terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GURRRA DE NÚMEROS, OU GUERRA DE INTERESSES (PS/PSD)?


ESSA COISA DO TURISMO SER SÓ ALOJAMENTOS... INTERESSA A QUEM?



Bernardo Trindade e Elidérico Viegas, respectivamente secretário de estado do Turismo e presidente da AEHTA, fizeram declarações contraditórias sobre os resultados da ocupação turística do ano passado.

Disse o presidente da AEHTA, que 2009 foi o pior dos últimos 15 anos, com uma quebra de 12% nas dormidas, contraditando o membro do Governo que foi o quarto melhor do período, com perdas de 6,7%. Um tem os mapas de dados da associação pela frente e o outro recorre aos dados do INE. Então fica a dúvida legítima, quem é que fornece os dados ao INE e quais as razões de tanta disparidade?

Neste diálogo, sobressai a questão de que se estes dados são desesperantes para os hoteleiros, quando comparados com as quebras do comércio e restauração, estes terão mais razões de apreensão, porque os números poderão chegar em média aos 40% de perdas.

Ouvimos publicamente o sr. Elidérico Viegas, em função das quebras do sector, reclamar apoios do Governo na ordem dos 500 milhões de euros, pelo que, com todo o sentido, se levanta a pergunta de quanto seria legítimo reivindicar para os sectores mais afectados do comércio e da restauração.

Nos últimos tempos, deixou-se de ouvir a voz do presidente da AHETA sobre tal reivindicação, sendo estranho que a tenham deixado cair. Quanto às associações dos outros dois sectores, nem se ouve nada. E não será porque esteja tudo bem.

O ano novo já vai a caminho do fecho do mês de Janeiro e o panorama foi bem pior que o seu homologo em 2009. A actividade turística está mergulhada numa crise profunda e não se vêem preocupações especiais por parte de todas as autoridades. O mais certo é a água correr debaixo da ponte e cada um que se amanhe... até ver.


FORUM ALBUFEIRA

1 comentário:

Anónimo disse...

interessa aos especuladores capitaliustas sem valor acrescetado