quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NÃO SÃO QUAIQUER RUÍNAS HISTÓRICAS DESCOBERTAS, SÃO OS VELHOS ERROS


NÃO, NÃO É UM TERRAMOTO É A BOCA DA RIBEIRA SOBRE A PRAIA



Este é o espectáculo que oferece a velha boca da ribeira das Ferreiras sobre a praia. Com as chuvas intensas dos últimos dias correu forte e, como sempre, espraiou-se a seu belo prazer.

Depois das inundações que afectaram a baixa da cidade e porque a Câmara mandou construir paredes que desviassem o curso das águas da ribeira, entretanto destruídos para esconder a sua responsabilidade perante a população, no âmbito do Programa Polis/Câmara foi decidido construir um emissário que levasse as águas mais longe, projecto que nunca esteve previsto e foi congeminado perante os graves erros cometidos com a dimensão das canalizações instaladas e que todos criticaram como insuficientes.

Com este espectáculo que todos pensávamos já não se repetir com esta dimensão, leva-nos a crer que nas primeiras chuvas ocasionais de Setembro de um ano quaçlquer, podemos voltar a praia com este cenário e as águas contaminadas.

O que é facto é que os mais de 60 milhões de euros gastos com o Programa Polis/Câmara, acabaram por não resolver o essencial dos problemas da baixa da cidade que todos sabem estar em leito de cheia e as inundações serem uma ameaça eternizada.

Tudo porque a Câmara não exerceu a sua autoridade de conhecedora do terreno e embarcou no mesmo barco de deixar fazer obras sem que houvesse qualquer estudo, obrigatório por bom senso e por lei, da bacia hidrográfica do concelho, estudo que, aliás, continua a não existir.

Vamos a ver o que o futuro nos reserva com todos estes erros e mezinhas e quem vai assumir as responsabilidades técnicas e políticas do que vier a acontecer.


FORUM ALBUFEIRA

Sem comentários: