sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A HIPOCRISIA SOCIAL



Na versão politiqueira da abordagem das matérias sociais, Desidério Silva escreve no jornal "O Algarve", sobre o ano 2010, eleito como o Ano Europeu do combata à Pobreza e à Exclusão Social.

Anota o articulista e vale a pena transcrevê-lo para melhor percebermos:

"Combater a pobreza e a exclusão social deve ser um desígnio de todos: poderes públicos e sociedade civil.
... A ambição de erradicarmos a pobreza e a exclusão social, deve estar sempre presente na nossa mente. Sem ela, perdemos a noção daquilo que é viver em comunidade."

Este discurso, vindo de um activista social, faria sentido e captaria adeptos mas, vindo da boca do político e dirigente "mais rico" do Algarve, isto é, com o melhor orçamento per capita da região e de quase todo o país, é uma falsidade.

E porquê? Porque as verbas disponibilizadas para a acção social nos orçamentos camarários sempre foram exíguas e as medidas ficaram aquém das promessas, quanto mais das necessidades.

As verbas sociais andarão nuns ridículos dois por cento do valor global, em oito anos não fez uma habitação social, agravou-se a cobertura de médicos de família, com metade da população sem este serviço e enfrenta legítimas acusações de procurar o controlo político da Santa Casa de Misericórdia, através do estrangulamento financeiro, faltando ao cumprimento de compromissos assumidos.

Por outro lado, não cumpriu as promessas de construir escolas e infantários, abençoou a privatização da insuficiente oferta de cuidados continuados e arrasta o peso, na actual crise, do concelho com mais desempregados e necessidades sociais.

Contudo, em 2010, este arauto da hipocrisia, que bate regularmente no peito em público, tem o privilégio de governar com Carlos Silva e Sousa, o maior orçamento de sempre -105 milhões de euros-, crescendo os números 12% sobre o ano passado, mas mantendo a miserável proporção dos gastos sociais.

O que podemos constatar na argumentação falaciosa do artigo, para consumo externo de quem não conhece a realidade local, é a forma como se pretende esconder a despreocupação e até afastamento, dos graves problemas sociais e económicos da população do concelho.

Se a fábula do pinóquio se aplicasse em Albufeira, cremos que a saliência incomodaria o espaço dos concelhos vizinhos...


FORUM ALBUFEIRA

8 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que não fez habitação social. Do jeito que isto anda era pra ser dada de borla prá ciganagem, prefiro que não seja construída.

Anónimo disse...

Os miseráveis gastos de 2% no social foram mesmo assim em favor da familia a filha que gere a creche,e a terceira idade do padre césar e as valencias da quinta das palmeiras e a creche amendoinhas tudo da camara mas em proveito próprio e dos capagas que o promoveram

Anónimo disse...

A ajuda aos Companheiros que vão sendo deixados...
Este é um exemplo da podridão da politica de Albufeira e do PSD, após 4 anos como uma nódoa como vereador o exmo presidente da CMA consegui legalmente, aranjar um JOB seguro (3 anos) para compensar o amigo ter sido afastado das listas do PSD.
O salário nem questiono pois a função é fulcral para a nossa cidade.

"10. Por meu despacho, datado de 23 de Dezembro de 2009, nomeei António José Oliveira Gonçalves, para o cargo de Comandante Operacional Municipal, com efeitos a partir de 04 de Janeiro de 2010, pelo período de 3 anos;
11. Não se encontra previsto um regime remuneratório específico para o exercício do cargo de Comandante Operacional Municipal;
12. Compete à digníssima Câmara Municipal a fixação da remuneração do aludido cargo.
Proponho:
Que a digníssima Câmara Municipal autorize fixar para o cargo de Comandante Operacional Municipal o montante remuneratório correspondente ao cargo do Chefe de Diviso, ou seja de € 2.613,84, actualizável nos termos legalmente definidos para a função pública.”
Foi deliberado, por unanimidade, aprovar a proposta. "
Publicada por Albufeiraviva em 13:47

Anónimo disse...

Foi o povo que elegeu pela 3ª vez este carroceiro presidente da Camara com maiorias norte coreanas que envergonham os albufeirenses mas como o PS do Fernando Anastácio ou David Martins seria a mesma coisa - é o sistema, e 105 milhões compra muitos comandantes.

Anónimo disse...

Não se esqueçam que a igreja onde ele vai bater no peito dá-lhe todo o apoio... a troco de subsídios para tudo. É só pedir...

CASTRO ANTUNES SARAGOÇA

CAÇA CROMOS disse...

A mesquinhez com que o povo despeja trivialidades e as comenta, como a nomeação do COM, lembra o Waldorf e o Statler, os velhos dos Marretas.
Incomoda-me é que a ACOSAL receba 1 cêntimo da CMA. Os dois mil euritos do homem incomodam nadica de nada.


Comandante Operacional Municipal
1 – Em cada município há um comandante operacional municipal.
2 – O comandante operacional municipal depende hierárquica e funcionalmente do presidente da câmara municipal a quem compete a sua nomeação.
3 – Nos municípios com corpos de bombeiros profissionais ou mistos criados pelas respectivas câmaras municipais, o comandante desse corpo é, por inerência, o comandante operacional municipal.

Competências
Sem prejuízo do disposto na Lei de Bases da Protecção Civil, compete em especial ao comandante operacional municipal:
a) Acompanhar permanentemente as operações de protecção e socorro que ocorram na área do concelho;
b) Promover a elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis;
c) Planear acções conjuntas de intervenção dos corpos de bombeiros e de outros agentes de protecção civil de âmbito municipal;
d) Promover reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de âmbito operacional, com os comandantes dos corpos de bombeiros;
e) Dar parecer sobre o material mais adequado à intervenção operacional no respectivo município;
f) Comparecer no local de sinistro sempre que as circunstâncias o aconselhem;
g) Assumir o comando das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal, bem como quando a dimensão do sinistro requeira o emprego de meios de mais de um corpo de bombeiros.

Anónimo disse...

O sr. Desiderio é aquela maçã bonita por fora para esconder um bichão lá dentro. É o homem dos favores um a um mas não faz politica para todos, estão a ver o golpe? O partido dele só vai cair quando a podridão bater nos olhos das pessoas...

EURICO DE MELO ADVENTISTA

Anónimo disse...

Por este caminho a podridão há muito que se mete pelos olhos dentro, só a cobardia dos eleitores é que fecha os olhos disfarsando não ver. Os corruptos estão de pedra e cal, com a benção da padralhada de todas as religiões
Pedra lascada