quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

COMO SE PARTE E BARALHA PARA FAZERMOS QUE JOGO?

Ao
FORUM ALBUFEIRA
agradecíamos a publicação da seguinte nota da Direcção
sobre a sessão de esclarecimento que se realiza hoje, pelas 17 horas
no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira



De uma ideia que partiu da ACOSAL, foi discutida e apoiada pelo presidente da ARESTA, para a realização de uma ampla reunião de empresários das micro e pequenas empresas do Concelho, no sentido de serem esclarecidas as possibilidades de recorrermos aos instrumentos legais ao nosso dispor, o MODCOM e o PME INVESTE III, que poderia e deveria passar pelo apoio da Câmara, eis que esta, a partir não do nosso contacto mas sim de um do IAPMEI que estava em lista de espera, aparece públicamente a convocá-la em exclusivo.

A vantagem desta estratégia para a Câmara, é a de fazer passar a mensagem de que está preocupada com os problemas dos empresários, e tem de estar, porque foi ela que criou a maior parte dos estrangulamentos das nossas actividades e a vantagem para as Associações, ao ficarmos de fora, é a de podermos reclamar os apoios imediatos, já avançados públicamente pela ACOSAL e entregue sob a forma de moção ao presidente da Assembleia Municipal.

Os modelos acima citados de pretenso apoio aos empresários, no actual contexto socio-económico, deixam de fora a imensa maioria das empresas, que se têm de apresentar imaculadas perante as instituições do Estado e a Banca.

Daí que, a ACOSAL tenha defendido a sua reformulação de critérios para se poderem aplicar com realismo à situação concreta dos milhares de micro empresas que são o sustento de muitos trabalhadores e famílias. Sem o alargamento dos critérios, a sessão de hoje será só de propaganda, uma vez que os promotores sabem da pouca adesão das empresas aos mesmos... o que na realidade não é falta de adesão, mas sim incapacidade de cumprirem os requesitos.

A ACOSAL, aproveitando a benção do Executivo da Câmara, vai solicitar desta um conjunto de medidas concretas, de carácter imediato, que podem contribuir para o equilibrio financeiro das micro e pequenas empresas do Concelho e passam pela redução ou isenção de taxas e impostos da sua jurisdição.

Hoje temos um cenário difícil, mas depois do Verão as condições serão bem piores à luz dos indicadores económicos que prevêem um ano turístico em queda de visitantes e dinheiro para gastarem.

Como mais vale prevenir do que remediar, aqui fica o aviso!


A Direcção da ACOSAL



Comentário:

Desde a primeira hora e tendo merecido profunda discussão no seu seio, que o Forum apoiou a iniciativa da ACOSAL, bem como defende que para além das medidas dirigidas aos empresários têm de ser tomadas outras, dirigidas às familias e aos desempregados do Concelho, que sabemos serem muitos a reclamar ajudas nas instituições, que não têm os meios necessários para os resolver.

Hoje realiza-se uma Assembleia Municipal, no Pavilhão das Ferreiras, pelas 21.30 horas e o FORUM ALBUFEIRA sabe, que para além da moção da ACOSAL que não tem efeitos práticos nestes órgãos, a CDU vai apresentar uma proposta de medidas de apoio aos sectores e pessoas carenciadas da população.

Vamos aguardar pelas posições que vão ser tomadas neste Órgão Municipal, que é soberano e tem enormes responsabilidades.


FORUM ALBUFEIRA

2 comentários:

Anónimo disse...

A reunião é para dar banhada na gente. Mais conversa para cima do empresário, que vai virar bandido poque não paga ao Estado e mais a não sei quem. Dinheiro faz falta mas estamos precisando mesmo é de clientes. Cadê turismo? Cadê comprador? Se temos comprador, temos dinheiro, daí autoridade tem que se preocupar com em fazer o turismo andar porque aqui se vive só de turismo.

Anónimo disse...

Não tenham ilusões sobre medidas que o dinheiro que a Câmara tem nos cofres é para o folclore do ano eleitoral. O PSD tem fazer tudo para ganhar as autárquicas e ajudar a velhota a não levar asim uma derrota pesada ,política custa dinheiro e primeiro estão os altos interesses do Estado e depois os da populaça.