domingo, 4 de abril de 2010

Seis praias algarvias em risco máximo de derrocada
04-04-2010 6:08:00


Há seis praias no Algarve em perigo de derrocada. Saiba quais são.
derrocada-albufeira.jpg
Ver Galeria

Maria Luísa, Santa Eulália, Inatel, Baleeira, Burgau e Vale Olival. No Algarve são seis as praias em risco máximo de derrocada, entre elas a praia de Maria Luísa, em Albufeira, onde em 2009 morreram cinco pessoas vítimas de uma derrocada.

Segundo declarações do geólogo da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Sebastião Teixeira, ao jornal i, em 2010 o Algarve já teve "o dobro ou mesmo o triplo das derrocadas de um ano normal". Ao todo foram 25, mas a monitorização da costa ainda não está finalizada e é provável que o número ainda cresça.

Segundo Delminda Moura, geóloga da Universidade do Algarve, "o problema é gravíssimo porque se criaram sapas (concavidades) na base de muitas arribas que ficaram com frentes em falso e que podem colapsar", afirma em declarações ao periódico. A ARHA já adiantou que vai fazer seis intervenções, entre elas na praia Maria Luísa, as praias de Santa Eulália e do Inatel. Até ao momento, a Administração Hidrográfica de Albufeira já fez 14 intervenções em praias algarvias, desde desmontes (derrocadas controladas) a reforços das estruturas de suporte das praias.

(in Observatório do Algarve)


Sem comentários: