domingo, 15 de fevereiro de 2009

A CRISE PODE SER DRAMÁTICA PARA O ALGARVE TURÍSTICO! PSD, PS e CDU TÊM ASSENTO NA ASSEMBLEIA! QUEM TOMA DECISÕES?



O FORUM ALBUFEIRA, pela evolução perigosa dos indicadores macro e micro económicos do conjunto da sociedade portuguesa, tendo consciência das suas implicações no sector turístico e em particular no Algarve e Albufeira, associa-se à exigência da ACOSAL, de criação de um Gabinete de Crise, para fazer o levantamento das situações mais prementes da população e actividades económicas, com vista a ajudar na sua solução.

Os nossos problemas a Sul cabem nos problemas mais gerais do País mas, têm uma especificidade que carece de respostas localizadas, de apoio aos desempregados e às famílias, mas também à sobrevivência das muitas micro e pequenas empresas, que estão a passar por dificuldades e que de certeza as vão ver agravadas.

Muitas, as que não tiverem viabilidade económica, cairão forçosamente, por erros acumulados, mas a maior parte das micro e pequenas, que são o sustento de muitas famílias de patrões e empregados, têm de ser ajudadas.

As soluções passam pelos programas de base governamental, mas nunca nos níveis de exigências do Modcom e PME III, que estão deslocados da realidade e das consequências de uma quebra considerável do Turismo.

As Autarquias, como órgãos de poder de conhecimento próximo das pessoas e das empresas, têm uma papel indispensável a desempenhar, preparando os instrumentos organizativos, que não se podem confinar às tradicionais respostas pontuais.

O Gabinete de Crise, que inclua todas as organizações sociais e empresariais do Concelho, é uma necessidade urgente.

Os Partidos, sem excepção, têm de agir, e aos que têm assento na Assembleia Municipal, CDU, PS E PSD, solicitamos que na próxima sessão ordinária que terá lugar ainda este mês de Fevereiro, assumam o seu papel de intervenientes na sociedade e que proponham e aprovem a formação deste Gabinete de Crise.

A gravidade da situação não dá muita margem para erros, e os empresários e a população estão muito atentos a todos os sinais e acções das instituições com responsabilidades no terreno.


FORUM ALBUFEIRA

6 comentários:

Anónimo disse...

vamos a ver qual destes partidos dá o primeiro passo... tenho dúvidas...

Anónimo disse...

P Psd não dá passo nenhum e se estão todos à espera que o PS ou a Cdu dêm, bem podem esperar até a proxima crise.

Anónimo disse...

Pois eu estive reunido com o IAPMEI , e saí mais triste do que entrei ......o PME III é vergonhoso , mentira e nem vale a pena se deslocarem lá pq é tudo MENTIRA..... mais uma de SOCRATES , e tenho uma empresa que ajuda uma serie de Pessoas e não tenho saida nem para ajudar clientes men a mim mesmo , infekizmente vou ter que fechar tb e despedir mais 5 pessoas .

Estamos em Albufeira caros amigos .

Anónimo disse...

E porque não dar a cara e vir para a rua, como anónimo num blog ninguém nos levará a sério http://www.bloco.org/
Manel Janeto

Anónimo disse...

Por todo o lado se ouvem as autarquias a mostrarem preocupação com as familias e empresas e a tentarem tomar medidas reduzindo taxas, o custo da água, licenças e outras coisas. Fazem qualquer coisa porque chegam as queixas e é preciso dar resposta a elas. Se ficarem parados e não fizerem nada em ano de eleições não vai cair bem e as eleições não deviam ter nada que ver com ajudas.

carlos

Anónimo disse...

A formação de Um Gabinete de Crise parece ser uma ideia que faz todo o sentido. Mesmo apesar de Albufeira ser o concelho mais rico do Algarve não deixa de ter situações que poderiam ser atenuadas através de uma acção concertada de um gabinete de Crise.