domingo, 1 de fevereiro de 2009

A PROPÓSITO DO FREEPORT, COMO ESTAMOS DE GRAN PLAZA E ONDE ESTÃO AS SUAS CONTRAPARTIDAS?

Albufeira, como cidade “cosmopolita” que não gosta de ficar atrás de nenhuma outra, até nas trapalhadas, também tem o seu filme com Centros Comerciais.

Apesar das promessas eleitorais, o nosso Presidente Desidério Jorge Silva, como é do conhecimento de todos, também nos presenteou com mais um mega Gran Plaza, com uma área e oferta de serviços, que quase dobram o Algarve Shopping.

Portanto, há as trapalhadas PS ou PSD (Freeport e Casino de Lisboa), ou a do Concelho de Albufeira, que foi preparada pelos dois Partidos e consistiu na aprovação do Plano de Pormenor da Guia em termos que permitiam a implantação de qualquer grande espaço.

Em 1999, em reunião de Câmara, o Presidente Catuna propôs e os vereadores PS aprovaram e o vereador PSD, o actual Presidente, foi mandado à rua ver se estava lá o Catuna.

Aproveitando a deixa, já nos comandos da Câmara, o PSD e o actual Presidente, estenderam a passadeira para mais este assalto contra a economia do Concelho.

A ACRAL associou-se à Câmara, na inevitabilidade da oferta do Gran Plaza e passados tantos meses sobre a luz verde, nunca mais se ouviu uma palavra, mas a população está atenta e quer saber que tipos de contrapartidas foram negociadas.

Pelo País fora, outros mega centros pagaram bem em contrapartidas e o caso de Almada é um dos que a entidade promotora deu 10 milhões de euros a serem aplicados no Concelho.

A dimensão do Gran Plaza e os impactos negativos que vai provocar no tecido económico e social do Concelho, justificam um elevado nível de exigência por parte do Executivo da Autarquia e não aceitamos esmolas.

Este Executivo, para além deste mega centro aprovou também uma dezena de médias unidades da distribuição e contudo não só não fez um único lugar de estacionamento, como juntamente com o Polis, destruiu 360 lugares e só repôs 90.

Esta tem sido uma política ruinosa para as actividades do Comércio, Restauração e Serviços do Concelho, sem que exista uma estratégia para a sua recuperação.

FORUM ALBUFEIRA

6 comentários:

Anónimo disse...

contrapartidas ???? há pois até estão na moda mas sabe-se lá onde vão parar... e o povinho só tem é que calar-se porque tudo é tão bem feito... assim como basta uma ofshor para tudo ficar na calada...estás a ver a coisa...

Anónimo disse...

e quando é que a cidade chega à mouraria? e quando é que aqueles terrenos estão urbanizados e com águas e esgotos... têm que se despachar e se em outubro dá se surpresas ?
ai contrapartidas... andamos todos a dormir na forma... dá-se tudo debaixo do nariz...!!!!!

Anónimo disse...

Corrupção?? Antes era subtil... mas não há nada pela calada que não venha à luz do dia, mais dia ou menos dia. Agora é à descarada e vamos vendo por todo o país as cenas de ofertas, de troca de favores... o país está podre. Parece que se impregnou no tecido social e até os jovens se habituaram a recorrer aos "conhecimentos" para conseguir o primeiro emprego, apesar das qualificações. Quem consegue é quem tem: mais os "conhecimentos"/"as amizades" do que as qualificações. Vão ler "CORRUPÇÃO E OS PORTUGUESES" de Luis de Sousa e Joâo Triães e logo perceberão como funciona o país.
O país está podre. Tresanda a negócios ilícitos, a uso e abuso de pessoas, nem mesmo sem se olhar a idades, a um fechar dos olhos da jurisdição, talvez fechados também com dinheiro, e cheira a pobreza imparável... na carteira e nos valores, nos verdadeiros pilares da sociedade. O país está doente e já se fala em ser banido da comunidade europeia...


Pena que quem sofre com isso são sempre os mesmos. Os que subiram à custa da podridão vão-se aguentando - economicamente, claro -, porque como seres humanos tornaram-se lixo e deram somente mau nome a este canto da Europa durante séculos exaltado por poetas.

QUE TRISTE!

Anónimo disse...

Este centro segundo li, devia estar pronto em Maio de 2009 mas nos terrenos não se veem trabalhos. Deve ser desta bronca dos dinheiros ou então à problemas com o projecto e a cor que a Câmara gostaria que tivesse mais laranja ?
O que são as contrapartidas ??? nunca ninguem ouviu falar de tal coisa????? a cidade vai receber contrapartidas ???? era mais do que justo pela desgraça em estão o centro e a sá carneiro.

Anónimo disse...

A Câmara se quisesse ajudar os comerciantes não deixava abrir este centro Gran Plaza, sem terem passado um ano do fim da construção dos parques de estacionamento. Albufeira em vez de chamar bons negócios está a ficar cheia de chinesisses e um turista vem a Portugal para levar lembranças made china.
à triteza que chegámos e ninguem faz nada ?

Anónimo disse...

o comercio não podia estar tão em baixo e no verão tudo aponta para ficar pior e nem vão fazer dinheiro para eles proprios quanto mais para empregados