofrimento, deviam ter vergonha.

Anónimo disse...

malta o que é que se passa com vocês? agradeço que leiam "o observatório do algarve" e vejam a desgraça social que está acontecendo em albufeira!!!!!! eu já sei sei disto algum tempo, e vocês? não estão por cá? não acredito.

Anónimo disse...

até a igreja não consegue calar a fome em albufeira mas ele vai receber uma nota escrita da Câmara para abafar o assunto que está a prejudicar a imagem

joão

Anónimo disse...

meus senhores, desde outubro de 2008 que li no blogue Algarve Reporter um artigo premonitório de tudo o que está acontecer em Albufeira, e é um blog insuspeito, que não vive da publicidade como o Observatório do Algarve, que dá uma no cravo e outra na ferradura.
O problema está em SOMOS POUCOS por aqui, a nossa opinião vale o que vale, mas é na rua que se tem de disciutir os problemas e passar os alertas.
também não estou de acordo com as críticas ao PS, que é simplesmente oposição e não pode andar a espadeirar por tudo e por nada, talvez venham a ter surpresas muito em breve, porque tudo tem um timing certo, ou não será? Vá LÁ, FAÇAM 1 ESFORÇO: SEJAM RACIONAIS E NÃO TRAULITEIROS.
no meio da desunião vence a força menor!!!
para quem não sabe, o meu tacho é de barro e só dá para caldeiradas...

Xico do Páteo