quinta-feira, 30 de junho de 2011

ONU: mundo caminha para "crise social global" devido à recessão de 2008 e 2009

O mundo enfrenta uma “crise social global” emergente provocada pelo desemprego generalizado, o elevado preço dos alimentos e combustíveis e outros efeitos da recessão económica de 2008-2009, alertou há dias a ONU num relatório divulgado em Genebra.

O mais interessante é que neste documento, a ONU adverte, por outro lado, que as políticas de austeridade adoptadas em vários países, designadamente em Espanha e na Grécia, ameaçam o emprego e põem em risco o relançamento das economias, potenciando um agravamento da referida crise social.

Lembremos aqui, que existem cerca 200 milhões de desempregados, o sistema capitalista com estas políticas reaccionárias, recessivas e anti-progresso não conseguem ajudar esses milhões de trabalhadores desempregados e em obter alimentos devido ao elevado preço destes.

Aliás neste relatório, é referido que a acentuada subida dos preços dos alimentos e dos combustíveis que precedeu a crise financeira mundial fez aumentar o número de pessoas com fome no mundo para mais de mil milhões em 2009, o mais alto de sempre. Situação essa, que tende de certeza a aumentar.

“As medidas de austeridade tomadas por alguns países excessivamente endividados, como a Grécia ou a Espanha, ameaçam o emprego no sector público e a despesa social como tornam a retoma mais incerta e mais frágil”, lê-se no documento, frisando que este problema não diz apenas respeito às economias mais desenvolvidas, uma vez que “muitos países em desenvolvimento, nomeadamente os que beneficiam de programas do FMI, também sofrem pressões para reduzir a despesa pública e adoptar medidas de austeridade”.

Vindo de quem vem, este relatório demonstra a razão que têm os verdadeiros democratas e os povos que lutam sistematicamente contra este sistema sem futuro, sistema de exploração e de opressão. Razão cque ada vez mais é mostrada nas ruas, na revolta cada vez maior contra este estado de coisas.

Sem comentários: