quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PELO ENTERRAMENTO IMEDIATO DOS CABOS DE ALTA TENSÃO DOS CALIÇOS!


[A+tensão1.JPG]
esta imagem vale mais que mil palavras...



Prometida a execução do enterramento dos cabos da Estação de Alta Tensão da EDP, na zona dos Caliços, por trás do EMA (antigo Lidl), feita de forma pública na imprensa, no caso o Jornal "Correio da Manhã", acontece que até hoje, os cidadãos desta área ainda desconhecem a calendarização das referidas obras.


Na ocasião, debaixo da pressão da população e dos comerciantes sobre o imcumprimento das promessas de fazer os parques de estacionamentos, o presidente fez publicar uma nota de imprensa onde falava demagogicamente na construção de "mais 1500 lugares", depois de executada a obra de tranferência da Estação e enterrados os cabos que têm efeitos nocivos sobre a saúde e bem estar da população.

Cansados de esperar e sem noticias da Câmara, os cidadãos resolveram organizar-se e denunciar a situação, o que aconteceu num dos prestigiados blogues, o "Algarve Reporter", pela mão de um cidadão/morador de nome P. Santos.

Mais do que solidariedade para com os cidadãos desta parte da cidade, porque a gravidade deste problema assim o exige, esta deve ser uma reivindicação de todo o Concelho e o FORUM ALBUFEIRA, como uma das suas vozes, associa-se na exigência de uma solução urgente.

Está em causa o cumprimento da legislação sobre a presença de alta tensão nas proximidades de habitações e a questão da saúde pública, que não estão a ser respeitadas.

Até ao seu integral cumprimento, ainda que o parque faça parte de uma segunda etapa, o FORUM ALBUFEIRA, não mais abandonará o assunto e coloca-se ao lado da população dos Caliços.


FORUM ALBUFEIRA

12 comentários:

Anónimo disse...

É preciso correr com estes incompetentes que estão a dirigir a câmara, pois em oito anos não fizeram nada de jeito pela cidade, ou pelo concelho. Só festas e foguetes. Uma vergonha. Quem quer que venha a seguir não fará pior. São uns demagogos e uns vaidosos!
É correr com eles!
JMG

Anónimo disse...

Mosse Debe é o homem leve o tempo todo em propaganda e depois em cima das eleições é que mostra serviço, eles na têm emenda e os moradores dos caliços ainda vão gemer mais até ele lhe apetecer a fazer. O presidente fica com o demonio no corpo quando lhe apontam as mentiras.

Anónimo disse...

bom que ele falhou ao não mandar o programa Polis há vida tudo certo mas que fez qualquer coisa por Albufeira a nivel de arruamentos , escolar e por ai fora fez pois nem tudo será de agrado a gregos e troianos mas se cair nas próximas eleições o que eu não acredito pois com o candidato do PS ou o independente não sei se será melhor o do PS ninguém o conhece o outro gere uma loja fresca que venha o diabo e escolha

Anónimo disse...

É verdade que o nosso Presidente prometeu pagar os 600 mil contos da Obra, que depois seria deduzido nas facturas da EDP do Municipio de Albufeira e até agora, nada feito, mas se bem me lembro... quando o projecto foi aprovado, as vivendas construidas e depois habitadas - Ainda há quem lá compre moradias à volta dos 250 mil euros - os Cabos de Alta Tensão já lá não estavam?
Não sei se na altura do Projecto - talvez no reinado do Sr. Xufre, tenha sido logo prometido o enterramento dos cabos, mas suponho que ninguém tenha sido obrigado a ir viver por baixo dos cabos.
Mas o nosso Presidente prometeu e era um bom assunto para ser interpelado numa futura reunião de Camara. Isto não pode ser só prometer.

Anónimo disse...

Devem ser encontradas formas de pressão mais fortes para que a situação se resolva rapidamente. Não é de todo aconselhável em termos de saúde, que tais cabos de tensão permaneçam sem ser enterrados.

Só o que problema é que isso também não está exclusivamente nas mãos da população local ou na Câmara Municipal. Os cidadãos têm de se organizar e como tem acontecido noutras localidades afectadas pelo mesmo tipo de problema levar o caso para todos os meios de comunicação social e obter o apoio de especialistas na questão.


O Forumalbufeira tem de tomar uma posição forte e fazer valer os interesses dos moradores directamente afectados por esta situação e não deixar cair este caso e fazer valer a posição não só dos moradores da zona como de todos os albufeirenses.

Anónimo disse...

Que eu me lembre já lá passavam cabos antes de construírem as casas. Se realmente estão tão preocupados com as radiações podiam ter construído noutro lado.
Isto faz-me lembrar de meia dúzia de parvos que compram apartamentos junto as ruas dos bares e depois reclamam do barulho...

Anónimo disse...

A questão essencial neste assunto, é que aqueles moradores estão no perímetro da cidade e a Lei é clara, dizendo que aquele tipo de equipamentos têm de ser removidos e os cabos de alta tensão no interior das cidades estão proibidos e têm de ser enterrados.
O que se deve perguntar, não é se aquelas pessoas não deviam ter comprado as moradias naquele local mas sim, porque razão se urbanizam pela Câmara aqueles terrenos e a parte da responsabilidade pública não foi cumprida.
Quando o presidente fez a promessa, sabia das responsabilidades da Autarquia na resolução do assunto mas, como muitos outros, esqueceu-se de cumprir porque o problema não é por cima da casa dele ou de algum maioral da cidade. Se fosse, já estava resolvido!
Não me admirava nada que as respostas do Executivo, descarreguem culpas sobre a EDP...
Este Executivo nunca tem culpas... tem esquecimentos...

Anónimo disse...

É cortarem a luz :)

Anónimo disse...

É isso que eu digo, os cabos já lá estavam, era bom saber se na altura em que os terrenos foram urbanizados - salvo erro ainda na gestão do sr. Xufre - se houve promessa aos compradores acerca dos cabos. Quanto á promessa do desidério, essa é inegável.

Anónimo disse...

Por favor, meus amigos, não há "nexechidade":

1º. Os cabos já lá estavam, mas quem é que autorizou as construções por debaixo dos cabos?

2º. Quem é que em campanha prometeu modificar o que estava mal e errado na cidade, e em oito anos, o que é que modificou, alterou ou corrigiu?

3º. Falar é fácil!

O Forum Albufeira se quer ser interveniente e activo na vida do Concelho (como eu gostava que fosse!!!...) já devia ter-se transformado em Movimento Cívico associativo e APARTIDÁRIO (agora é tarde), para poder intervir com autonomia e representatividade junto das autoridades e da população.
Escrever só na net não chega!!!
Não há nem vai haver candidatos independentes em Albufeira às próximas eleições.
Arranjar assinaturas, será fácil, mas uma candidatura custa milhões, e só os Partidos têm essa possibilidade. E basta ver a triste figura que fez o F.Anastácio, só porque ninguém foi com a cara do homem, que poderá ser uma excelente pessoa.
Mas não chegou!
É preciso ter OUTRO currículo, ideias, e não basta parecer sério.
Tem de inspirar confiança.
Onde está? Existem pessoas para isso, eu sei.
Uma talvez o actual candidato do PS consiga fazer o trabalho de casa em condições, e retirar a maioria ao PSD, ficar como vereador para ganhar a câmara em 2013.
Até lá, meus amigos, esgatanhem-se, mas o Didi até já foi corodado Rei em Paderne.
E pelo que consta, a farra vai repetir-se no centro (destruido) de Albufeira.
Quem te viu e quem te vê......

Xico do Páteo

Anónimo disse...

Realmente já é um abuso e uma falta de respeito para com os municipes que confiam nos politicos, independentemente da sua cor partidária, sim porque são todos iguais. Eles não sabem que inclusive, estão ao dispor das radiações, as escolas existentes no local, as habitações, etc. tenham mas é vergnha e cumpram o que prometem e não venham para os jornais dizer isto e aquilo antes das eleições, porque as pessoas não são idiotas e já não vão acreditando naquilo que lhes é prometido. Obrigado ao forum albufeira pela oportunidade que nos dão de opinar, sobre assuntos de interesse de todos os albufeirenses...

Anónimo disse...

REALMENTE DEPOIS DO ÚLTIMO COMENTÁRIO, FUI DAR UMA VOLTA E REALMENTE, VERIFIQUEI QUE EM VALE PEDRAS, JÁ FOI FEITO ALGUMA COISA NESTE SENTIDO. FOI CONSTRUÍDA A NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALE PEDRAS, ESTÃO AGORA A CONSTRUIR UM NOVO EDIFICIO CAMARÁRIO NO MESMO LOCAL, QUE SEGUNDO CONSTA SE DESTINA AOS SERVIÇOS TÉCNICOS DA CÂMARA. ATRAVESSAVA ESTES EDIFICIOS, BEM COMO OS ARMAZÉNS DA CÂMARA E O PRÓPRIO CEMITÉRIO MUNICIPAL UMA LINHA DE ALTA TENSÃO QUE FORNECE ENERGIA A VILAMOURA (ATRAVÉS DE ALBUFEIRA) E VERIFIQUEI IN LOCO QUE A LINHA FOI INTERROMPIDA ANTES DA PRIMEIRA CONSTRUÇÃO, SENDO EXECUTADA EM SUBTERRANEO E VAI TERMINAR NO FIM DO CEMITÉRIO. ORA COMO SE PODE VER OS SERVIÇOS TÉCNICOS FUTUROS, COMO TEM PESSOAL DE ELITE DA CÂMARA (ARQUITETOS E ENGENHEIROS) NÃO PODEM APANHAR COM AS RADIAÇÕES, JÁ NA ESCOLA ISSO SIM TODOS NÓS TEMOS DE ACORDO. OBVIAMENTE OS DEFUNTOS TAMBÉM BENEFICIARAM COM A SITUAÇÃO, DE NÃO FICAREM SUJEITOS A TAL RADIAÇÃO. oS ARMAZÉNS CAMARÁRIOS E TODOS OS QUE POR LÁ LABORAM, TAMBÉM SE VIRAM LIVRES DE TAL ENCOMENDA. AGORA CADÊ OS OUTROS DESGRAÇADOS DA ZONA DA QUINTA DOS CALIÇOS, ESCOLAS PRIMÁRIAS E CRECHES DOS CALIÇOS, SECUNDÁRIA DOS CALIÇOS, TODOS OS HABITANTES EM GERAL DAQUELA ZONA MALDITA, QUANDO SE VÊM LIVRES DESSA PORCARIA DE FIOS. NÃO HÁ DUVIDA QUE SE TÊM DE PROTEGER OS TÉCNICOS CAMARÁRIOS EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE OS MESMOS TÊM CONTRIBUIDO E MUITO PARA A DESTRUIÇÃO DESTA TERRA Á BEIRA MAR PLANTADA, COM A MERDA DE PROJECTOS QUE APROVAM E FAZEM APROVAR. TENHO DITO...