terça-feira, 19 de julho de 2011

Os mesmos políticos, os mesmos erros... e os cidadãos que sofram as consequências...

Feito o registo e dando o espaço de tempo para a carta fosse recepcionada e o efeito surpresa funcionasse, publicamos agora o seu teor dirigido à ARHAlgarve.


Albufeira, 14 de Julho de 2011


Exmo. Sr. Presidente

Da ARHAlgarve


Tomado conhecimento de que o executivo da Câmara Municipal de Albufeira mandou proceder a nova intervenção na baixa da cidade, de colocação de paredes de desvio do curso da ribeira para que as águas sujas não sejam canalizadas para o mar, vimos por este meio colocar a questão se conhecem a intervenção e se a autorizaram, por se tratar da vossa jurisdição.

O histórico desta operação que não é nova, com o levantamento destas paredes no interior do caneiro que atravessa toda a baixa da cidade, deram os frutos conhecidos como as inundações de Setembro de 2008.

Fracassados os investimentos Polis/Câmara que nunca colocaram como central uma intervenção de fundo sobre a não existência de rede separativa no conjunto do anfiteatro da baixa de Albufeira, com a particularidade de as poucas acções se concentrarem nas artérias planas e deixando para trás as zonas mais elevadas, as sucessivas descargas de águas sujas no caneiro da ribeira e a sua projecção para o mar continuaram a acontecer.

Tal situação e como parece também ter falhado o investimento remendo de construção do emissário, cujas tentativas de desentupimento também falharam, será legítimo o executivo tomar a decisão de “defender” a frente de mar com esta acção que tanto sofrimento deu em 2008 e se poderá repetir?

O FORUM ALBUFEIRA levanta a questão e exige que a ARH se pronuncie sobre a mesma.

FORUM ALBUFEIRA


Comentário do FORUM ALBUFEIRA:

Conhecidos os velhos compadrios entre autarquia e ARHAlgarve, o último dos quais sobre as obras embargadas de intervenção no curso da ribeira com o seu encanamento em mais 700 metros, realizada sem projecto (logo fugindo ao controlo das entidades competentes ?! ...) receamos que esta entidade, apesar de alertada, nada faça.

O que estas entidades descuram é a inteligência da população que aprendeu as lições do último Setembro negro das inundações.

O que queremos saber é, em novo caso de catástrofe (chuvas intensas fora de estação), quem assume as responsabilidades!


Sem comentários: