domingo, 17 de janeiro de 2010

PELA AMOSTRA...



... caminhos minados pelos interesses partidários dominantes...




A paz podre que continua a reinar em Albufeira é um péssimo prenúncio para a sua população.


O PSD, sempre comandado pela dupla Desidério Silva/Carlos Silva e Sousa, tem as mãos livres para gozarem dos orçamentos camarários e prepararem a sucessão de forma tranquila.

Nos anos de governação passados, foi demasiado fácil para o PSD montar a sua teia de interesses, usando o poder e a força financeira do município. Meia dúzia de tostões distribuídos e a sede de protagonismo de uma camada intermédia da sociedade que precisa de aproximação do poder, tornaram o trabalho simples. No fundo, o PSD limitou-se a desmontar a rede PS que chafurdava em volta da capacidade decisiva, para lançar a sua.

O PS, dividido nas invejas e sem orientação, foi presa fácil e padrinho das políticas oportunistas do PSD, que, no fundo, não diferiam em nada das que praticaram no passado.

O PS iniciou a massificação e destruição do centro histórico, o PSD continuou com mais entusiasmo e proveitos.

O PS abriu as portas aos espaços da grande distribuição e concorrência com o quase moribundo comércio da cidade, o PSD incrementou-o até à exaustão.

O PS promoveu um Centro de Saúde de vistas curtas, o PSD manteve-o, falhando a promessa de um Hospital público, privatizando os cuidados continuados e abrindo as portas à profusão dos hospitais particulares que vêm vender saúde muito cara.

O PS esqueceu-se dos estacionamentos, o PSD imitou-o brilhantemente.

O PS promoveu a desproporção da segurança em relação ao espaço público, o PSD nem reconhece os problemas.

O PS construiu apenas um jardim de cimento quase sem utilidade e o PSD respondeu tardiamente com o deserto do parque da alfarrobeira.

O PS esqueceu-se da rede separativa da baixa, o PSD levou oito anos para refazer 500 metros da mesma em duas ruas onde se arrastavam os problemas.

O PS prometeu escolas, infantários e ATLs, não as fez na medida das necessidades, sendo religiosamente imitado pelo PSD.

Ambos montaram o Programa Polis/Governo PS/Câmara e os resultados são conhecidos. Mais de 60 milhões desperdiçados, quando supostamente deveriam ter relançado a imagem da cidade, acabando por provocar o sentido contrário como a quebra de negócios, o aumento da sazonalidade e o descontentamento de quem nos visita.

O PS nunca teve um rumo para um futuro estratégico sustentado e o PSD seguiu as virtudes de aprofundar o mau exemplo.

A um PS no poder correspondeu um PSD impotente, e, no inverso da medalha, ao quero, posso e mando do PSD, assiste-se ao franciscanismo flagelador e militante do PS.

David Martins, o ainda líder do PS local é assessor do ministro da Agricultura e não um opositor credível da dupla Desidério Silva/Carlos Silva e Sousa. A mudança física no PS não mudou as políticas, de modo que a população não tem nada a esperar.

Seiscentos milhões gastos para trás pelo PSD, que bem geridos deveriam ter feito da cidade e do concelho locais de excelência, acabaram por cimentar uma cidade deserta, económica e socialmente frágil, como o evidência a brutalidade da actual crise.

Dispondo o PSD de mais de 400 milhões nos próximos 4 anos e com os maus resultados à vista, levantam-se legítimas dúvidas sobre o futuro. O PS, pelo seu lado, sabe que a sua missão é a de simplesmente assistir.


FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

CAÇA CROMOS disse...

Mudar a temática dos posts era boa ideia. É sempre a mesma treta. Desidério isto, Carlos Sousa aquilo. A GNR cozido, a CMA frito. O David assado, o PSD grelhado. O PS refogado, o Polis estrugido. Pelos títulos dos posts adivinha-se o conteúdo. De tão esgotados os temas, ainda não falhei um, e não sou o adivinho de Astérix.
Porque não utilizam a tal influência que dizem ter e o suposto facto de tudo o que tem olhos vos ler, para contribuírem, de facto, para discutir e melhorar Albufeira e promover uma maior participação do povo na vida da cidade? Atirar pedras é fácil, muito fácil, mas constroem o quê? Só vos leio a destruir. A solucionar, "tá quieto" como diz o povo. Já se deram conta que a mensagem que passam se reduz à critica destrutiva? E pá, promovam o debate de ideias para nomes de ruas, a publicação de fotografias do que está mal, como faz o AlbufeiraSempre, a publicação das cartas e respostas da Câmara como faz o rais parta ó miúdo!, a participação e divulgação do Projecto Limpar Portugal que já conta com 45 pessoas em Albufeira e que se propõe limpar o Concelho em 20 de Março, etc, etc, etc.
Entretanto, estou admirado de ainda não terem publicado um post lamecha sobre o terço ocidental da ilha Hispaniola a apelar à contribuição para uma instituição qualquer.

Anónimo disse...

O caca-cromos parece que trabalha á peça mas porque não puxa da cabeça em vez de só puxar da lingua para escrever aqueles temas que gosta ? vocemecê ia brilhar de certeza.

carlos