sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Todos or organismos oficiais se uniram para liquidar a Lagoa para o bolso dos especuladores


SAVE SALGADOS / Acção para Salvar A Lagoa dos Salgados



A todos os que amam a natureza! Precisamos da vossa ajuda para um dia único de acção para salvar a Lagoa dos Salgados - uma das últimas zonas húmidas do Algarve que ainda restam, e um local de observação de aves reconhecido mundialmente.

Os grupos ambientalistas estão a organizar uma "ação popular", no Sábado, dia 20 de Outubro, pelas 15h00, como forma de pressionar as autoridades a agirem de uma vez por todas e protegerem a lagoa que atrai centenas de espécies migratórias e que todos os anos serve de local de nidificação para muitos pássaros.


Se a Lagoa dos Salgados estivesse localizada em qualquer outro ponto do país, certamente estaria protegida pelas leis da conservação da natureza. Mas por estar ensanduichada numa zona de potencial interesse no litoral sul, tem vindo a ser alvo de consequente devastação e destruição.


O grupos ambientalistas como a Almargem, LPN e Quercus - em conjunto com outras organizações para a protecção das aves como SPEA e a A Rocha, estão a tentar reverter a situação.


Mas para tal, necessitam do seu apoio - URGENTE!

Assim, realizam uma "concentração de amigos" no Sábado, 20 de Outubro, com início marcado para a 15h00, e que inclui palestras com especialistas em aves, bem como a possibilidade de debate público e uma sessão de encerramento da iniciativa de observação de aves mais para o final da tarde.


O maior problema no horizonte da lagoa é a iminente construção de mais um complexo turístico nas suas proximidades.


A lagoa já está irremediavelmente comprometida com um empreendimento turístico e um campo de golfe na sua margem oriental, mas existe agora um projecto em marcha para a construção de um grande complexo de férias na Praia Grande, na direcção oeste.


Os responsáveis tencionam pôr as infraestruturas de pé nos próximos sete meses. O tempo urge!


Todos os interessados no futuro da região e na sustentabilidade ambiental, deverão juntar-se a nós no Sábado, dia 20 de Outubro, para descobrir como juntos ainda podemos salvar a Lagoa dos Salgados e preservá-la para as gerações futuras.


Ponto de encontro: a zona do parque de estacionamento no extremo oeste da lagoa, junto ao Duna Café,
Coordenadas: 37º06'10.53N 8º20'11.37W no GoogleEarth

Sem comentários: