domingo, 3 de janeiro de 2010

A SALOICE DO GUINESS


Desidério Silva e o PSD local estão sempre prontos a espantar o mundo. Depois do elevador na falésia e do projecto de um teleférico sobre a praia, a boçalidade recaiu em ter o nome no Guiness.

O recurso ao maior brinde para entrar no Guiness, não sabemos se foi uma ferramenta publicitária compensatória do cartaz, considerado por muitos, na sua parte internacional, de segunda linha ou se por mera expressão da política exibicionista deste executivo.

Relegando para segundo plano o orgulho com que o presidente exibiu o diploma, conseguindo ainda poupar copos para o próximo ano, do ponto de vista turístico, não nos parece ter relevância, ao contrário da confusão e do monumental número de carros em cima do passeio e estacionados nas faixas de rodagem.

Pelo número baixo de visitantes captados, à semelhança do ano anterior, temos duas rubricas que não bateram qualquer record: as receitas e os estacionamentos irregulares por falta de parques.

No ano passado já tinham rebentado as contradições entre o que dizia a ACOSAL e o município, sobre o número de visitantes. Entre 30 a 40 mil para os primeiros aos 100 mil propalados pelo executivo PSD, mediava uma “multidão” de pobreza de receitas nada enganadoras.

Para este ano, com os olhos do Guiness em cima, o record seria batido pelos 50 mil flutes comprados. Nada de levar os números por aí acima para não caírem no ridículo, mas não se coibiram de dizer que andariam mais 50 mil pessoas vagueando pela cidade, numa tentativa de evitarem perguntas e explicações sobre tanto desânimo de um ano para o outro. Pode-se afirmar que o Guiness não só não acrescentou nada como até foi o pior ano em presenças.

O Fim do Ano é um cartaz de grande importância económica para Albufeira, uma vez que é a única iniciativa de combate à sazonalidade, entre o fim e o inicio da época turística.

Este cartaz entrou em grande competição entre locais turísticos, de forma inevitável e salutar, obrigando à necessidade de se inovar e apostar numa estrela central forte.

Uma ideia que circula entre o comércio, é a de que o dia 31 deveria ter um apelo de chamada e envolvência, com iniciativas que não têm que ser necessariamente dispendiosas, animando a baixa e criando um ambiente propício ao negócio e ao acontecimento, o que não acontece no actual figurino.

Agora, num ano mau e num inverno interminável e porque a sazonalidade continua a não ser uma preocupação deste executivo camarário, os problemas sociais e económicos vão sobressair e tenderão a agravar-se no decorrer de 2010.

Soluções, apoios, financiamentos, baixa de impostos, locais e centrais, não existem! Governo e autarquias deixam a pequena economia à sua sorte.

FORUM ALBUFEIRA

7 comentários:

Roberto Raposo disse...

A passagem de ano foi apenas mais uma prova, de que Albufeira deixou de ser a capital do turismo.
A política de construção desenfreada nos últimos 10 anos, o fraco investimento em equipamento de lazer, como jardins, parques de lazer e eventos que realmente traga o turismo na época baixa, mostra agora os seu frutos, frutos bem podres.
Falta de visão, ou apenas uma estratégia de auto promoção e bajulação é o que se tem assistido nesta última década.

Mas não se pense que a culpa é do Sr. Desidério, a culpa é do povo Albufeirense, que depois do primeiro mandato em que nada foi cumprido nem nada foi feito para elevar Albufeira à verdadeira capital do turismo e nem mesmo algo foi feito para quebrar a sazonalidade do turismo, continuaram a dar-lhe a vitória e o aval para que continuasse a destruir Albufeira.

Infelizmente ainda vamos assistir a mais do mesmo durante mais quatro anos, mas foi essa a vontade dos Albufeirenses.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Roberto
Mas,estamos lá,Albufeira tem o record do maior brinde,das prais com mais merda a correr para o mar,da maior falácia em governação autarqica,da maior bandalhice na ocupação da via pública,da terra com mais ruido,com mais alcool vendido a menores,com mais incumprimento das leis,com mais funcionários que nada fazem,queres mais?tambem se arranja.Não te chateis,isto vai lá,com calma mas vai.basta ler o que escreve o caça cromos ,para ter fé no futuro.Háháhá

CAÇA CROMOS disse...

Digo mais, foi uma fantochada. Alguma vez havíamos de estar de acordo. Não que me interesse estar de acordo consigo, porque posso perder o emprego no temível e maquiavélico polvo Desideriano, e tenho o Dr. António José lá em casa para criar. Claro que este cartaz não tinha ponta por onde se pega-se. The Gift foi bom para a 3ª idade se preparar para o sono e para os pais adormecerem os petizes. Madcon, com duas músicas conhecidas e velhas e pouco mais. Nem uns nem outros atraíram clientes à cidade. Os que por cá andaram, eram, sobretudo, miudagem da terra, ou Algarvios, e passariam o fim de ano nos Pescadores, nem que o cabeça de cartaz fosse o Zé Maria dos Anzóis a arrotar no palco. Claro que o comércio ficou a ver navios porque a gaiatada traz o álcool de casa e nem tem capacidade para pagar as alarvidades que os tascos levam por uma cervejola. Por outro lado, a CMA continua a anunciar tardiamente o programa das festas e não acerta no target que podia trazer dinheiro – os Ingleses – porque programam as férias com antecedência. Muitas das unidades hoteleiras Albufeirenses já tem elevadas taxas de ocupação previstas para o próximo verão porque os Ingleses já reservaram no ano passado. É testar as reservas nas companhias low cost, para o verão 2010, e os voos para Faro já estão à pinha. Acerca do trânsito e estacionamento, estacionei, calmamente e sem qualquer stress, às 22H, junto à Câmara, mas os carros da edilidade são pequenos e fáceis de arrumar em qualquer buraco... Passei na Praça, sim passei, porque passar por lá o ano é coisa de gaiatos bêbados e de doidos e assaltou-me a já velha dúvida do que seria se um acidente, por pequeno que fosse, acontecesse. Basta um acidente nas escadas rolantes para provocar o pânico e uma debandada com consequências trágicas. A Praça não tem condições para este evento. A avaliar pelos números do recorde, na melhor das hipóteses, havia um WC por cada 2000 pessoas…?
Entretanto, a credibilidade do Guiness, fica, afectada com este recorde, porque viu-se jovens com ½ dúzia de flutes… Às tantas, os inspectores foram jantar com Desidério ao Vila Joya…
Os comerciantes são como a cambada dos agricultores que passam a vida a pedir dinheiro ao Governo, cada vez que passa uma ventania, mas não investem em seguros de colheita. Os anafados e ultrapassados comerciantes Albufeirenses, nada fazem para combater a sazonalidade e passam a vida a exigir que a autarquia o faça por eles. É arregaçar as mangas e mãos à obra, façam pela vida. Façam-no vocês. Invistam (se não têm, tivessem investido quando as vacas eram gordas, muito gordas), modernizem, inovem, baixem os preços. Vejo-os criticar os grandes espaços como a Guia, mas vejo-os por lá, às compras no Continente. Porque não dão o exemplo e compram no pequeno comércio Albufeirense? No Zé do peixe Assado por exemplo, queixam-se que foi o pior ano de sempre, mas desde Julho, e em 3 meses, aumentaram o preço 32%, sim 32%!
Se na Serra da Estrela cruzassem os braços à sazonalidade e esperassem que as autarquias agissem, como por cá fazem há anos, já estavam mortos de fome. E o interior Alentejano que não tem época alta de coisa nenhuma?

Anónimo disse...

primeiro quero desejar um bom ano ao Sr. Roberto Raposo e com boas pedaladas pelos condes de Men Monis com os seus amigos DOC e cpª. e já agora aonde tem andado tem estado desaparecido? quanto ao brinde do Guiness este forum não consegue arranjar mais nada com tantos e muitos problemas não só ao nivel de Albufeira mas de todo o Algarve perde tempo com minhoquices, Srº Roberto você que dizia que o David ia assumir o seu papel diga-me lá o porquê de ele ir trabalhar para o ministério da agricultura ,

Anónimo disse...

Sr. Raposo,
aprenda a estar na politica e depois opine.

Anónimo disse...

Amigo Raposo a vergonhosa nomeação deste papa taxos não arranjou nada pra si?

Anónimo disse...

O Raposo é arraia miuda. Só serve para colar cartazes e acartar caixotes na campanha e é enganado com um lugar ilegivel. os tachos são só para os graudos.